Uma menina de 10 anos escapou por pouco de um ataque de peixe na Flórida, Estados Unidos. O pai dela, que filmava a cena, registrou o momento em que o animal saltou da água e mordeu o braço da criança.
O incidente ocorreu no último sábado, quando a família aproveitava um passeio pelo rio St. Johns. A menina estava sentada no deck com a mão próxima da água quando foi surpreendida pelo peixe. Ela gritou e puxou o braço para dentro do barco, enquanto o pai tentava acalmá-la.
O peixe era da espécie tarpon, que pode chegar a mais de dois metros de comprimento e pesar até 160 quilos. Esses peixes são conhecidos por saltar fora da água quando se sentem ameaçados ou atraídos por iscas. Eles têm uma boca grande e forte, com dentes afiados.
A menina teve apenas um arranhão no braço e não precisou de atendimento médico. O pai dela compartilhou o vídeo do ataque nas redes sociais e disse que foi um susto, mas que a filha está bem.
O biólogo marinho Rodrigo Moura, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), explicou que os ataques de peixes a humanos são raros e geralmente acidentais. Ele disse que os peixes não têm interesse em se alimentar de pessoas, mas podem confundir partes do corpo com presas ou se defender de possíveis predadores.
Moura recomendou que as pessoas evitem colocar as mãos ou os pés na água em locais onde há peixes grandes ou agressivos, como tarpons, piranhas ou tubarões. Ele também sugeriu que as pessoas usem roupas protetoras, como luvas e botas, ao praticar atividades aquáticas.
Veja o vídeo abaixo: