Estudos recentes da Universidade de São Paulo, USP mostraram que a prática regular de atividade física tem relação direta com os efeitos positivos da vacina contra Covid-19. A instituição realizou um levantamento com 1.095 voluntários que tomaram Coronavac, entre fevereiro e março deste ano. O grupo foi observado de maneiras diferentes, pois 898 deles tinham doenças autoimunes, dos quais 494 foram classificados como ativos e 404 sedentários. 197 não eram imunossuprimidos.Desse percentual, 128 participantes foram considerados ativos e 69 inativos.
A pesquisa teve um resultado surpreendente e identificou que, nos participantes ativos houve uma maior produção de anticorpos (IgG total), mecanismos de defesa contra o novo Coronavírus. A quantidade de anticorpos neutralizantes (NAb), que impedem o contato do vírus com as células humanas também aumentou. O infectologista do Hospital Anchieta de Brasília, aponta que apesar dos poucos estudos associando os imunizantes contra a covid e atividade física, há evidências dessa relação com outras vacinas.
“Pessoas que praticam regularmente atividade física, tendem a ter uma melhor resposta à vacinação, tanto a resposta celular quanto de produção de anticorpos. E isso potencialmente estaria associado a uma maior eficácia e efetividade das diferentes vacinas”, acrescenta Victor Bertollo.
Um estilo de vida sedentário pode ser prejudicial para o sistema imune, uma vez que a atividade física atua como moduladora do sistema imunológico, de forma a estabilizar e progredir na resposta fisiológica, minimizando o dano a ser causado.
Diante da importância do tema, dois projetos de lei estão em votação atualmente, o PL 1211/2020 de autoria do Deputado Martins Machado e o PL 1772/2021, que busca a essencialidade para policiais e bombeiros, juntamente com a presidente do Sindicato das Academias do Distrito Federal, Sindac-DF, Thais Yeleni.
“Somos parte da solução, da luta contra a pandemia e esses PLs são fundamentais para que as pessoas entendam a nossa importância e se cuidem como antes, não deixem a saúde de lado”, ressalta Thais
Com ajuda do instrutor de musculação da Bodytech Brasília, Jeverson Filipe Pereira Medeiros, O Panorama separou 5 dicas para quem deseja iniciar uma rotina de atividades físicas.
1- Planejamento
Planejar um bom horário durante o dia para encaixar pelo menos 15-20m de exercícios é de fundamental importância, faça o planejamento do seu dia para que tudo possa ter uma ordem, assim nada sairá ou acontecerá por acaso.
2 – Determinação e organização
Use seu despertador para lembrá-lo de levantar e caminhar ou simplesmente fazer alguns agachamentos ou flexão de braço.
3- Estabeleça metas
Estabelecer metas ajuda a se manter motivado(a), mas metas justas, aumente essas metas de acordo com seus resultados, supere a si mesmo.
4- Chame um amigo para treinar junto
Tenha uma companhia, faça compromisso, mesmo que seja com seu cachorro, com um amigo ou um família, pra correr, andar ou ir à academia, dessa forma um poderá motivar o outro.
5- Tenha uma alimentação equilibrada
Faça uma reeducação alimentar, uma alimentação balanceada e focada nos objetivos ajuda a ter uma melhor performance, ajuda a se manter mais disposto(a) e ajuda o corpo a render mais durante o exercícios.
Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).