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Mundo

Pentágono: novo míssil norte-coreano ameaça comunidade internacional

Míssil percorreu trajetória de 1,5 mil km

Foto: KCNA

O Pentágono disse hoje (13), em nota, que o lançamento de um novo míssil de cruzeiro de longo alcance pela Coreia do Norte representa “uma ameaça” aos países vizinhos e à comunidade internacional.

Segundo o comunicado, a atividade mostra o desenvolvimento contínuo do programa nuclear da Coreia do Norte e as ameaças que isso representa para os vizinhos e para a comunidade internacional”, afirmou o Pentágono.

Os Estados Unidos (EUA) “vão continuar a acompanhar a situação e a consultar de perto os seus aliados e parceiros”, acrescentou, na nota, o Comando Indo-Pacífico norte-americano.

Os EUA reiteraram ainda o compromisso, “resistente a todas as provas”, de defender a Coreia do Sul e o Japão contra Pyongyang.

Cerca de 28,5 mil soldados norte-americanos estão no sul da península.

A Coreia do Norte executou com sucesso teste com novo “míssil de cruzeiro de longo alcance” no fim de semana, anunciou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA.

Os disparos do teste, feito no sábado e no domingo, ocorreram na presença de autoridades norte-coreanas, informou a KCNA, que também confirmou o êxito dos ensaios.

Os mísseis percorreram trajetória de 1,5 mil quilômetros, antes de atingir o alvo, não especificado pela agência.

Diversas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) proíbem a Coreia do Norte de prosseguir com os seis programas de armamento nuclear e de mísseis balísticos.

Apesar de atingido por múltiplas sanções internacionais, o país reforçou nos últimos anos a capacidade militare, sob a liderança de Kim Jong-un.

A Coreia do Norte fez diversos ensaios nucleares e testou com sucesso mísseis balísticos capazes de atingirem os Estados Unidos.

Por: Agência Brasil

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Mundo

SpaceX faz primeiro voo orbital civil da história

Janela de decolagem será iniciada hoje às 21h

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Foto: Nasa

A primeira missão espacial totalmente civil terá sua janela de decolagem aberta hoje (15), às 21h (horário de Brasília), para orbitar a Terra a mais de 27 mil quilômetros por hora (km/h). Essa velocidade possibilitará uma volta ao redor do planeta a cada 90 minutos, a bordo da Crew Dragon, cápsula desenvolvida pela SpaceX, empresa de foguetes do empresário Elon Musk.

Chamada de Inspiration4, a missão representa um grande passo para o turismo espacial. Ela terá, a bordo, quatro tripulantes e durará três dias. A expectativa é de que o ápice da aventura seja a uma altitude superior a 550 km.

A decolagem da Crew Dragon ocorrerá no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, conduzida pelo Falcon 9, foguete reutilizável projetado e fabricado pela SpaceX para o “transporte confiável e seguro de pessoas e cargas úteis para a órbita da Terra e além”.

A decolagem será transmitida pela internet. Para assisti-la, clique aqui. A SpaceX informa que o horário de decolagem dependerá de fatores climáticos, o que pode atrasar tanto o lançamento quanto o pouso da espaçonave.

Voo orbital

Se tudo der certo, a Inspiration4 será a “primeira missão totalmente civil a orbitar” ao redor do planeta. Ao contrário do voo suborbital, que faz uma subida curva até uma certa altura para então retornar à Terra, o orbital requer uma velocidade bem superior, a ponto de, a exemplo de satélites artificiais – ou naturais, como a Lua -, atingir uma posição que possibilita à nave circular em volta do planeta.

A missão será comandada por Jared Isaacman, de 38 anos. Ele é fundador e CEO da empresa Shift4 Payments, além de “um piloto aventureiro e talentoso”, segundo a SpaceX.

Esperança, generosidade e prosperidade

Outro aspecto torna a viagem ainda mais interessante: os três membros, que ao lado do comandante completam a tripulação, representam, cada um, um dos três pilares da missão, que pretende arrecadar fundos para o Hospital St. Jude Children’s Research, instituição que desenvolve pesquisas e promove tratamentos para doenças infantis.

A “esperança” é representada por Hayley Arceneaux. Ela superou um câncer ósseo que teve durante a infância e, atualmente, trabalha como assistente no St Jude. Com 29 anos, é a integrante mais jovem da missão e a primeira pessoa com prótese a ir ao espaço.

A “generosidade”, outro pilar da missão, é representada pelo ex-veterano da Força Aérea norte-americana Chris Sembroski, de 42 anos. Sua escolha ocorreu após ter feito doações relevantes para a campanha destinada ao St Jude. E a “prosperidade” é representada pela professora de geologia Sian Proctor, de 51 anos. Após ter perdido, por pouco, a chance de ser uma astronauta da Nasa, a agência espacial norte-americana, ela terá agora a chance de ser a quarta mulher afro-americana a ir ao espaço.

Por: Agência Brasil

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Mundo

Começa em Paris julgamento de acusados de ataques terroristas de 2015

Atentados deixaram 130 mortos e mais de 400 feridos

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Foto: Gonzalo Fuentes

Quatorze réus começam a ser julgados hoje (8) no tribunal de Paris, na Ile de la Cite, pelos ataques terroristas de 2015, que causaram a morte de 130 pessoas e deixaram mais de 400 feridas. Julgamentos devem durar até 25 de maio de 2022.

As audiências contarão com quase 1.800 testemunhas civis, mais de 300 advogados e centenas de jornalistas. O início do julgamento levou hoje à porta do Palácio de Justiça, na capital francesa, um grande dispositivo de segurança que chamou a atenção de turistas e parisienses.

“Sabíamos que começava hoje o processo porque vimos nas notícias. Estamos em visita a Paris e viemos ver o aparato à volta deste julgamento. Os atentados foram um momento muito assustador. E depois aconteceram os ataques em Bruxelas e tudo estava ligado”, afirmou Chris, da Bélgica, que passa uma semana de férias com a família em Paris. 

Como a família belga, dezenas de pessoas reuniram-se hoje na praça em frente ao Palácio de Justiça de Paris, para ver o aparato montado no início do maior julgamento de todos os tempos na história francesa. 

A segurança no histórico edifício, que inclui a Saint-Chapelle, uma das maiores atrações da capital, foi reforçada com dezenas de veículos da polícia e ruas fechadas, mas a entrada no tribunal era feita de forma ordeira. 

Sylvia fazia o seu passeio matinal de bicicleta quando se deparou com a rua fechada. Instalado no coração de Paris, o Palácio de Justiça localiza-se num ponto nevrálgico da cidade, junto à Catedral de Notre-Dame, ligando a margem direita à margem esquerda do Sena.

“É algo muito presente na nossa vida, especialmente porque já aconteceram tantos outros ataques depois desse, que é algo com que convivemos todos os dias. E, infelizmente, não acho que tenha chegado ao fim”, lamentou Sylvia.

A advogada, que deixou os tribunais para se dedicar à academia, considera que este processo “faz sentido”, assim como a infraestrutura criada para o julgamento, que vai durar até maio.

“Sou advogada, portanto é claro que acho que este julgamento faz sentido. As autoridades deram uma dimensão enorme a este julgamento e eventualmente isso dá peso e relevância a tudo que se passou”, afirmou.

“Não sei se há justiça, já que as pessoas morreram e não têm a sua vida de volta. O que é a justiça nesse caso? Foi tudo tão traumático. A única solução é prisão perpétua para quem fez isso”, declarou Charlotte, que passava no local a caminho do trabalho.

Esta é uma das opções para Salah Abdeslam, o único terrorista que participou ativamente do atentado e sobreviveu, e que vai estar presente na sala de audiência durante todo o julgamento. Ao seu lado mais 13 condenados, havendo ainda seis pessoas que serão julgadas apesar de serem parte incerta.

Os primeiros dias da audiência vão servir para enumerar as vítimas, perto de 1.800. Os primeiros testemunhos vão ser ouvidos a partir de dia 13 de setembro e as vítimas começam a ser ouvidas no dia 28. Durante cinco semanas, as pessoas atingidas diretamente pelos atentados vão contar o terror vivido no Stade de France, no Bataclan e nos cafés do 11º bairro.

* Com informações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal

Por: Agência Brasil

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Olhar panorâmico

Aeronaves compartilhadas é a nova novidade da Amaro Aviation

A nova empreitada é uma parceria entre Marcos Amaro, filho do comandante Rolim, C_FLY Aviation e o comandante David Barioni

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Foto: Reprodução/ Internet

A Amaro Aviation, empresa privada de aviação executiva, inicia suas operações no Brasil com o conceito de fractional ownership, com o intuito de ampliar o acesso de empresários e executivos às vantagens da aviação privada. A companhia que já atua no gerenciamento de aeronaves, adiciona também a sua carta de serviços o táxi aéreo, tendo como parceiro a C_FLY Aviation.

Fundada por  Marcos Amaro, filho do comandante Rolim Amaro, um pioneiro da aviação brasileira e criador da TAM – hoje LATAM Airlines a Amaro Aviation tem sob sua gestão atualmente a maior frota de jatos Gulfstream do país. O responsável por dirigir é o comandante David Barioni, um veterano da aviação e referência em segurança de voo no Brasil e no exterior.

“Ter uma aeronave compartilhada é muito mais inteligente e econômica. Isso é  ainda muito incipiente no Brasil. Há muitas oportunidades”, diz Marcos Amaro sobre como surgiu a ideia do novo modelo de negócio. 

O modelo de negócio 

O Fractional Ownership, modelo bem desenvolvido nos EUA e na Europa, permite a propriedade compartilhada de uma aeronave pela aquisição de cotas. Desta forma, aquele que adquire uma parcela da cota pode voar em sua própria aeronave de acordo com agendamento prévio. Entre os serviços oferecidos, estão ainda um plano de voo, tripulação, catering, manutenção, comunicações, concierge e serviços de seguro. 

Outro diferencial é que a responsabilidade civil, trabalhista e criminal pela operação das aeronaves compartilhadas é da Amaro Aviation, conforme regulamentação recentemente aprovada pela Anac – Agência Nacional de Aviação Civil.

As duas primeiras aeronaves à venda nesse modelo de negócio chegam em breve ao Brasil. São da fabricante suíça Pilatus Aircraft e operam em pistas variadas como sem pavimentação (terra, grama etc.), o que a tornam uma excelente escolha para o agronegócio.

Foto: Reprodução/ Internet

A primeira opção é o Pilatus PC-24, um jato executivo leve projetado para operar em pistas curtas e até sem pavimentação (terra, grama, cascalho, areia e neve). Ele chega na configuração 6+2 (passageiros + pilotos). A segunda opção é o Pilatus PC-12, um turboélice também projetado para operar mesmo em pistas curtas e sem pavimentação. Ele chega na mesma configuração 6+2 (passageiros + pilotos).

Entre outros serviços oferecidos pela empresa estão ainda o gerenciamento de aeronaves, onde toda a gestão de frota como selecionar e gerenciar o treinamento dos tripulantes, coordenar os serviços de manutenção, planos de voos, compras, pagamentos entre outros fica sob responsabilidade da Amaro Aviation. Outro serviço que em breve será ofertado é o de táxi aéreo.

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