A partir do dia 30 de setembro, os brasileiros que quiserem visitar o Japão por até 90 dias não precisarão mais solicitar o visto de turista. A medida foi oficializada por meio de uma comunicação diplomática entre os dois países, publicada no Diário Oficial da União.
A isenção de visto vale apenas para portadores de passaportes brasileiros comuns válidos com chip, que são emitidos desde 2011. Quem pretender viajar ao país asiático para buscar emprego ou exercer profissão ainda deverá obter o documento de viagem junto à embaixada ou consulado japonês.
O acordo é recíproco, ou seja, também beneficia os japoneses que quiserem visitar o Brasil por até 90 dias. Em maio deste ano, o Brasil havia retomado a exigência de visto para visitantes japoneses, assim como para norte-americanos, australianos e canadenses, por não haver reciprocidade na isenção.
A isenção de visto entre Brasil e Japão tem validade inicial até 29 de setembro de 2026, podendo ser prorrogada por ambos os governos. A medida visa estimular o turismo e o intercâmbio cultural entre os dois países.