conecte-se conosco

Distrito Federal

PCDF deflagra Operação Foraminis

O crime ocorreu em setembro do ano passado, na QI 12 – Taguatinga.

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

A Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais – Corpatri deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Foraminis*. A ação objetivou apurar a autoria de uma ocorrência de furto em comércio com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração de coisa.

Os investigadores passaram então a acompanhar os registros de ocorrência policial que noticiassem esse tipo de furto e foi confirmada a existência de uma associação criminosa, que atuava organizadamente para realizar diversos delitos em desfavor de casas lotéricas no Distrito Federal.

Após levantamento pela equipe de investigação, foram encontradas diversas ocorrências policiais de roubo/furto em casas lotéricas do Distrito Federal no ano de 2020. Segundo apurado, o modus operandi era sempre o mesmo, o grupo criminoso procurava estabelecimentos comerciais ou residenciais que faziam divisória com casas lotéricas. Após a identificação, os criminosos, com emprego de arma de fogo e instrumentos apropriados para arrombamento, invadiam os locais e após quebrarem a parede divisória, entravam nas casas lotéricas e subtraíam objetos e toda quantia que normalmente estavam guardadas em cofres dos estabelecimentos comerciais.

Vale ressaltar que os criminosos preferem executar os delitos durante o repouso noturno, tendo em vista a menor vigilância que, durante a noite, as pessoas efetivamente exercem sobre os seus bens, seja porque estão repousando, seja porque há menor movimentação na comunidade, facilitando a perpetração do crime.

No entanto, uma vez descobertos durante a execução do delito, agem de forma violenta, com restrição de liberdade das vítimas e com emprego de arma de fogo, com intuito de subtrair valores guardados em cofres e demais bens.

Os criminosos atuam de forma meticulosa, de modo a dificultar os trabalhos da equipe de investigação. Durante os delitos, usam máscaras, luvas, realizam levantamentos prévios dos estabelecimentos comerciais e procuram desativam qualquer sistema de alarme que exista nos locais dos crimes.

*Foraminis: em latim, significa buraco, em alusão ao modus operandi dos criminosos

Por: Assessoria de Comunicação/DGPC

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

Homem e adolescente são detidos por tráfico de drogas em Arniqueiras

O homem foi conduzido à 21ª Delegacia onde responderá por tráfico de drogas e corrupção de menores.

Publicado

on

Foto: Divulgação/PMDF

Policiais militares da Rotam detiveram um homem e um adolescente acusados de tráfico de drogas, por volta das 19h desta quarta-feira (12), em Arniqueiras.

A equipe da Rotam suspeitou de duas pessoas em um Honda/Civic na chácara 44. Os suspeitos perceberam que seriam abordados, arremessaram entorpecentes pela janela e tentaram fugir. O veículo foi interceptado e abordado.

No interior do carro, os policiais encontraram porções de substância que aparentavam ser crack e, escondido junto ao filtro do ar-condicionado, foi localizado R$ 3.730.

Os policiais foram até a casa dos detidos e encontraram cerca de 500g de substância que aparentava ser crack, 2kg de substância que aparentava ser maconha, balança de precisão além de objetivos que são usados para embalar e comercializar entorpecentes.

O adolescente (17 anos) assumiu a propriedade de todo o material. Ele foi levado à Delegacia da Criança e do Adolescente onde foi autuado por tráfico de drogas.

Por: PMDF

Continue lendo

Distrito Federal

PMDF apreende arma de fogo com menor em Taguatinga

O filho da moradora, que já possui outras passagens foi encaminhado à DCA 2 para registro

Publicado

on

Foto: Divulgação/PMDF

Policiais Militares da Rotam apreenderam um adolescente por crime análogo a posse ou porte de arma de fogo de uso restrito na QNL 20, por volta das 19h, desta quarta-feira (12).

A equipe de ROTAM fazia o patrulhamento na área, quando recebeu a informação de populares que próximo a QNL 20 havia uma pessoa portando uma arma de fogo.

Foi feito a varredura na área e várias pessoas estavam sendo abordadas, quando um deles confessou que tinha a arma, mas tinha guardado ela em sua residência. Foi feito contato com a moradora do imóvel que autorizou a busca.

Logo em seguida foi encontrada uma arma de fogo com cinco munições intactas.

Por: PMDF

Continue lendo

Distrito Federal

Três detidos com armas e drogas em Planaltina

Os detidos foram levados à delegacia para registro da ocorrência.

Publicado

on

Foto: Divulgação/PMDF

Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 14º Batalhão (Gtop 34) prenderam três homens acusado de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. O fato ocorreu por volta das 20h30 desta quarta-feira (12) em Planaltina.

A equipe do Gtop 34 recebeu informações do serviço de inteligência sobre suspeitos na chácara 18ª da Fazenda Mestre D’Armas. Os suspeitos foram localizados e abordados. Com eles foi encontrado porções de substâncias que aparentavam ser entorpecentes. Na casa de um deles foi localizado um revólver calibre 38 com 11 munições, uma espingarda de pressão adaptada para calibre 22 e mais seis munições do mesmo calibre, porções maconha, cocaína, uma balança de precisão e R$ 185.

Por: PMDF

Continue lendo

Popular