Um componente do vinho tem a capacidade de eliminar quase todas as bactérias que causam infecções na garganta e cáries nos dentes, segundo uma pesquisa da Universidade de Pavia, na Itália, publicada no “Journal of Agricultural e Food Chemistry”. O efeito antibacteriano foi encontrado tanto no vinho tinto quanto no branco, o que é uma ótima notícia para os apreciadores da bebida.
A substância responsável por essa ação é o ácido hipúrico, que é produzido pelo organismo após a ingestão de vinho. Ele se liga às bactérias do grupo dos estreptococos orais, que são responsáveis por diversas doenças na boca e na garganta, e as impede de se multiplicar e se aderir aos tecidos.
“Concluímos que este efeito age contra os estreptococos orais patogênicos e também é ativo na prevenção de cárie e patologias do trato respiratório superior”, afirmou Maria Daglia, uma das autoras do estudo.
Além disso, a pesquisadora lembrou que o vinho também tem outros benefícios para a saúde humana, como a proteção contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, desde que consumido com moderação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo moderado de vinho é de até uma taça por dia para as mulheres e até duas taças por dia para os homens. Portanto, se você gosta de vinho, pode aproveitar esses benefícios sem exagerar. Saúde!