O prazo para baixar o e-Título, aplicativo que oferece a versão digital do título de eleitor, termina neste sábado (26), véspera do segundo turno das eleições municipais de 2024. Com ele, eleitores podem substituir o título físico e apresentar apenas um documento oficial com foto no momento do voto.
O e-Título foi criado pela Justiça Eleitoral em 2017 e facilita o acesso ao título de eleitor de forma digital. No entanto, para usar apenas o aplicativo como identificação na hora do voto, é necessário que o eleitor tenha realizado o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o que possibilita a inserção da foto no aplicativo. Para os eleitores que ainda não têm cadastro biométrico, é preciso levar um documento oficial com foto, como RG, passaporte, ou carteira de trabalho.
Atualmente, o e-Título soma mais de 75 milhões de downloads e conta com mais de 46 milhões de usuários registrados. No entanto, a Justiça Eleitoral aponta que muitos eleitores precisam atualizar o aplicativo para que o sistema funcione corretamente. A atualização permite, entre outras melhorias, a identificação por biometria e a consulta ao local de votação.
Outras Funcionalidades do e-Título
-Consulta ao local de votação
-Emissão de certidões para usuários com biometria cadastrada
-Justificativa de ausência nas eleições
-Emissão de guias para pagamento de multas
-Autenticação de documentos da Justiça Eleitoral
O TSE recomenda que os eleitores baixem ou atualizem o aplicativo com antecedência para evitar congestionamento no sistema nos dias próximos ao segundo turno. Para instalar ou atualizar, basta buscar por “e-Título” na loja de aplicativos do dispositivo.