conecte-se conosco

Especiais

Odontologia para todos: Conheça Bruno Gribel e sua trajetória na Compass 3D.

O Panorama conversou com Bruno Gribel, proprietário da Compass 3D.

No quadro, Odontologia para Todos desta semana, O Panorama teve a oportunidade de conversar com Bruno Bribel, cirurgião-dentista, Mestrado em Ortodontia na PUC-MG e é doutorando em Radiologia na FOP UNICAMP.

Pioneiro no diagnóstico e planejamento em 3D no mundo, Bruno Gribel ocupa posição de destaque no cenário internacional, ministrando cursos e palestras na Alemanha, Itália, França, Espanha, México e Estados Unidos.

”A Ortodontia é uma das minhas paixões”.

Confira:

Na entrevista dada ao Dr. Ricardo Paulin, o cirurgião-dentista conta como construiu uma Odontologia melhor através de diagnósticos precisos e de excelência

Pioneiro no diagnóstico e planejamento em 3D no mundo.

Hoje, a Compass possui mais de 15 soluções desenvolvidas com tecnologia exclusiva para as especialidades de Ortodontia, Implantodontia, Cirurgia de face e Próteses.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA.

Bruno Gribel herdou do pai a paixão pela Odontologia digital e pela tecnologia. Pouco depois de se formar pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), foi convidado a fazer o curso de pós-graduação em Ortodontia na Universidade de Michigan (2006/2007), considerada a mais importante do mundo nesta área.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA.

Fez também o Mestrado em Ortodontia na PUC-MG e é doutorando em Radiologia na FOP. UNICAMP. 

Confira o restante do bate-papo com o cirurgião-dentista, Maurício Barriviera no nosso canal no  YouTube. Mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo por meio do nosso perfil no Instagram (@OPanoramaOficial).

Especiais

Odontologia para Todos: Cirurgião Gilberto Alfredo discute sobre saúde bucal no Brasil

Especialista em saúde pública é um dos grandes nomes por trás do projeto Brasil Sorridente

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

No quadro Odontologia para Todos desta quinta (22), Ricardo Paulin faz uma entrevista exclusiva com o cirurgião dentista Gilberto Alfredo para O Panorama. Gilberto conta sobre sua trajetória e fala sobre a importância da odontologia para a saúde.

Especialista em saúde pública, mestre em epidemiologia do envelhecimento pela UNESP, doutor em ciências da saúde pela UNB e professor da universidade, Gilberto já está em Brasília faz 18 anos. O cirurgião foi um dos responsáveis pelo projeto Brasil Sorridente.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Me sinto um profissional realizado. Eu vim a Brasília com a tarefa de implantar uma política nacional de saúde bucal”.

Com o apoio do Ministério Público, Gilberto implantou o projeto que traz inúmeros benefícios para a população, de modo que fosse acessível para todos. Além dos benefícios, o programa também foi responsável por fazer levantamentos com o intuito de mostrar a importância da saúde bucal no sistema público.

“A partir dos 65 anos de idade, a cada 4 idosos no Brasil, 3 já não tinham mais nenhum dente na boca”.

Gilberto comenta que as pessoas naturalizaram essa situação, o que é extremamente errado. Ele frisa que é preciso ter a consciência de que se as pessoas depois que nascem tem dentes, elas precisam morrer com dentes.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“O serviço público praticamente não tinha serviços de tratamento especializado”.

O cirurgião fala que uma das maiores conquistas do projeto Brasil Sorridente foi fazer com que a comunidade mais carente tivesse acesso a tratamentos que era considerado um luxo, e que atualmente as pessoas estão mais conscientes de que cuidar da boca é extremamente necessário.

“É necessário formar gestores, formar sanitaristas; É complexo, mas não é impossível”.

Ainda no bate papo, Gilberto disse que apesar das melhorias ao longo dos anos, o investimento na saúde pública não pode parar, e que as pessoas precisam continuar sendo conscientizadas através de projetos e programas desenvolvidos pelo sistema público. Ele pontua que só é possível fazer isso com uma boa gestão.

“Infelizmente temos governantes não tão sensíveis as necessidades”.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Especiais

O panorama da Psicologia: Doutor Lafaiete fala sobre a importância da terapia de casal e familiar

Especialista fala sobre possíveis dificuldades que os casais possam enfrentar durante fase de isolamento

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

No quadro O Panorama da Psicologia desta semana, a Doutora Sarah Sammy conversa com o terapeuta de casal e família Lafaiete Coutinho sobre as dificuldades que os casais estão enfrentando durante tempos de COVID-19, e quais os benefícios de buscar terapia.

Especialista em terapia sistémica, que trabalha tanto com terapia de casal quanto terapia familiar, Lafaiete Coutinho destaca qual é o melhor momento para se buscar a terapia.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“O ponto que precisa de atenção, é quando aparece os conflitos e eles não são solucionados”.

Lafaiete ainda destaca a importância do diálogo nos relacionamentos, seja entre o casal ou seus familiares. Se os mesmos conflitos reaparecem, é interessante providenciar um instituto, lugar e profissional de confiança para que possa ser feito o trabalho da psicoterapia.

“É importante na terapia de casal que ambos estejam presentes.”

Doutor Lafaiete pontua que quando dois casais decidem estar juntos, há um acordo, como se fosse feito um contrato. A ideia da terapia de casal é evidenciar a responsabilidade conjunta, e um dos benefícios da terapia é influenciar uma conversa mais pontual entre os parceiros, para que ambos cresçam juntos.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Estamos passando por um período atípico, mas nós profissionais da saúde ainda estamos trabalhando”.

A partir de suas consultas, Lafaite diz que percebeu um crescimento de pacientes ansiosos, e um maior indicie de depressão, resultados de um cenário de pandemia. Apesar das dificuldades causadas pela COVID-19, o Doutor ressalta a importância de se buscar ajuda, e que as pessoas continuem evitando sair de suas casas por motivos fúteis.

“Quem já faz acompanhamento, consegue ter mais resiliência”.

Lafaiete diz que as pessoas que já fazem um certo acompanhamento possuem inteligência emocional para lidar com as adversidades que surgiram por conta do isolamento, e ainda conseguem ajudar tanto o companheiro quanto os seus familiares.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Especiais

O Panorama dos Influenciadores: Cris Coimbra conta como é possível influenciar positivamente

Influenciadora digital conseguiu se renovar nas redes sociais

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

No quadro O Panorama dos Influenciadores Ray Milhomem, CEO da InfluBrasília, conversa com a influenciadora digital brasiliense Cris Coimbra. Em entrevista no espaço do Shopping Píer 21, Cris conta um pouco sobre sua carreira, como consegue equilibrar sua vida pessoal e profissional e o contato que tem com seus seguidores.

Mãe de 3 filhos, publicitária, influenciadora digital e educadora parental, Cris escolheu o nicho de mães para criação de conteúdo em suas redes sociais. Entretanto, a influencer confessa que o seu objetivo no instagram era apenas comercial.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“Meu Instagram nasceu com um propósito comercial, de vender minhas consultorias, e acabou que isso se tornou algo maior”.

Cris conta que ao passar do tempo começou a receber várias mensagens de suas seguidoras sobre questões como auto cuidado e maternidade, foi então que ela redirecionou os seus conteúdos, usando seu conhecimento para ajudar principalmente as mulheres.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

“A sociedade nos anula como mulheres. Ela exige demais da gente e acabamos por nos esquecer quem realmente somos”.

As redes sociais fazem parte do cotidiano da Cris, e o engajamento já tomou conta de casa. Ela conta que tem 3 “blogueirinhos”; Davi, Daniel e Zoe. A publicitária também comentou como os seus filhos lidam com essa visibilidade, já que Cris tem mais de 40 mil seguidores apenas no Instagram.

“As pessoas acompanharam a Zoe desde o parto, então elas realmente são próximas à ela. E a Zoe gosta de foto, ela até mesmo faz vídeos para os seguidores”.

Foto: Rayra Paiva/O PANORAMA

Assista a entrevista completa no nosso canal no YouTube. Continue atualizado sobre arte, política, entretenimento e outros assuntos no nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Popular