conecte-se conosco

Especiais

O Panorama da Saúde Mental: neuroterapeuta Sarah Sammy utiliza de tecnologias para diagnósticos e tratamentos

A especialista utiliza de recursos tecnológicos aliados à terapia para análise de comportamentos

O debate acerca da saúde mental se tornou cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Questões mal resolvidas, principalmente na infância, podem ser cristalizadas, de forma inconsciente, na personalidade do indivíduo, moldando seus comportamentos na vida adulta.

Por isso, a prevenção e acompanhamento podem auxiliar para que as pessoas adquiram auto-conhecimento para aplicar em todas as áreas de existência. Além disso, os avanços tecnológicos têm fornecido aos profissionais da área de psicologia possibilidades de detectar, de maneira precoce, traços psicológicos e fisiológicos que permitem prevenir e tratar cada paciente dentro de suas especificidades.

Para explicar os benefícios da utilização das tecnologias nos diagnósticos, a Dra Francisca Leão, diretora presidente do IMPI, entrevistou para O Panorama a neuroterapeuta Sarah Sammy, especialista em neuropsicologia e neurotecnologia, coordenadora do Espaço IMPI e do IMPI Hi-Tech.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

A neuroterapeuta explica que o centro tecnológico do IMPI conta com equipe especializada para realizar a avaliação, pois é utilizada tecnologia de ponta para indicar assim o melhor tratamento de forma individualizada. Para ela, o diagnóstico é a parte mais importante, pois vai guiar todo o percurso do paciente ao longo do tratamento. A observação prévia fornece dados iniciais para a identificação das dificuldades e das potencialidades de cada indivíduo.


“Dentro dessas avaliações, usamos várias estratégias tecnológicas para fazer um perfil psicológico do paciente com características emocionais e cognitivas, tudo com estratégias tecnológicas de última geração.


Os profissionais utilizam de marcadores iniciais o que o paciente fez antes do tratamento e, mais tarde, fazem o comparativo com o outro marcador de como a pessoa se desenvolveu nesse processo. Por essa razão, a Sarah destaca a importância de que crianças, adolescentes e adultos façam o check up para descobrir suas dificuldades e necessidades, para assim ter uma capacidade de se desenvolver melhor.

Entre os exames que podem ser feitos, a avaliação cerebral é uma das que considera mais importantes, pois permite que os profissionais possam avaliar o paciente de forma mais detalhada e completa. A neuroterapeuta ressalta que o exame é positivo para avaliar os aspectos fisiológicos, os de comportamento e de emoção.

“Cada check up desses, o objetivo maior é identificar como está a fisiologia do paciente. Como está a estrutura cerebral, como ele está se desenvolvendo e como que a parte cognitiva, mental está trabalhando. Dependendo do funcionamento cerebral do indivíduo, ele vai ter um comportamento específico.”

Por sua completude, a neuropsicoterapia é uma área que está em ascensão. Nesta técnica, o paciente já chega no consultório monitorado, no qual o profissional mede, por meio de aparelhos, a alteração fisiológica da pessoa enquanto faz a consulta. O recurso fornece dados importantes que permitem a compreensão de pontos que apresentaram alteração, em determinados momentos de sua fala, para serem trabalhados.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

A partir dessas apreensões, a pessoa aprende estratégias que podem ser utilizadas no dia-a-dia, seja no trabalho ou com a família, nas áreas em que possui mais dificuldade, desenvolvendo uma auto-gerência emocional. Assim, o neuroterapeuta consegue também treinar o paciente para que saiba como reagir em casos relacionados com os que foram observadas reações.

“A terapia monitorada e a neuropsicoterapia vem para ensinar para o paciente, pois a alteração fisiológica acontece em momentos em que o paciente fica desconfortável na sessão.”

A doutora Francisca Leão ainda questionou sobre a importância da atenção que os pais devem ter com seus filhos, com foco na prevenção. Em resposta, a psicoterapeuta destacou a importância da avaliação ainda na infância. Segundo Sarah, em muitos lugares, as crianças começam a fazer um tratamento, mas não com o olhar especializado de um psicólogo que faz psicodiagnóstico que engloba questões emocionais, comportamentais e cognitivas.

Por essa razão, Sarah Sammy afirma que seu trabalho foca, principalmente, na prevenção e no rastreio das crianças, pois, para ela, a ação é de extrema importância para que possam ser adultos totalmente independentes e preparados para o mundo.

“Saúde mental, ninguém nasce com ela. Saúde mental é conquistada, é trabalhada. A gente tem que buscar a saúde mental. Através dessas avaliações, a gente vai ver onde estão as dificuldades.”

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Luísa Ágnes

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: repórter mirim, João Victor, conta projeção profissional

Ainda estudante do Ensino Médio, o influenciador, de 15 anos, já almeja futuro profissional

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O shopping Píer 21, em parceria com O Panorama, recebeu Kelson Miranda e o influenciador digital João Victor para um bate-papo sobre projeção profissional e trabalho na internet.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Admirador dos profissionais de jornalismo, João Victor, de 15 anos, desde cedo cultiva um carinho especial pela área da comunicação. A desenvoltura para a apuração de notícias, o fez ficar conhecido como “repórter mirim”.

Além do título, João Victor também é influenciador digital. Com quase 10 mil seguidores no instagram, compartilha dicas de marketing digital na rede social.

Sobre o carinho recebido pelos seguidores, João confessou não estar acostumado.

“É algo surreal. Tem pessoas que eu não conheço e, mesmo assim, comentam e interagem com as publicações”, disse.

Apesar dos comentários positivos e de incentivo, João Victor também lida com desafios na carreira digital.

“Ser influenciador não é apenas pegar o celular e gravar, tem que pensar em estratégias e conteúdos”.

“A minha maior dificuldade hoje é agradar a todos. Eu sou muito perfeccionista. Antes, eu recebia uma crítica e chorava”.

Na entrevista, João Victor também falou sobre suporte familiar e os próximos passos da carreira. Confira o bate-papo completo no canal de Youtube do O Panorama, clicando aqui.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Natália Ferreira

Continue lendo

Especiais

Odontologia para Todos: dentista defende o atendimento público e igualitário

Cirurgião-dentista no Hospital Universitário de Brasília, Julio Cesar é defensor do atendimento público e especializado para todos

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O quadro “Odontologia para Todos”, recebeu o dentista Júlio Cesar Franco Almeida para uma entrevista com Ricardo Paulin. Mestre em dentística, Júlio César Franco Almeida também é doutor em materiais dentários, cirurgião-dentista do Hospital Universitário de Brasília e coronal-dentista da Polícia Militar do Distrito Federal.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Na entrevista, o cirurgião-dentista reconheceu a importância do quadro feito pelo O Panorama. Para ele, a divulgação da conversa é interessante para que o assunto chegue às autoridades políticas e, efetivamente, haja uma odontologia para todos.

Nascido em Minas Gerais, município de Campina Verde, mudou-se para Brasília em 1993. Na capital, enxergou um mercado promissor. Em 1994, assumiu cargo na Polícia Militar, onde constituiu carreira por 20 anos.

Quando questionado se há a necessidade de existir serviços de saúde para cada setor militar, onde são atendidos os servidores da segurança pública e familiares, Júlio César afirma que talvez não seja o caminho correto, pois o ideal é uma odontologia para todos, sem nenhuma distinção.

No entanto, defendeu os pontos positivos do trabalho militar executado.

“As corporações militares terem o seu próprio serviço é também uma maneira de desafogar o Sistema Único de Saúde e dar oportunidade para o maior número de pessoas”.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

“Ter um sistema próprio de saúde é um benefício, não um privilégio”.

Na entrevista, o cirurgião-dentista falou sobre o projeto de extensão Trauma Dental Prevenção e Tratamento, desenvolvido na Universidade de Brasília, com o objetivo de oferecer à população um centro de tratamento para pessoas que sofreram trauma dental.

Segundo ele, a iniciativa dos professores do departamento de odontologia da UnB, visa um serviço multidisciplinar, visto que há a necessidade do tratamento dos traumas e também das sequelas.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Para conhecer mais sobre o projeto e a atuação de Júlio Almeida em Brasília, confira a entrevista completa no canal de Youtube do O Panorama, clicando aqui.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Natália Ferreira

Continue lendo

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: conheça a história da rainha da feira Karla Lorena

Em entrevista ao O Panorama, no Alameda Shopping, Karla Lorena contou a trajetória da carreira digital

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

O Alameda Shopping recebeu o entrevistador Kelson Miranda e a influenciadora digital Karla Lorena para um bate papo sobre moda e redes sociais.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Com mais de 70 mil seguidores no instagram, o pontapé inicial de Karla no universo digital se deu por um processo de emagrecimento. Após um período de reeducação alimentar, a influenciadora não possuía mais o mesmo peso e teve que ajustar o guarda-roupa às novas medidas.

O local escolhido para a repaginação foi a Feira dos Goianos, localizada em Taguatinga. A partir daí, Karla ganhou visibilidade pelas novas roupas e passou a compartilhar no instagram as idas à feira.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Segundo o feedback recebido pelos seguidores, Karla afirma que a Feira dos Goianos, hoje, possui consumidores de todas as classes sociais.

“Eu comecei a filmar o meu dia a dia e entendi qual caminho seguir. Porque, até então, eu não sabia qual nicho eu pertencia”.

Além do início da carreira digital, na entrevista, a influenciadora também conta os resultados do trabalho diário. Hoje, Karla faz publicidade para marcas como, Giraffas, Tesoura de Ouro e Magazine da Economia.

Karla destacou a dedicação e carinho desempenhado para levar um conteúdo de qualidade para os seguidores.

“Eu gosto de influenciar coisas boas. Você nunca vai me ver falando mal de alguém, jogando alguma maldade. Se for para influenciar, que seja para o bem. O que a gente joga para o mundo, ele te devolve”, destacou.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Ao longo do bate papo, apesar de compartilhar o lado negativo da profissão, as críticas que recebe e falta de incentivo de alguns, a influenciadora fez questão de impulsionar o sonho de quem a acompanha. “Tem gente que fala: ‘isso não é trabalho. Você não vai viver. Vai fazer outra coisa, uma faculdade’”.

“Se você tem o sonho de ser um influenciador digital, não desista. É um trabalho como outro qualquer. Ganha dinheiro, sim. Vive, sim”, disse.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

Karla ainda deu dicas para os iniciantes na profissão. Para conferir, assista a entrevista completa no canal de Youtube do O Panorama, clicando aqui.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Natália Ferreira

Continue lendo

Popular