Cursos e Vagas

Renova-DF abre 4 mil vagas para qualificação profissional; veja como se inscrever

Inscrições vão até 23 de maio. Iniciativa oferece capacitação em construção civil, com pagamento de salário mínimo e auxílio-transporte para participantes.

Publicado

on

Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Setrab) do Distrito Federal iniciou as inscrições para o 3º ciclo do programa Renova-DF de 2023. Ao todo, são oferecidas 4 mil vagas, sendo 2,5 mil para preenchimento imediato e 1,5 mil para cadastro reserva. Os interessados podem se inscrever até a próxima terça-feira (23) por meio do site.

O programa oferece capacitação profissional aos participantes, fornecendo noções básicas na área da construção civil, enquanto realizam a recuperação de espaços públicos, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol e vilas olímpicas.

Durante o programa, os aprendizes serão qualificados em diferentes profissões, incluindo carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

As atividades estão programadas para começar no dia 20 de junho. Os cursos têm duração de 240 horas, divididas em três etapas de 80 horas, com 4 horas diárias de atividades. Os participantes receberão:

  • Auxílio equivalente a um salário mínimo após a conclusão de cada período de 80 horas;
  • Auxílio-transporte;
  • Seguro contra acidentes pessoais;
  • Certificado autenticado pela entidade qualificadora e pela Setrab.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever no programa pessoas físicas, brasileiros natos ou naturalizados, estrangeiros com situação regular no país, maiores de 18 anos, desempregados que buscam qualificação na área da construção civil, que possuam comprovação de situação de desemprego e residam no Distrito Federal. Mulheres gestantes, pessoas com restrições de mobilidade e aqueles que já participaram de ciclos anteriores do programa não podem se inscrever no Renova-DF.

Seleção e resultado

A seleção dos inscritos será realizada por meio de classificação e ranqueamento, com base nas condições de vulnerabilidade socioeconômica indicadas no formulário de inscrição. Em caso de empate na classificação, será realizado um sorteio eletrônico como critério de desempate.

O resultado final e a convocação dos candidatos selecionados para o início das atividades poderão ser acompanhados no site da Setrab, a partir do dia 25 de maio.

Os selecionados devem comparecer a uma das Agências do Trabalhador entre os dias 25 e 31 de maio, das 8h às 17h, e apresentar os documentos originais comprobatórios listados abaixo:

  • Identidade (RG) ou documento equivalente com foto, e comprovação de registro de CPF;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), última página e páginas subsequentes em branco ou digital impressa;
  • Comprovante de residência no Distrito Federal ou declaração de próprio punho.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile