conecte-se conosco

Distrito Federal

PMDF prende acusado de homicídio na ADE de Águas Claras

Um homem de 29 anos foi preso por envolvimento em homicídio, por volta das 2h30 desta quinta-feira (17), na ADE Conjunto 24, em frente ao Riacho Fundo-DF.

Foto: Rayra Paiva Franco/O panorama

A equipe do ST Cláudio Cândido do 28º BPM foi acionada pelo Copom (190) para prestar apoio aos policiais do 17ª BPM, em ocorrência de espancamento em um bar.

Ao chegar no local, deparou-se com um homem, de 25 anos, esfaqueado, em óbito. Outro homem, de 23 anos, também esfaqueado com três perfurações, havia sido socorrido pelos Bombeiros e conduzido ao Hospital de Base.

O autor foi preso pela Polícia Militar próximo a um posto de gasolina e em seguida conduzido ao HRT (Hospital Regional de Taguatinga) para atendimento médico. Ele estava com um ferimento na cabeça e vários hematomas no corpo.

A ocorrência foi registrada na 21ª DP. Motivação desconhecida.

Por: PM/DF

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

O Panorama da Odontologia: Cirurgião dentista Simone Fonseca fala sobre atendimento odontológico no Sesc DF

Com 25 anos de profissão, a Dra. Simone faz parte do Sesc DF há 20 anos realizando um importante trabalho no setor odontológico da unidade

Publicado

on

Foto: Dimitri

O quadro O Panorama da Odontologia recebe para um bate-papo a Cirurgiã Dentista Simone Fonseca, em entrevista ao Dr. Ricardo Paulin. Simone Gomes Camargo Fonseca é goiana, mas formou-se em Uberaba pela Uniube e agora é Supervisora de saúde bucal do Sesc DF, atuando na unidade há 20 anos.

Durante a entrevista a Dra. Simone falou um pouco sobre a história do Serviço Social do Comércio (Sesc) e a missão que o programa tem. Em Brasília o Sesc surgiu em 1966, apesar de ter sido criado nacionalmente em 1945.

“A missão do Sesc é realmente trazer qualidade de vida, nas áreas de atuação de: saúde, nutrição, alimentação, turismo, lazer, esporte e educação. São muitas áreas de atuação do Sesc”

falou a Dra. Simone.

Foto:Dimitri

A cirurgiã dentista falou também sobre a atuação do Sesc DF na área odontológica durante a pandemia e sobre os serviços oferecidos nesta área. Dividido em duas frentes de trabalho o Sesc oferece atendimento com foco em atenção básica voltados para a Clínica Geral em odontologia e as especialidades como: endodontia, periodontia, prótese e odontopediatria.

“Desde 1966 nós temos odontologia dentro do Sesc, tem muito tempo e já é algo consolidado. Nós temos vários serviços e nosso paradigma é a atenção básica. Então pela atenção básica nós temos vários serviços disponibilizados”,

completou a cirurgiã. 

De acordo a supervisora hoje a unidade do Sesc DF conta com 48 dentistas que prestam atendimento em diversas áreas e atendem anualmente 1120 mil consultas odontológicas com mais de 600 mil procedimentos odontológicos.

“Durante a pandemia o Sesc não parou, temos atuado incansavelmente. Na odontologia nós atendemos neste período urgências odontológicas de março até julho. Atendemos a sociedade e quem precisou, procurou o Sesc e foi atendido”

falou Simone.

A Supervisora falou ainda dos desafios que este período trouxe, entre eles a participação da equipe em um estudo epidemiológico junto ao GDF.

“Nós participamos de um estudo epidemiológico e logo em seguida recebemos o convite para continuar nesta missão em parceria com o GDF e então começamos na vacinação a partir de março”

explicou a Dra. Simone.

Foto: Dimitri

Entre outros tópicos Simone explicou ainda a disposição de atendimento odontológicos nas unidades Sesc DF e nas unidades móveis. A Dra. falou ainda da importante ação voltada para cultura e educação, que são pontos também importantes para aumentar a qualidade de vida da população.

Para finalizar a cirurgiã dentista falou sobre os próximos projetos para a retomada das atividades do Sesc em 2022, entre eles o início dos trabalhos com implante odontológico nas unidades. Para ter acesso a entrevista completa com a Dra. Simone Fonseca acesse o canal de Youtube do O Panorama.

dimitri

Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos visitando nosso site e seguindo o nosso perfil no Instagram @OPanoramaOficial

Continue lendo

Distrito Federal

Participante de Projeto social do DF disputará Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Japão

Além do Campeonato Mundial, a atleta também representará o Brasil no Campeonato Sul-americano. O projeto do qual faz parte atende cerca de 120 meninas de 4 a 20 anos de idade

Publicado

on

Foto redes sociais Ana Luisa Passos Neiva

Expressão corporal, flexibilidade e postura. Esses são os pontos fortes das meninas que frequentam a Escolinha de Ginástica Rítmica do Instituto Inside Brasil. A modalidade, que já é destaque em Brasília, despertou o interesse de cerca de 120 meninas a participarem do projeto social responsável por difundir a cultura de ginástica rítmica.


O Instituto Inside Brasil surgiu do interesse em levar oportunidade a jovens por meio de práticas esportivas, criando outros polos de incentivo à ginástica rítmica e achar novos talentos. O projeto da Ginástica Rítmica começou em 2013 com a Professora Kely Regina Silva Portela Espinola, mãe e técnica da atleta Ana Luísa Passos Neiva.

Kely foi atleta de ginástica rítmica e começou seu trabalho com a modalidade em 1995. Tempos depois, em parceria com a professora Juliana Andrade, começaram a percorrer algumas administrações regionais e cidades satélites em busca de espaço onde pudessem criar escolinhas que garantissem às crianças a oportunidade de iniciar no esporte e a partir destas escolinhas colher novos talentos que seriam enviados ao Centro de Treinamento.

Este é um trabalho que tem gerado muitos resultados tanto na área social como também esportiva. Ao longo dos anos em que o projeto está em atuação cinco atletas da instituição passaram pela Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, tanto na modalidade individual quanto na modalidade de conjuntos. O projeto tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania

O projeto conta com resultados expressivos, como o da atleta Ana Luisa Passos Neiva de 17 anos, que conquistou vaga na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, única atleta de Brasília, e representará nosso país entre os dias 27 e 31 de outubro no Campeonato Mundial que acontecerá no Japão e no Campeonato Sul-americano de 2 a 8 de novembro na Colômbia.


Foto redes sociais Ana Luisa Passos Neiva

Foto redes sociais Ana Luisa Passos Neiva

Outras 3 atletas representarão Brasília nos Jogos Escolares no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 31 de outubro e mais 20 atletas no Torneio Nacional em Porto Alegre nos dias 3 a 8 de novembro.

Para as aulas no Instituto Inside, as crianças recebem gratuitamente collant e agasalho. Durante os encontros, as alunas aprendem a utilizar alguns equipamentos que são o diferencial do esporte, como a corda, o arco, a bola, as fitas e as massas.

Foto redes sociais Ana Luisa Passos Neiva

A Escolinha atende meninas de 4 a 20 anos, em 3 núcleos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Clube de Associados Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica de Brasília – CASSAB, localizado no setor de clubes sul trecho 2, no Centro Educacional 03 – Centrão, ÁREA ESPECIAL B – GUARÁ II e em breve na QR 2 na Candangolândia.

Interessados em conhecer o Projeto, podem visitar os núcleos de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, ou visitar o site do Instituto: insidebrasil.org.br ou as redes sociais @insidebrasil.

Aqueles que quiserem podem ainda contribuir com o projeto por meio de doações ao projeto de Ginástica Rítmica ou demais projetos do Instituto Inside Brasil, utilizando a chave PIX CNPJ 18.683.437/0001-32 ou ainda realizar depósito em conta corrente 96842-0 agência 2911-4 – Banco do Brasil, em nome do Instituto Inside Brasil – IIB.

Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos: lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Distrito Federal

Panorama da Odontologia: Cirurgião Rogério Zambonato explica vida, trabalho e os impactos da tecnologia na nova geração

“Hoje temos uma forma completamente diferente de trabalhar, é um novo mundo”

Publicado

on

Foto: Dimitrio

Nascido em Bauru, no interior de São Paulo, a paixão do cirurgião dentista Rogério Zambonato pela odontologia começou ainda na infância. Seu pai, José Alberto de Souza Freitas, é um renomado odontólogo.

O Dr. Rogério cresceu observando o trabalho realizado no famoso Centrinho da USP , área de reabilitação de deformidades faciais que foi fundado por Tio Gastão, como seu pai era conhecido, e outros odontólogos em 1967. Mais tarde a área se tornou referência pela Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com ele, ter esse contato desde cedo teve um grande impacto em sua jornada.

Foto: Dimitrio

“Meu pai foi idealizador de um hospital onde atendeu 120 mil pacientes e a gente vivia esse dia a dia de convívio com esses pacientes, passei muito tempo lá. Durante a minha jornada, os encontros em casa geralmente estavam relacionados a outros profissionais, pessoas que viam de fora pra fazer formação no hospital e acabei conhecendo a cirurgia ortognática e me apaixonei”, disse o doutor.

Especialista em cirurgia bucomaxilofacial, o Dr Rogério Zambonato estudou na USP e fez residência no Centrinho, em Bauru. Concluiu seu mestrado pela Unesp de Araçatuba e logo depois partiu para os Estados Unidos em busca de mais conhecimento e novas experiências. Durante a entrevista ele falou um pouco sobre essa experiência.

“Foi uma experiência única, não só como uma formação profissional, mas como uma formação de vida. A gente sai dos moldes de onde estamos acostumados a estar sempre segura para um país onde você tem que se estabelecer. Você precisa mostrar que você tem uma meta a ser cumprida.” falou o cirurgião

Ainda nos Estados Unidos pôde contribuir como professor convidado na Northwestern University, em Chicago, onde conviveu e acompanhou um dos grandes ícones da cirurgia ortognática, o professor Roger Kallal. Voltou ao Brasil em 1999 e chegou em Brasília nos anos 2000.

Rogério Zambonato falou ainda de sua paixão pelo ciclismo e a importância que o esporte teve para superação de uma fase difícil em sua vida.

Foto: Dimitrio

“O ciclismo ele vem como uma terapia, eu passo horas na bicicleta. Passei por um processo ruim de uma depressão e nesse processo engordei muito e perdi qualidade de vida. No processo de reconquista de saúde, foi onde achei esse esporte que não causa lesão porque não contém impacto e acabei me apaixonando”, explicou Rogério.

Para finalizar, o cirurgião falou ainda sobre as mudanças que o mundo digital proporcionou na odontologia, de modo especial na cirurgia ortognática garantindo mais benefícios aos pacientes. O cirurgião atende com foco exclusivo em cirurgia há mais de 20 anos, além de ocasionalmente ministrar palestras no Brasil e no mundo sobre o tema.

Para ter acesso a entrevista completa com o cirurgião dentista Rogério Zambonato, acesse o canal do O Panorama no Youtube.

Continue atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos: lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Por: Malu Salete

Continue lendo

Popular