Relatório da WMO
alerta para a “catástrofe mundial” com o aumento do nível do Oceano Pacífico, ameaçando as nações insulares. Guterres emite SOS global para salvar os mares
As nações insulares do Pacífico enfrentam um “grave perigo” de desaparecimento, alertou António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas (ONU
), durante o Fórum das Ilhas do Pacífico em Tonga. A declaração foi motivada pelo novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (WMO), que destaca o aumento alarmante das temperaturas da superfície do mar no sudoeste do Pacífico e a elevação do nível do mar em uma taxa sem precedentes.
Relatório Preocupante
De acordo com o relatório “State of the Climate in the South-West Pacific 2023”, as temperaturas da superfície do mar na região aumentaram três vezes mais rápido do que a média global desde 1980. Além disso, as ondas de calor marinhas quase dobraram em frequência, tornando-se mais intensas e duradouras. Esses fatores estão contribuindo para a elevação do nível do mar, que já subiu cerca de 10-15 cm em grande parte do Pacífico tropical ocidental, quase o dobro da taxa global desde 1993.
“O oceano está transbordando devido ao aumento dos gases de efeito estufa, que estão cozinhando nosso planeta”, enfatizou Guterres. Ele destacou que, se as políticas atuais não forem alteradas, o mundo pode esperar um aumento adicional de pelo menos 15 cm no nível do mar até meados do século, colocando em risco as infraestruturas e economias costeiras.
Impactos Devastadores
O relatório aponta que, em 2023, foram registrados 34 eventos de risco hidrometeorológico na região do Pacífico, a maioria relacionada a tempestades e inundações, resultando em mais de 200 mortes e afetando 25 milhões de pessoas. Guterres chamou a atenção para o fato de que 90% da população das ilhas do Pacífico vive a menos de 5 km da costa, tornando-os extremamente vulneráveis aos impactos da elevação do nível do mar.
Ação Urgente Necessária
O secretário-geral da ONU instou a comunidade internacional a agir rapidamente para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “Estou em Tonga para emitir um SOS global – Salvem Nossos Mares – sobre o aumento do nível do mar”, disse Guterres. “Esta é uma crise criada pela humanidade, e se não agirmos agora, o impacto será catastrófico e irreversível.”
O relatório também destacou que a elevação do nível do mar continuará ao longo do século XXI e além, devido à absorção contínua de calor pelo oceano e à perda de massa das camadas de gelo, o que poderá devastar as cidades e economias costeiras em uma escala inimaginável.