Natural de Araújos, município de Minas Gerais, Izalci ingressou no ramo da política em 1998, quando se candidatou a deputado distrital pelo PSDB e assumiu a primeira suplência. A partir daí, as conquistas na vida política não pararam mais.
Nas eleições seguintes, o mineiro conquistou uma vaga na Câmara Legislativa, eleito pelo Partido da Frente Liberal (PFL), mas pediu licença do cargo para tornar-se titular na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.
Em 2006, Izalci ficou na primeira suplência do cargo de deputado federal e, em 2007, voltou a assumir a Secretaria de Ciência e Tecnologia. Em 2010 e 2014, elegeu-se como deputado federal.
Aos 62 anos de idade, em 2018, Izalci conquistou uma cadeira no Senado Federal, eleito no primeiro turno com 403.735 votos.
Em entrevista exclusiva dada ao quadro do O Panorama, Odontologia para Todos, apresentado pelo cirurgião dentista Ricardo Paulin, o mineiro revela detalhes de sua vida pessoal e trajetória no cenário político brasileiro.
“Cheguei aqui em Brasília com 13 anos de idade em 1970. A minha família veio em um caminhão, meus pais e mais sete filhos”.
Em dado momento da entrevista, o senador revela que teve uma infância dura e que desde pequeno sempre trabalhou bastante para conseguir ajudar os familiares. Ao chegar em Brasília, conta que logo os pais conseguiram um emprego e que não demorou muito para que começasse a trabalhar também.
“Meu pai começou a trabalhar como vigia na casa do chá na Esplanada e minha arrumou um emprego de merendeira na escola pública do Guará. E logo, logo também comecei a trabalhar, em uma banca de revista. De manhãzinha eu estava lá na 503 vendendo jornal”.
Confira o restante da entrevista em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo seguindo nosso Instagram (@OPanoramaOficial).