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De Nova York a Paris em 90 minutos: conheça o novo avião supersônico que será lançado pela Nasa

O protótipo, batizado de X-59, promete revolucionar a aviação comercial com sua velocidade e silêncio

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A agência espacial americana Nasa está prestes a apresentar ao mundo o seu novo avião supersônico, capaz de voar de Nova Iorque a Paris em apenas uma hora e meia. O protótipo, batizado de X-59, promete revolucionar a aviação comercial com sua velocidade e silêncio.

O X-59 será revelado no dia 16 de janeiro na sede da empresa Lockheed Martin, na Califórnia, que é a parceira da Nasa no projeto. A aeronave é fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento, iniciados em 2016, para superar os desafios de quebrar a barreira do som sem causar um estrondo sônico que incomode as pessoas no solo.

O estrondo sônico é o ruído gerado pela onda de choque que se forma quando um objeto se move mais rápido que o som. Esse fenômeno foi um dos principais problemas do Concorde, o único avião supersônico comercial que operou entre 1976 e 2003. O Concorde era tão barulhento que só podia voar em velocidade supersônica sobre o oceano, o que limitava suas rotas e sua rentabilidade.

A Nasa afirma que o X-59 resolveu esse problema com um design aerodinâmico que reduz a intensidade do estrondo sônico a um nível quase imperceptível. Além disso, o avião conta com um sistema de visão aprimorada que permite ao piloto ver o horizonte sem uma janela frontal, o que melhora a segurança e a eficiência do voo.

Velocidade incrível

O X-59 deve alcançar uma velocidade de cerca de 1.500 km/h, o equivalente a 1,4 vezes a velocidade do som. Isso é duas vezes mais rápido que o Concorde, que podia voar a até 2.179 km/h, ou 2 vezes a velocidade do som. Com isso, o X-59 poderia reduzir drasticamente o tempo de viagem entre os continentes.

A Nasa já tem cinco rotas potenciais para testar o avião, incluindo uma de Nova York para Londres, que poderia ser feita em menos de duas horas, em vez das sete horas atuais. Outras rotas possíveis são de Los Angeles para Tóquio, de Washington para São Paulo, de Sydney para Singapura e de Dubai para Joanesburgo.

Testes monitorados

Antes de entrar em operação comercial, o X-59 passará por uma série de testes para comprovar sua performance e sua segurança. O primeiro voo inaugural está previsto para os primeiros meses de 2024, após a Nasa resolver alguns problemas técnicos que atrasaram o cronograma.

Os testes serão realizados em áreas habitadas nos Estados Unidos, onde a Nasa vai monitorar a reação das pessoas ao som do avião. A ideia é coletar dados e feedbacks que possam ajudar a definir os padrões e as regulamentações para os futuros voos supersônicos comerciais.

Além de mostrar o novo protótipo, em janeiro, a Nasa também vai revelar a nova pintura do X-59, que tem uma função especial. A pintura ajuda a proteger o avião contra a umidade, a corrosão e inclui marcações de segurança para auxiliar nas operações no solo e durante o voo. Em novembro de 2023, o avião foi transferido para o galpão de pintura da Lockheed Martin Skunk, onde recebeu o acabamento final e passou por uma medição de peso e forma exata para melhorar a modelagem computacional.

O X-59 é um projeto ambicioso que pode abrir as portas para uma nova era da aviação supersônica, mais rápida, mais silenciosa e mais sustentável. A Nasa espera que o avião possa inspirar outras empresas e países a investirem nessa tecnologia, que pode beneficiar milhões de passageiros e reduzir as emissões de carbono na atmosfera. 🛫

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