O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (24), a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os estudantes que foram pré-aprovados, precisam comprovar informações pessoais nas instituições de ensino até sexta-feira (28). A comprovação de dados é fundamental para efetivar a matrícula na universidade. Confira o edital.
Os candidatos poderão conferir o resultado na página oficial do ProUni, disponível em: (https://sso.acesso.gov.br/login?client_id=prounialuno.mec.gov.br).
Por meio do ProUni é possível obter bolsas de estudo de 50% e 100%. Para isso, o candidato deve atender a alguns critérios do programa, como:
- O candidato deverá ter completado o ensino médio na rede pública ou na rede particular como bolsista integral;
- Para obter a bolsa integral oferecida pelo Prouni, os estudantes deverão ter uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 (salário mínimo e meio). Já para a bolsa parcial, o aluno deverá ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;
- Ter participado da última edição do Enem, não ter zerado a redação e atingindo uma pontuação mínima de 450 pontos no Exame;
- Os candidatos que possuírem alguma deficiência, será preciso que comprovem somente a fonte de renda.
Professores da rede pública também podem participar do ProUni, basta fazer parte do quadro permanente da instituição em que leciona e ter tirado uma nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Vale lembrar, que apenas para os docentes, não é necessária a comprovação de renda familiar.
Além dos critérios citados acima, cada categoria de bolsa de estudo do ProUni tem a sua norma, confira.
- Bolsa integral 100%: Destinada aos estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio;
- Bolsa parcial de 50 %: Voltada para os candidatos que tenham renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;
- Bolsa permanência: Um benefício exclusivo para o custeio das despesas educacionais dos candidatos que foram contemplados com a bolsa integral. Os estudantes que estiverem matriculados em cursos presenciais com no mínimo seis semestres e com carga horária de seis horas diária, poderão usufruir deste benefício. Saiba mais aqui.
Quantidade de bolsas ofertada
De acordo com o MEC, foram ofertadas, neste segundo semestre, 167.780 bolsas em 1.061 instituições particulares de ensino superior, sendo 60.551 bolsas integrais e 107.229 bolsas parciais. O sistema permite que os candidatos escolham até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Datas do Prouni do 2º semestre de 2020
- Divulgação da lista de espera: 24 de agosto
- Comprovação das informações junto às instituições de ensino: de 24 a 28 de agosto.
Por Willian Netto – Edu Notícias