Brasil

Pix poderá ser usado para pagar jogos de loteria, diz Banco Central

A operação, porém, dependerá de os estabelecimentos estarem prontos para receber o tipo de transferência

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

O Pix, serviço instantâneo de transferências bancárias criado pelo Banco Central, agora passa a incluir as lotéricas na lista de contas habilitadas a receber pagamentos. Com a novidade, os clientes poderão pagar os jogos de loteria por meio do Pix.

A integração já estava sendo pensada há algum tempo. Agora, o sistema de pagamentos e transferências Pix pode ser usado para pagar jogos de loteria como a Sena, Quina, entre outros. As lotéricas ganharão o status de permissionárias do banco Caixa Econômica Federal.

Apesar da integração entre o Pix e as lotéricas, a Resolução nª 42 do Banco Central prevê que o uso do serviço Pix nos estabelecimentos lotéricos vai depender de eles estarem prontos para receber o tipo de transferência. O sistema utilizado por empresas é diferente do que foi liberado para pessoas físicas.

Período de melhorias

Em nota, o BC aprovou que as instituições recebam um período de seis meses realizar ajustes pontuais nas plataformas que se conectam ao Pix. Dessa forma, os estabelecimentos, durante esse prazo, não podem ser multados por problemas de conexão. Contudo, as instituições devem provar que estão utilizando esse prazo para conduzir melhorias e atualizações nas plataformas.

“Dessa forma, as instituições estarão isentas de eventual aplicação de multa entre 3 de novembro de 2020 e 15 de maio de 2021, desde que a instituição adeque tempestivamente sua atuação e tome as medidas necessárias para evitar reincidência do apontamento. O cometimento reiterado de condutas passíveis de penalidade será punido normalmente, na forma do regulamento do Pix e do manual de penalidades”, diz trecho do comunicado.

O que é o Pix

O Pix é um sistema instantâneo de pagamento criado pelo Banco Central. Agora, as transferências bancárias podem ser feitas a qualquer hora do dia, mesmo em feriados e fim de semana. Atualmente, o DOC e o TED apresentam certas limitações em questão de horário e valores, o novo sistema veio para revolucionar a forma de pagamento.

Desde a segunda-feira (26) o serviço está liberado para todos os usuários, após um período de operação restrita com quantidade limitada de pessoas e empresas.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile