Distrito Federal

O Panorama da saúde mental: presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF fala sobre vacinação para a categoria, atribuições do Conselho e planos futuro

O Panorama da saúde mental: presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF fala sobre vacinação para a categoria, atribuições do Conselho e planos futuro

Publicado

on

Foto: Dimitri

O Panorama da saúde mental recebeu o Dr. Marco Antônio, presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, no jardim do Instituto de Medicina e Psicologia Integradas (IMPI), para um bate-papo, sobre as atribuições do Conselho e a diferença entre ser um associado e um escrito[DR1] , questão que ainda levanta dúvida em alguns profissionais da área, entre outras pautas.  

“O CRO-DF é uma autarquia, uma extensão do Estado que possui uma função pública que é a defesa da sociedade, enquanto se realiza a fiscalização dos profissionais habilitados para o exercício da profissão”

comentou o presidente do CRO-DF.

Dr. Marco Antônio falou ainda sobre todo o processo para colocar os cirurgiões-dentistas e profissionais de saúde bucal na lista de prioridades para a vacinação contra a Covid-19.

“Os cirurgiões-dentistas, assim como os demais profissionais de saúde e toda equipe de saúde bucal, estavam nesta lista de prioridades para vacinação, mas, naquele primeiro momento, o número de vacinas produzidas e importadas era muito pequeno”

iniciou o Dr. Marco Antônio.

O presidente do Conselho disse que a preocupação do CRO-DF, naquele momento, era  a extensão da pandemia e um dos fatos mais abordados era a proximidade do cirurgião-dentista com o paciente durante o atendimento. Até então a diferença básica era que outros profissionais da saúde, como médicos, psicólogos e nutricionistas conseguiam realizar o atendimento com ambos utilizando máscara, mas, para atendimento odontológico, isso não é possível.

Marco Antônio observou que esta era uma preocupação constante, não apenas do Conselho, mas também de todos os profissionais da área.

“O Conselho ‘correu atrás’, naquele primeiro momento sem muito retorno positivo, mas até então entendíamos a situação. Entre as ações organizadas pelo Conselho, houve uma carreata e, depois desse evento, começaram-se os agendamentos e correu tudo bem posteriormente”

contou o doutor.

Quando perguntado sobre planos futuros, a partir de sua reeleição como presidente do Conselho, o Dr. Marco Antônio pontuou alguns aspectos a serem alterados no CRO-DF.

Foto: Dimitri

“O que o Conselho busca, de maneira fundamental, é a valorização da odontologia em todo seu aspecto, é o exercício ético da profissão por todos os profissionais da saúde bucal, mas o principal é a aproximação com esses profissionais. Que eles vejam o Conselho como parceiro e orientador das atividades profissionais”

concluiu o Dr. Marco Antônio.

De acordo com o Doutor, o Conselho está preocupado com a qualidade de vida de seus profissionais e afirma que a parceria com o Instituto IMPI incorpora parte das ações que visam trazer bons resultados relacionados a este tópico.

Antes de finalizar a entrevista, o Dr. Marco Antônio reforçou o convite para a participação na Semana de Saúde Bucal, um evento que já é considerado histórico e acontece em Brasília, durante os dias 25 a 30 de outubro.  

Para entender mais sobre o trabalho do CRO-DF, confira a entrevista completa com Marco Antônio no canal de Youtube de O Panorama.

IMPI–Instituto de Medicina e Psicologia Integradas

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).


Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile