Para atender a demanda da população que ficou sem atendimento nos últimos meses em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começa nesta quinta-feira (19) o agendamento para o mutirão de vistoria veicular. As vistorias vão acontecer sempre aos sábados. A princípio, o primeiro agendamento conta com 700 vagas.
A ação tem prazo para término em 19 de dezembro. As vagas agendadas durante todo o mutirão serão para alguns postos específicos. No SIA, Gama e Paranoá, as vistorias acontecem das 7h às 12h, sempre no período matutino. Ao passo que em Taguatinga, o atendimento é pela parte da tarde, das 13h às 18h.
De acordo com o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Lúcio Lahm, o agendamento para o mutirão das vistorias de veículos começará no horário das 19h. Dessa forma, haverá igualdade no momento de marcação do serviços para a maioria da população.
“Definimos o horário das 19h para liberação dessas vagas específicas do mutirão a fim de democratizar o acesso a toda a população, principalmente pensando naqueles que trabalham e só têm acesso ao sistema à noite”, afirma o diretor.
Como agendar
Todo o processo de agendamento para mutirão de vistoria de veículos será por meio da internet. Clique aqui para acessar o site do Detran-DF. Para agendar o serviço, o cidadão deve clicar na opção “Agendamento de Serviços (Vistoria, Habilitação, Veículos, Outros)”.
Após o procedimento, deve-se informar os dados pessoais, selecionar qual o tipo de agendamento, no caso, “Vistoria”. Por fim, o usuário escolhe o dia e horário disponíveis para a realização do serviço.
Mutirão aos sábados
A força-tarefa do Detran, para atender o máximo de vistorias aos sábados, é resultado da Instrução nº 854/2020. A medida foi adotada para atender uma demanda crescente nessa época do ano e agravada pela pandemia.
“A medida visa reduzir a demanda por inspeção veicular para transferência de propriedade e de Unidade da Federação, que cresce consideravelmente no final de cada ano e ainda teve seu aumento agravado este ano em razão da pandemia”, diz trecho do comunicado do Detran.