conecte-se conosco

Especiais

O Panorama da psicologia: neuropsicóloga destaca a importância de se realizar o check-up cerebral

Francisca Sampaio, diretora-presidente do IMPI: “Nós, muita das vezes esquecemos o nosso órgão mais importante, o cérebro”

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Que o nome “check-up” é comum, disso todos nós sabemos, afinal, fazemos check-up cardíaco, sanguíneo, da próstata, das mamas, eletrocardiograma e vários outros. Mas existe mais um nesta lista do qual poucas pessoas já ouviram falar a respeito: o check-up cerebral.

Conhecido também como exame geral, o check-up vem se tornando um procedimento cada vez mais frequente na rotina das pessoas que desejam manter a boa saúde e longevidade do cérebro.

No entanto, apesar de o cérebro ser o órgão que nos diferencia de qualquer outra espécie, é muito raro olharmos para ele com a devida atenção.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O Panorama desta semana visitou o Instituto de Medicina e Psicologia Integrada (IMPI), referência em saúde mental no Distrito Federal. Conversamos com a Dr. Francisca Sampaio, neuropsicóloga e diretora-presidente do IMPI, para falar sobre a importância de cuidar do bem-estar e saúde do órgão que está no controle de tudo no corpo humano e discutir sobre os avanços que a ciência fez na área neurológica.

“Antes, o cérebro era como uma caixa-preta, não se sabia nada do que ocorria lá dentro. Hoje, graças a Deus e a ciência, não é mais assim”.

No entanto, apesar dos progressos tecnológicos e científicos, dificilmente se ouve falar no check-up cerebral. De acordo com a neuropsicóloga, o cérebro, assim como qualquer outro órgão, necessita de cuidados e atenção, para manter o pleno funcionamento do corpo.

“As pessoas vão a um cardiologista, vão a um ortopedista e agora é necessário que elas tenham o hábito de fazer um check-up cerebral, para saber como está a saúde do cérebro”.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

De acordo com a doutora Francisca, o processo de check-up inclui uma entrevista médica (com detalhamento histórico do paciente e familiares), exame clínico e neurológico por meio de sensores e caso necessário, eventualmente são realizados exames de sangue, dos vasos ou mesmo da estrutura cerebral em si.

Segundo a especialista, o procedimento é importante, pois por meio dele, será possível avaliar áreas ligadas ao emocional, cognitivo e fisiológico da pessoa, de modo a indicar possíveis problemas e direcionar o tratamento mais adequado ao paciente.

“Nós avaliamos o cérebro, e caso o paciente apresente algum déficit, buscamos a melhor solução para tratá-lo e evitar que esse déficit se torne algo crônico”.

Confira o restante do bate-papo com neuropsicóloga e diretora-presidente do IMPI, Francisca Sampaio no nosso canal no  YouTube. Mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo por meio do nosso perfil no Instagram (@OPanoramaOficial).

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: Cris Coimbra conta como é possível influenciar positivamente

Influenciadora digital conseguiu se renovar nas redes sociais

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

No quadro O Panorama dos Influenciadores Ray Milhomem, CEO da InfluBrasília, conversa com a influenciadora digital brasiliense Cris Coimbra. Em entrevista no espaço do Shopping Píer 21, Cris conta um pouco sobre sua carreira, como consegue equilibrar sua vida pessoal e profissional e o contato que tem com seus seguidores.

Mãe de 3 filhos, publicitária, influenciadora digital e educadora parental, Cris escolheu o nicho de mães para criação de conteúdo em suas redes sociais. Entretanto, a influencer confessa que o seu objetivo no instagram era apenas comercial.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Meu Instagram nasceu com um propósito comercial, de vender minhas consultorias, e acabou que isso se tornou algo maior”.

Cris conta que ao passar do tempo começou a receber várias mensagens de suas seguidoras sobre questões como auto cuidado e maternidade, foi então que ela redirecionou os seus conteúdos, usando seu conhecimento para ajudar principalmente as mulheres.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“A sociedade nos anula como mulheres. Ela exige demais da gente e acabamos por nos esquecer quem realmente somos”.

As redes sociais fazem parte do cotidiano da Cris, e o engajamento já tomou conta de casa. Ela conta que tem 3 “blogueirinhos”; Davi, Daniel e Zoe. A publicitária também comentou como os seus filhos lidam com essa visibilidade, já que Cris tem mais de 40 mil seguidores apenas no Instagram.

“As pessoas acompanharam a Zoe desde o parto, então elas realmente são próximas à ela. E a Zoe gosta de foto, ela até mesmo faz vídeos para os seguidores”.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre arte, política, entretenimento e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Especiais

Odontologia Para Todos: Conheça Ray Santos, influenciadora que inspira várias mulheres

Além de influencer, Ray também segue carreira dentro da odontologia

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Foi o tempo em que o influenciador digital só criava conteúdos sobre moda e entretenimento, atualmente há vários segmentos para o marketing de influência. Por este motivo, o Doutor Ricardo Paulin entrevista a influenciadora Ray Santos, que tem grande engajamento digital na área da odontologia.

Ray Santos é apresentadora do canal Sempre Mais, e compartilha em suas redes sociais conteúdo inspirador, trazendo informação para seus seguidores. Ray também é comprometida com projetos sociais, como por exemplo o projeto Mais Saúde.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Eu comecei fazendo eventos pequenos dentro de orfanatos da minha cidade, Planaltina de Goiás”.

Sua dedicação com as pequenas causas trouxeram projetos maiores para sua carreira, desenvolvendo ações junto a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), dando suporte aos jovens, adultos e idosos com deficiências intelectuais.

“Quando aconteceu a pandemia, não consegui mais fazer eventos presenciais. Eventos que ajudavam mulheres que estão tratando câncer, obesidade e depressão”.

A pandemia do Covid-19 fez com que Ray buscasse novas formas para levar o seu trabalho as pessoas, e daí veio a ideia de criar conteúdos e fazer lives nas redes sociais. A fundadora do canal Sempre Mais conseguiu através de lives arrecadar mais de 10 toneladas de alimentos para doação.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“As lives musicais estavam em alta, então tivemos a ideia de fazer lives beneficentes. Fazíamos essas lives e arrecadávamos alimentos para famílias carentes”.

Apesar de participar de vários projetos e estar sempre administrando seu tempo para conseguir criar conteúdos relevantes para seus seguidores, Ray conta que pretende tornar a odontologia sua atividade principal.

“Através da odontologia eu vou poder continuar ajudando as pessoas, levando a restauração de um sorriso de volta”.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre saúde, política, entretenimento e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: conheça a história de Kelson Miranda

Influenciador digital fala sobre sua luta contra o câncer

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Ser um influenciador digital é uma grande responsabilidade, ainda mais com a facilidade da comunicação, proporcionada pelas redes sociais. Através dos conteúdos postados na internet, é possível influenciar de alguma forma os seus seguidores, que podem se identificar com suas postagens, stories ou tuítes.

No quadro O Panorama dos Influenciadores Ray Milhomem, CEO da InfluBrasília, conversa com o influenciador digital brasiliense Kelson Miranda. Em entrevista no espaço do Alameda Shopping, Kelson fala sobre sua carreira, dificuldades e os conteúdos compartilhados nas redes sociais.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Diagnosticado com LCM (Leucemia Mieloide Crônica) aos 14 anos de idade, Kelson tem usado suas redes sociais para contar sobre sua luta contra a doença. O influenciador digital disse que descobriu o câncer após realizar exames de rotina para praticar natação.

“Foi um susto para a minha família. Eu não entendia sobre o câncer na época, então o impacto para mim foi menor”.

Kelson também disse que nos últimos 3 anos os medicamentos não tem surtido o efeito necessário, e a doença começou a evoluir. Foi então que o criador de conteúdos digitais precisou fazer um transplante de médula óssea. Kelson teve como doadora sua irmã mais nova, que é 100% compatível.

“Cheguei a ficar 60 dias internado, fazendo tratamentos e quimioterapia. Após esse período eu consegui fazer o transplante, e foi aí que tudo começou”.

Kelson começou a contar sua trajetória e luta diária contra o câncer na internet. Hoje o influencer conta com mais de 68 mil seguidores no Instagram, e relembra como as redes sociais lhe serviram de apoio e como conseguiu se conectar com pessoas que estavam passando pela mesma situação.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Eu percebi que não estava apenas contando minha história, mas também estava servindo como exemplo de superação para outras pessoas”.

O influenciar digital é mais conhecido por criar conteúdos em volta a saúde, com intuito de conscientizar seus seguidores e incentivar campanhas, mas também adora compartilhar sobre moda, beleza e tendências.

“Sempre gostei de andar estiloso e seguir as tendências”.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre arte, política, entretenimento e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Popular