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Mundo

Papa diz que jovens estão nas redes sociais, mas são pouco sociáveis

Ele encerrou hoje visita à Grécia. Antes, esteve no Chipre

Reuters/Guglielmo Mangiapane

O papa Francisco alertou hoje (6) que muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis”, vivendo “prisioneiros dos seus telemóveis”. Durante encontro em Atenas, na Grécia, Francisco pediu que eles se encontrem e não se fechem. Ele encerrou visita ao país, onde chegou no sábado passado procedente do Chipre, em sua 35ª viagem.

“Corremos o risco de esquecer quem somos, obcecados por milhares de aparências, por mensagens esmagadoras que fazem a vida depender das roupas que vestimos, do carro que conduzimos, da maneira como os outros nos olham”, alertou o papa, no pavilhão desportivo da escola internacional de São Dionísio das monjas ursulinas de Atenas, diante de jovens, professores e religiosos, sentados a distância devido às medidas de combate ao novo coronavírus.

Francisco aconselhou os jovens a reconhecerem o seu próprio valor, por aquilo que são e não por aquilo que possuem. “Não tens valor pela marca de roupa ou calçado que usas, mas porque és único, és único”, disse.

Ele citou como exemplo uma passagem da Odisseia de Homero, especialmente quando o personagem Ulisses encontra as sereias durante a sua jornada, e elas atraem os marinheiros com os seus cantos para os fazerem chocar contra os recifes.

As sereias de hoje “querem hipnotizá-los com mensagens sedutoras e insistentes” e “visam o lucro fácil, as falsas necessidades do consumismo, o culto ao bem-estar físico, a diversão a todo o custo”, disse.

“Queres fazer algo novo na vida? Queres rejuvenescer?” perguntou Francisco. “Não te contentes em publicar um post ou um tuíte. Não te contentes com encontros virtuais, procura os reais, principalmente com aqueles que precisam de ti; não procures visibilidade, mas sim os invisíveis. Isso é original, isso é revolucionário”, afirmou.

Para o papa, atualmente muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis, encerrados em si mesmos, prisioneiros do telemóvel que têm nas mãos”. “No ecrã [tela] falta o outro, os seus olhos, a sua respiração, as suas mãos”, insistiu.

“O ecrã facilmente se torna um espelho, onde tu pensas que estás diante do mundo, mas na realidade estás sozinho num mundo virtual cheio de aparências, de fotos alteradas para ficarem sempre lindos e em forma”, disse.

O papa pediu aos jovens que saiam “das suas zonas de conforto” porque, embora “seja mais fácil sentar-se no sofá em frente à televisão”, isso é “algo de velhos”.

“Ser jovem é reagir, abrir-se quando se sente só, procurar os demais quando vier a tentação de se fechar”, acrescentou.

Ele deu um último conselho: “Sonhem grande! E sonhem juntos! Mesmo que haja sempre alguém que vos diga: `Deixem estar, não arrisquem, é inútil`”. O papa considerou esses últimos “como anuladores de sonhos, assassinos da esperança, nostálgicos incuráveis do passado”.

A viagem ao Chipre e à Grécia foi marcada principalmente pela denúncia da indiferença dos países europeus perante o problema das migrações.

Por: Agência Brasil

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Carlo Acutis: O ‘Influenciador de Deus’ que será canonizado e tem milagre registrado no Brasil

Conhecido por sua fé e por usar a internet para divulgar milagres, ele será o primeiro santo millennial, com milagres registrados no Brasil e na Itália

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Foto: Getty Images via BBC

Carlo Acutis, um adolescente italiano nascido em Londres, será oficialmente declarado santo em abril de 2025, tornando-se o primeiro “santo millennial” reconhecido pela Igreja Católica. Acutis, falecido em 2006 aos 15 anos, foi conhecido por sua habilidade em utilizar a internet para divulgar os ensinamentos da Igreja, sendo apelidado de “influenciador de Deus”. Sua morte precoce e sua ligação com a tecnologia marcaram sua trajetória, que inspirou muitos a verem nele um exemplo de fé moderna.

Em 2020, Carlo foi beatificado, o primeiro passo para a canonização, após a atribuição de seu primeiro milagre: a cura de uma criança em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, que sofria de uma doença congênita no pâncreas. Este milagre foi reconhecido pela Igreja como um sinal da intercessão do jovem junto a Deus. Além disso, o Vaticano também reconheceu um segundo milagre atribuído a ele, ocorrido em Florença, Itália, quando ele teria intercedido para a cura de um estudante universitário que sofreu um traumatismo craniano e apresentava sangramento cerebral.

Carlo Acutis ficou famoso não só pela sua fé, mas também por seu trabalho digital. Antes de sua morte, ele criou um site dedicado a catalogar milagres eucarísticos, documentando eventos considerados milagrosos relacionados à Eucaristia. Esse site foi traduzido para vários idiomas e deu origem a uma exposição itinerante que percorreu o mundo, compartilhando a mensagem de Acutis sobre a fé e os milagres.

Embora o jovem tenha vivido grande parte de sua infância na Itália, onde morreu de leucemia, seu corpo foi transferido para Assis, cidade símbolo da Igreja Católica, um ano após seu falecimento, e atualmente está exposto em uma capela. O “influenciador de Deus” também é lembrado no Reino Unido, onde uma paróquia foi fundada em sua homenagem, e há uma estátua dedicada a ele em um santuário católico em Motherwell.

A canonização de Carlo Acutis será celebrada no fim de semana de 26 de abril de 2025, conforme anunciado pelo papa Francisco. A cerimônia marcará o reconhecimento oficial de sua santidade, que foi alcançada após a verificação de dois milagres atribuídos à sua intercessão, um requisito essencial para a canonização na Igreja Católica. A história de Carlo Acutis continua a inspirar fiéis ao redor do mundo, especialmente jovens, que se identificam com seu uso da tecnologia para compartilhar a fé.

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Vulcão entra em erupção pela 10ª vez em três anos na Islândia

Autoridades alertam sobre possíveis erupções contínuas e tomam medidas para proteger áreas vulneráveis, como a cidade de Grindavik e infraestruturas turísticas

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Vulcão na Islândia entra em erupção pela décima vez em três anos, em uma região sismicamente ativa perto de Reykjavik / Reprodução

Na noite desta quarta-feira (20), um vulcão próximo à capital da Islândia, Reykjavik, entrou em erupção, marcando a décima ocorrência desse tipo em apenas três anos. O fenômeno, que ocorre na península de Reykjanes, a cerca de 30 km da cidade, vem se tornando cada vez mais frequente desde a reativação dos sistemas geológicos da região em 2021, após estarem adormecidos por 800 anos.

A Islândia, localizada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte, é um dos pontos mais sismicamente ativos do planeta, com muitos vulcões, gêiseres e fontes termais. A região foi identificada como um potencial ponto de erupção devido ao acúmulo de magma no subsolo, o que levou as autoridades a emitirem alertas frequentes nos últimos anos.

Apesar de as erupções ocorrerem com certa regularidade, elas não afetam diretamente a capital Reykjavik, uma vez que o vulcão se manifesta através de fissuras no solo, sem dispersão significativa de cinzas. Isso significa que o tráfego aéreo local geralmente não é interrompido. No entanto, a cidade pesqueira de Grindavik, com cerca de 4 mil habitantes, foi evacuada em dezembro de 2023 devido à ameaça vulcânica. A área permanece deserta até o momento.

As autoridades islandesas tomaram medidas preventivas, como a construção de barreiras para redirecionar fluxos de lava e proteger tanto a cidade quanto infraestruturas vitais, como uma estação de energia e a famosa Lagoa Azul, um spa natural que atrai turistas de todo o mundo. Cientistas alertam que a região de Reykjanes poderá continuar enfrentando erupções repetidas nas próximas décadas ou até séculos.

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Obra de arte inusitada: banana é arrematada por r$ 35 milhões em leilão

A obra “Comediante”, do artista italiano Maurizio Cattelan, foi arrematada por US$ 6,2 milhões (aproximadamente R$ 35 milhões) em um leilão da Sotheby’s, gerando discussões sobre o conceito de arte nos dias atuais

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Obra 'comediante' de Maurizio Cattelan

A icônica obra “Comediante”, do artista italiano Maurizio Cattelan, foi novamente o centro das atenções ao ser vendida por impressionantes US$ 6,2 milhões (aproximadamente R$ 35 milhões) em um leilão da Sotheby’s, realizado nesta quarta-feira (20). A peça, que consiste em uma banana presa a uma parede com fita adesiva, gerou repercussão mundial desde sua primeira exibição na Art Basel de Miami em 2019, e continua a dividir opiniões sobre o que realmente constitui uma obra de arte nos tempos modernos.

O empresário Justin Sun, fundador da criptomoeda Tron, foi o comprador da obra. Ele fez o lance vitorioso por telefone e pagou o valor total com criptomoeda. A venda provocou uma conversa ainda mais ampla sobre o mercado de arte contemporânea, especialmente em um momento onde o conceito de arte é cada vez mais desafiado.

O valor de partida da peça era de US$ 800.000 (aproximadamente R$ 4,7 milhões), mas o preço saltou rapidamente durante o leilão, fechando em US$ 5,2 milhões (cerca de R$ 30 milhões) antes das taxas adicionais. Sun, que agora detém a famosa banana, será responsável por substituir a fruta quando ela começar a apodrecer, seguindo as orientações do artista.

Arte de banana colada com fita adesiva é leiloada por R$ 35 milhões



“Comediante” não é a primeira obra polêmica de Cattelan. O artista, conhecido por suas instalações ousadas, já havia criado um vaso sanitário de ouro e uma escultura de um papa atingido por um meteorito. A peça de banana, no entanto, se destaca como um fenômeno cultural, simbolizando a união do mundo da arte com o universo dos memes e das criptomoedas, como destacou Sun em comunicado à Sotheby’s.

Em sua primeira exibição, “Comediante” gerou uma grande movimentação de público na Art Basel de Miami, sendo retirada da galeria por questões de segurança, já que havia uma grande quantidade de pessoas no local. A obra também gerou comparações com outras peças provocativas do mercado de arte, como a famosa “Garota com Balão” de Banksy, que se autodestruiu durante um leilão em 2018.

A venda de “Comediante” continua a alimentar o debate sobre os limites da arte e o papel do mercado nesse processo. Para muitos, a peça é uma provocação, uma maneira de desafiar o convencional e mostrar como, às vezes, a arte está mais ligada à ideia e ao impacto cultural do que ao objeto físico em si.

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