O tão aguardado Túnel Rei Pelé, localizado em Taguatinga, no Distrito Federal, foi oficialmente inaugurado e liberado para tráfego nesta segunda-feira (5). Com um investimento de R$ 275 milhões, essa nova estrutura tem como objetivo aliviar o fluxo de trânsito para os moradores da região oeste de Brasília, conectando a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Avenida Elmo Serejo.
No entanto, mesmo com a inauguração, a obra ainda não foi concluída em sua totalidade. A parte superior do túnel, por exemplo, que está destinada à circulação de ônibus, permanecerá fechada. Ainda há tapumes e operários trabalhando na parte de baixo. Além disso, a boulevard, que estava planejada para ser uma avenida arborizada, ainda não saiu do papel.
O secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho, explicou que ainda estão sendo realizados serviços de urbanização na parte superior. Estão previstas a construção de calçadas, ciclovias, reformas em algumas vias, paisagismo e instalação de equipamentos públicos. Ele enfatizou que todos os contratos já estão firmados e acredita que em um prazo curto será possível concluir essas etapas pendentes.
A inauguração ocorre no mesmo dia em que Taguatinga celebra seu aniversário de 65 anos. Na solenidade desta segunda-feira, estiveram presentes o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora Celina Leão (PP) e o ex-governador José Roberto Arruda.
“Hoje é um dia muito especial para todos nós. […] Quem anda por aqui vê o desenvolvimento, vê as coisas acontecendo, vê a realidade de uma cidade mudando de verdade. Para muitos, isso era quase impossível”, afirmou Ibaneis.
Os trabalhos para a construção do túnel tiveram início em 14 de maio de 2020, quando o Governo do Distrito Federal (GDF) realizou obras de desvio de tráfego. A previsão inicial de conclusão era janeiro do ano passado, mas foi adiada diversas vezes, passando por junho, setembro e dezembro de 2022. A última data estabelecida era abril de 2023, que acabou sendo novamente postergada para junho.
O Túnel Rei Pelé possui salas para o sistema contra incêndio, um reservatório de água e uma central de monitoramento com 22 câmeras. Também abriga espaços destinados ao Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), brigadistas e Corpo de Bombeiros. Além disso, conta com painéis que fornecem iluminação subterrânea, jatos ventiladores, exaustores e equipamentos para controle da qualidade do ar.
Em relação à segurança, somente veículos leves e de passeio estão autorizados a transitar pelo túnel em sua fase inicial após a inauguração. Ônibus, caminhões, ciclistas
e pedestres estão proibidos de utilizá-lo. Com uma extensão de 1.060 metros, o Túnel Rei Pelé terá velocidade máxima permitida de 60 km/h. O GDF garante que o local será monitorado 24 horas por agentes de trânsito e pelos operadores da sala técnica, além das câmeras instaladas. O acesso dos veículos no sentido Ceilândia-Plano Piloto será acompanhado pelo Detran, enquanto o DER-DF ficará responsável pelo monitoramento da entrada no túnel no sentido Plano Piloto-Ceilândia.