O quadro “Odontologia para Todos” recebeu o médico e coronel do exército Sérgio Goya para uma entrevista com Ricardo Paulin. Natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, filho de imigrantes japoneses agricultores, Sérgio Goya se formou em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Após a conclusão do curso, foi convocado para o serviço militar temporário, serviu ao exército por dois anos e se ausentou para fazer residência em cirurgia geral. Após a especialização, o Dr. optou por seguir carreira militar e retornou ao exército, somando hoje cerca de 30 anos de profissão, sendo coronel médico diretor do Hospital Militar de Área de Brasília.
Outra especialização que o Dr. Sérgio fez, foi uma residência em medicina intensiva, o que foi muito importante para o enfrentamento da pandemia. Em relação à atuação do hospital, o Dr. explica que por ser uma doença desconhecida, no início teve medo e incertezas, com diversas alterações nos protocolos de atendimento e segurança para uma elaboração de um plano de contenção em relação a Covid-19.
Tendo atuado como temporário por dois anos, o Dr. reconhece a importância da convocação para servir. “Ter sido um militar temporário pra mim foi importante para tomar a decisão de ter aquela carreira, os princípios e valores que o instituição cultua, que ia ao encontro com o que eu esperava”, conta Dr. Sérgio sobre como foi a experiência de ter sido um militar temporário no início da carreira.
Entre outras questões, o Dr. explicou sobre de que forma o profissional temporário contribui para a instituição, em especial, o profissional da saúde, que chega formado e habilitado para o exercício da profissão e preparado para o atendimento da família militar, sendo uma contribuição de extrema importância na linha de frente hospitalar.
Em relação à odontologia, o médico explicou que o serviço militar atende a todas as demandas por meio da clínica de odontologia do HMAB, que realiza serviços desde a restauração, ortodontia, serviço de imagem, aparelho e todas as principais especialidades. O setor de odontologia conta ainda com o apoio de estagiários , seja na área de graduação, pós graduação e também no serviço técnico.
“Eu diria para os estagiários observarem a relação de interação entre sociedade e a nossa odontologia, bem como a profissionalização desses profissionais dentro da nossa instituição. Temos dentistas muitos bem formados com capacidade e formação em várias áreas e nós temos o dever de transmitir esse conhecimento para outros dessa forma é uma contribuição que a gente presta”, opina o coronel.
Entre outras questões, o coronel Dr. Sérgio falou sobre as maneiras de ingressar no serviço de saúde do Exército Brasileiro. Para conhecer mais sobre a atuação do coronel Dr. Sérgio Goya, confira a entrevista completa no canal de YouTube do O Panorama, clicando aqui.
Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).