O Comitê de Competição da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) tomou uma decisão enérgica em relação aos incidentes racistas ocorridos durante a partida envolvendo Valencia e Real Madrid. Em resposta aos ataques direcionados ao atacante Vinicius Júnior por parte dos torcedores presentes na arquibancada “Mario Kempes” do estádio Mestalla, a RFEF decidiu fechar o setor em questão por cinco jogos.
A decisão do Comitê foi fundamentada no entendimento de que os cânticos que incitam a violência e expressam desprezo com base na origem racial das pessoas são infrações graves, intoleráveis e condenáveis do ponto de vista jurídico. Além disso, o cartão vermelho inicialmente dado ao jogador brasileiro foi anulado pelo órgão, tornando-o elegível para atuar na 36ª rodada do Campeonato Espanhol contra o Rayo Vallecano.
Apesar da anulação do cartão vermelho, Vinicius Junior não estará em campo no jogo desta quarta-feira. No entanto, uma homenagem está prevista para o jogador, que deverá ser ovacionado pela torcida do Real Madrid no 20º minuto da partida, em reconhecimento ao número de sua camisa e em apoio a sua luta contra o racismo.
O presidente do Real Madrid, Florentino Pérez, pretende usar o jogo como uma oportunidade para honrar o legado de Vinicius na Espanha e demonstrar solidariedade diante dos ataques racistas sofridos pelo jogador desde sua chegada em 2018.
Por outro lado, o Valencia foi multado em 45 mil euros (R$ 241 mil) pelo Comitê de Competição. No entanto, o clube expressou seu desacordo e indignação com a decisão, destacando contradições entre as provas apresentadas e os relatórios da Polícia Nacional e LaLiga. O Valencia tem o direito de recorrer da sanção nos próximos 10 dias.
Essa punição marca um marco importante, sendo a primeira vez que medidas são tomadas após uma série de denúncias de racismo contra Vinicius Junior nos últimos anos na Espanha. A decisão do Comitê foi embasada nos relatos das ofensas registradas na súmula, bem como na repercussão significativa do caso.
O documento do Comitê descreve os eventos ocorridos durante o momento em que os torcedores racistas foram identificados na arquibancada, relatando os insultos direcionados ao atacante brasileiro. A gravidade dessas ações ressalta a necessidade contínua de combater e punir o racismo no futebol e na sociedade em geral.