conecte-se conosco

Especiais

O panorama da Psicologia: Doutor Aguimar fala sobre saúde mental de crianças e adolescentes

Psiquiatra discorre como o assunto tem se tornado mais recorrente em tempos de Covid-19

Em tempos de pandemia, muito se fala sobre o aumento dos casos de ansiedade e depressão em crianças e adolescentes, tanto que o assunto tem sido pauta de estudos nacionais e internacionais.

A gigante Google divulgou no ano passado dados que apontam uma alta de 98% nas buscas sobre ansiedade, depressão e angustia.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Para falar mais sobre o tema O Panorama entrevista o Doutor Aguimar Faria, médico com especialização em saúde mental da infância e adolescência.

“Os pais precisam estar atentos nos sinais de alerta, que pode ser diferente em cada individuo”

Doutor Aguimar ressalta que na fase da infância os sinais mais notórios são: medo excessivo, sintomas físicos (dor de cabeça, no corpo ou estômago) e dificuldades de interação. Já na adolescência, esses sinais são diferentes, como exemplo: queda do desempenho escolar e adolescentes que apresentam ansiedade na hora da performance (como falta de ar).

O doutor ainda destaca a importância do suporte familiar e escolar, e como os pais ou responsáveis podem ajudar seus filhos que apresentam quadro de depressão e ansiedade.

“Primeiramente os pais precisam validar os sofrimentos dos filhos, e não ficar questionado. Estimular as práticas parentais positivas, por exemplo, é muito importante”.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Além de estimular as práticas parentais positivas, como ter mais clareza na hora de passar as regras, evitando ambiguidade, Aguimar ainda afirma a importância de ter um tempo de qualidade com o filho e ter um grau de monitoramento adequado, dando uma autonomia supervisionada ao jovem.

Outra questão muito recorrente é sobre a busca de terapia para crianças, e qual o momento dos pais procurarem ajuda profissional. O especialista pontua que antes de mais nada é preciso vencer estigmas e preconceitos sobre o assunto.

“Os transtornos mentais na adolescência são mais comuns do que a gente imagina. Acredita-se que 10 a 15% do população infanto-juvenil tem algum transtorno mental”.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Especiais

Odontologia para Todos: conheça Celina Leão e seus projetos como deputada federal

Conhecida por seus trabalhos prol das mulheres, a deputada investe em projetos de saúde bucal

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

No quadro Odontologia para Todos desta quinta (13), Ricardo Paulin faz uma entrevista exclusiva com a deputada federal Celina Leão para O Panorama. Celina conta sobre sua trajetória no meio da política e seus futuros projetos na câmara.

Empresária, ex deputada distrital, ex Secretária de Esportes e Lazer do Distrito Federal, Celina é uma figura política conhecida na capital, mas poucos sabem sobre sua origem. Goiana, criada na roça, a deputada diz que sua vida nunca foi fácil, e mesmo depois de ter conquistado três mandatos sua luta ainda persiste.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Gosto de coisas simples. Sou muito sincera, às vezes chego a ser até mal educada”, comenta Celina.

Celina diz que apesar das mulheres estarem conquistado mais espaço na política, o ambiente ainda é muito masculino. Ela também comenta que seus papéis como mulher, filha e mãe ajudaram ter pulso firme para lidar com situações.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Nós mulheres devemos nos apoiar e ter um olhar humanitário, se colocando no lugar da outra”.

Essa força e empoderamento que Celina carrega em seu legado foi influência de sua mãe. A deputada conta que sua mãe lutou muito para que as mulheres tivessem sua vez dentro da política, num cenário dominados por homens. Em sua casa, Celina e a mãe recebiam mulheres vítimas de violência doméstica.

“Minha mãe era uma militante das causas femininas num momento em que as mulheres ainda brigavam para ter cotas partidárias”.

A odontologia também faz parte da vida de Celina. A paixão por essa profissão veio desde cedo por conta do avô, que era uma das grandes referências no segmento. Atualmente, Celina possui vários projetos na câmara e entende a necessidade do trabalho odontológico na resolução de problemas de saúde da população.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Não é possível falar sobre saúde pública sem falar antes sobre saúde bucal”.

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial)

Continue lendo

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: Alessandra fala sobre representatividade no meio digital

Criadora da página ‘Alê Depois dos 40’ fala sobre sua carreira como influenciadora

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Ser um influenciador digital é uma grande responsabilidade, ainda mais com a facilidade da comunicação, proporcionada pelas redes sociais. Através dos conteúdos postados na internet, é possível influenciar de alguma forma os seus seguidores, que podem se identificar com suas postagens, stories ou tuítes.

No quadro O Panorama dos Influenciadores Kelson Miranda conversa com a influenciadora digital Alessandra. Em entrevista realizada no espaço do Alameda Shopping, Alê fala sobre sua carreira depois dos 40 e as dificuldades de conciliar a profissão com o cotidiano.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Tudo começou como uma brincadeira, na verdade eu sou psicológa de formação”.

Antes de seguir carreira como influenciadora digital, Alessandra se formou em Psicologia e exercia serviço público. A ideia de se tornar influencer em parelelo as atividades do dia a dia veio através de suas amigas, que enxergava vocação em Alê, que sempre gostou de falar sobre moda e beleza.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“A maioria das minhas amigas tem mais de 40, hoje estou com 48 anos. A mesma maquiagem que uma menina usa não funcionaria em mim”.

Seguindo a sugestão das amigas, Alessandra decidiu se aventurar nas redes sociais. Hoje, Alê tem um perfil no Instagram com quase 15 mil seguidores. Na sua página ela dá dicas de moda, maquiagem e estética para mulheres que chegaram na casa dos 40 anos.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“O Alê depois dos 40 é uma forma de eu sair desse universo muito corporativo, de trabalho, e mostrar para as mulheres com mais de 40 anos que existe um mercado para elas”.

Alê conta que não é fácil conciliar todos os seus afazeres, já que trabalha 8 horas por dia em seu emprego fixo. Ainda sim, ela disse que sempre encontra um tempo para postar um vídeo ou alguma foto nas suas redes sociais, porque sabe que a representatividade que carrega ajuda muitas mulheres.

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre arte, política, entretenimento e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Especiais

Odontologia para Todos: Doutor Malthus Galvão fala sobre a importância da Odontologia Legal

O cirurgião dentista ainda fala sobre o sistema de educação em tempos de covid-19

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

No quadro Odontologia para Todos desta sexta (07), Ricardo Paulin faz uma entrevista exclusiva com o cirurgião dentista Malthus Galvão para O Panorama. Malthus conta sobre sua trajetória e fala sobre odontologia legal no Brasil.

Matemático, médico, advogado, Especialista em Medicina Legal, Mestre em Odontologia Legal e Doutor em Ciências Médicas. Malthus tem um currículo cheio de diversidade e hoje é um dos grandes nomes da área de odontologia em Brasília.

Foto: Rayra Franco/O PANORAMA

“Talvez a ordem dos cursos seja importante. Eu comecei pela odontologia, foi a minha primeira paixão”.

Malthus lembra que começou a cursar Odontologia bem cedo, aos 16 anos, na Universidade de Brasília (UnB). O cirurgião dentista diz que sua primeira especialidade foi fundamental para a sua história, especialmente quando se trata sobre odontologia legal, onde ele se destaca.

Foto: Rayra Franco/O PANORAMA

“É incrível como a gente consegue reunir todos esses conhecimentos e como eles se complementam”.

O cirurgião dentista diz que sendo médico legista com formação em odontologia legal teve oportunidade de lidar com diversas situações que poderiam ser um desafio para odontologistas. Ele conta que o direito também entra com um papel essencial, dando a oportunidade de saber sobre as repercussões jurídicas.

“Quando a gente fala de odontologia legal, nós falamos de perícias, podendo ser no âmbito criminal ou no âmbito civil, de indenizações”.

Além de professor, Malthus também foi perito médico e odontologista da polícia civil, sendo ex diretor do IML do Distrito Federal, e atuou no enfrentamento da violência contra crianças e mulheres. Ele diz que existem muitas matérias que infelizmente não são optativas nas universidades e que podem influenciar na carreira de um perito.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“O aluno que forma em odontologia pode não ter tido a chance de aprender conteúdos que seriam essenciais em um papel que ele decida assumir”.

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial)

Continue lendo

Popular