conecte-se conosco

Distrito Federal

Sai o lixo, entra o verde

Governo vai investir um milhão de reais no plantio de duas mil mudas no Paranoá para arborizar a cidade e inibir lixões

Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Quem passa pelas margens da DF-001, próximo à entrada do Paranoá, observa a movimentação de servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) com a mão na massa. Até o momento cerca de 600 mudas de árvores já foram plantadas na área, que antes era utilizada para o descarte irregular de lixo e entulho. Outras 1,4 mil mudas serão semeadas, nessa temporada de chuvas, em outros pontos da cidade.

Irani Oliveira, 55 anos, comemorou a ação integrada do governo local. Ela é neta de pioneiros e lembra que quando criança, a cidade era muito mais arborizada. “A região foi crescendo e a quantidade de árvores foi diminuindo cada vez mais. A gente sente falta desse tipo de espaço, mas também é importante porque inibe as pessoas de jogarem lixo em lugares inadequados”, comenta a autônoma.

A solicitação do plantio de várias espécies foi feita pela Administração Regional do Paranoá para a Novacap. Sérgio Damasceno, administrador da cidade, lembra que o órgão fez um intenso trabalho de limpeza e conscientização para que os usuários não fizessem o descarte irregular de lixo e entulho na área. “Além da plantação de mudas, também faremos uma horta comunitária, preservando o meio ambiente e embelezando a região”, destaca.

Plano Anual e Arborização

A ação faz parte do Plano Anual de Arborização de Brasília 2020/2021. O objetivo é plantar 110 mil mudas este ano. 40 mil plantações foram feitas em várias regiões administrativas da capital, como Candangolândia, Lago Norte, Plano Piloto, Riacho Fundo, Santa Maria, Sol Nascente/Pôr do Sol. Atualmente, o DF tem mais de 5 milhões de árvores de 100 espécies variadas.

O diretor do Departamento de Parques e Jardins, Raimundo Silva, explica que os trabalhos começam sempre no período chuvoso, em novembro, e vão até meados de abril. Dessa forma, elas têm resistência para aguentar o período da seca. “É feito um estudo na área e a partir daí plantamos as espécies adequadas para aquele local. No caso do Paranoá, como é um espaço próximo a pista, teremos ipês, jacarandás, frutíferas, flamboyant”, adianta.

O jardim a céu aberto só é possível graças a estudos constantes da Novacap, junto com cada administração, para saber em quais áreas há a necessidade de arborização. “Brasília encontra-se em um planalto central. Além de embelezar a cidade, a floresta urbana desenvolvida pela Novacap deixa a cidade mais arborizada, melhorando o clima do local”, destaca Raimundo Silva.

Por: Agência Brasília

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Distrito Federal

PCDF deflagra segunda fase da Operação Trem Bala

O acusado estava na posse de pedras de crack embaladas individualmente, para comercialização, e certa quantia de dinheiro, em espécie.

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O PANORAMA

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em continuação ao trabalho de combate ao tráfico de drogas no Guará, deflagrou mais uma fase da Operação Trem Bala. Em razão da ação, realizada na terça-feira (20), pela 4ª DP, foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão pelos crimes de associação e tráfico de entorpecentes.

Três pessoas foram detidas, após várias diligências. Duas envolvidas foram localizadas em uma invasão na QS 03/05, nas proximidades da linha do Metrô, Taguatinga. O outro acusado foi preso na QE 40, Guará.

Durante a prisão do terceiro envolvido, os policiais constataram a comercialização de entorpecentes. O homem, em companhia de dois menores, vendia drogas no local. A droga foi dispensada pelo individuo, que tentou fugir. Os menores foram apresentados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O homem, preso cumprimento a mandado de prisão, também foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores.

As prisões foram desdobramento da ação, que teve o objetivo de investigar uma associação criminosa voltada para o tráfico de drogas no Guará e Taguatinga, com envolvimento na prática de homicídios como forma de garantir o comércio ilícito de entorpecentes.

Por: Assessoria de Comunicação/DGPC

Continue lendo

Distrito Federal

Adolescente é detido com cocaína no P Norte

A droga e uma arma foram apreendidas

Publicado

on

Foto: Divulgação/PMDF

Um adolescente de 16 anos foi apreendido por uso e porte de substância entorpecente, por volta das 22h45 desta quarta-feira (21), na QNP 21, Conjunto C, Setor P Norte, em Ceilândia.

Durante Patrulhamento na QNP 21 foi avistado um jovem que agiu de forma suspeita. Em seguida, foi realizado um cerco e abordado o suspeito que portava uma faca em sua cintura e oito trouxas de cocaína no bolso esquerdo.

O abordado que possui foi conduzido à DCA II, onde foi registrada ocorrência por uso e porte de substância entorpecente e lavrado PAAI n° 473.

Por: Agência Brasil

Continue lendo

Distrito Federal

Ação conjunta em festa termina com apreensão de arma e drogas

No momento da abordagem havia 50 pessoas na chácara.

Publicado

on

Foto: Divulgação/PMDF

Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 16º Batalhão (Gtop 36) e da PMGO prenderam dois homens por porte ilegal de arma e tráfico de drogas no Incra 09 em Brazlândia. As equipes receberam a denúncia de que havia uma festa com pessoas ostentando armas e fazendo uso de drogas, às 22h desta segunda-feira (19). Os participantes do evento postaram fotos em rede social, o que confirmou a denúncia.
Ao chegarem na festa os policiais presenciaram dois carros saindo da chácara. O primeiro veículo atendeu a ordem de parada dada pelo Gtop 36. Em baixo do banco do motorista os policiais encontraram um revólver calibre 32, desmuniciado. O passageiro assumiu a propriedade da arma de fogo.

O segundo veículo foi acompanhado e alcançado. No momento da abordagem o motorista desembarcou e correu para um milharal. Posteriormente ele foi encontrado, na pochete do suspeito estavam R$ 958,00 em espécie e duas munições de calibre 38. Dentro do carro havia nove porções de cocaína, sete porções de maconha e uma garrafa de loló. Uma das passageiras portava um celular com restrição de roubo.


Todos foram encaminhados para a 15ª DP. O primeiro era morador de Recife (PE) e estava a poucos dias no DF. Ele foi autuado por porte ilegal de arma de fogo. O segundo detido tinha passagem por homicídio contra um policial da PMGO. Este foi preso em flagrante por porte de munição e tráfico de drogas. A mulher que portava o celular roubado foi autuada por receptação.
O dono do estabelecimento foi multado em R$ 20 mil por descumprimento de medida sanitária e teve suas atividades suspensas por 30 dias.

Por: PMDF

Continue lendo

Popular