Enquanto o Brasil enfrenta uma das piores crises hídricas da sua história, a Suíça aproveita a abundância de água para inovar na mobilidade urbana. Em cidades como Genebra e Zurique, é possível ver pessoas voltando para casa pelo rio após o trabalho, usando boias, pranchas ou simplesmente nadando. A prática, que se tornou popular no verão, é uma forma de escapar do trânsito, se refrescar e curtir a natureza.
Para evitar que seus pertences se molhem, os suíços usam bolsas ou mochilas impermeáveis, que flutuam junto com eles. Alguns até levam roupas extras para trocar depois do passeio aquático. A segurança também é garantida por equipes de resgate, que monitoram os rios e orientam os usuários.
A novidade chamou a atenção dos brasileiros que vivem na Suíça, que compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais. Os internautas que moram no Brasil reagiram com surpresa e humor, comparando a situação com as enchentes que costumam alagar as ruas das grandes cidades. “Aqui também dá para ir para casa pelo rio, mas só quando chove muito”, brincou um deles.