No último sábado (19), a Floresta Nacional de Brasília (FLONA) foi palco de um grande evento do ‘Trilhas e Rumos’que reuniu mais de 1500 pessoas com a intenção de promover a integração do ciclismo com a natureza, bem como estimular a prática de atividades saudáveis e a preservação do meio ambiente.
O evento foi realizado pela Secretaria de Esporte e Lazer do DF em parceria com Instituto Inside Brasil que mapeou as principais trilhas e cachoeiras para fomentar o esporte de aventura em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
O mapeamento dessas áreas já está disponível no site ‘Trilhas e Rumos – Esportes de Aventura’, e incorpora diversos parques ecológicos, trilhas, cachoeiras e inúmeros locais, até então pouco explorados e desconhecidos pelos amantes do esporte de aventura.
Na ocasião, a secretária de Esporte e Lazer do DF, Giselle Ferreira destacou a importância desse projeto para a população do Distrito Federal.
“Esse projeto é de extrema importância pois ajuda a aumentar o desenvolvimento das regiões administrativas, bem como a preservação ambiental, a geração de emprego e renda, e ainda incentiva a prática de atividades saudáveis. O Distrito Federal possui diversos atrativos, como cachoeiras, parques ecológicos, trilhas para bicicletas, caminhadas, cavalgadas e tantas outras opções que os atletas amadores e profissionais podem utilizar”, disse.
É válido ressaltar que a Floresta Nacional de Brasília (FLONA), está localizada na Região Administrativa de Taguatinga, localizada no Distrito Federal, e tem uma extensão de 9.346 hectares, sendo composta predominantemente por Eucaliptus e Pinus spp, além de plantas nativas própria do Cerrado Brasileiro.
Com o objetivo de assegurar a preservação dos mananciais e da Floresta Nacional e promover o esporte em Brasília, o ‘Trilhas e Rumos’em parceria com o ICMbio, Caesb, Adasa e Novacap realizou ações de revitalização, conservação e plantio de novas mudas na entrada da Floresta.
Estiveram presente no evento a secretária de Esporte e Lazer Giselle Ferreira, a chefe da Floresta Nacional de Brasília Larissa Diehl, o presidente da Caesb Pedro Cardoso, o diretor presidente da Adasa Raimundo Ribeiro e o presidente do Instituto Inside Brasil, Robielisson Medeiros.