A partir desta terça-feira (25), todas as pessoas com 18 anos ou mais que já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 há pelo menos quatro meses poderão receber a dose bivalente do imunizante da Pfizer. A vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.
São mais de 90 unidades básicas de saúde que oferecem a vacina bivalente no Distrito Federal. A lista completa está disponível neste link. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identificação e o cartão de vacina.
A Secretaria de Saúde (SES) recomenda que as pessoas não deixem de tomar a dose bivalente, pois ela pode aumentar os níveis de anticorpos neutralizantes e melhorar a proteção da população. A vacina bivalente da Pfizer tem a tampa de cor cinza, enquanto a monovalente tem a tampa roxa.
A vacinação bivalente contra a covid-19 faz parte do plano de vacinação para 2023 divulgado pelo Ministério da Saúde. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em novembro de 2022.
Além dos maiores de 18 anos, a vacina bivalente também está disponível para moradores de instituição de longa permanência com 12 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas também dessa faixa etária, gestantes e puérperas, inclusive as menores de 18 anos.