conecte-se conosco

Curiosidades

Você Sabia? Juscelino Kubitschek tinha uma lancha chamada Gilda

Sede de importantes encontros em Brasília, Gilda passou por uma série de capítulos em sua história até chegar a um leilão

A lancha Gilda de JK
Foto: Guilherme Mazui/Agencia RBS

A lancha do ex-presidente Juscelino Kubitschek era uma fiel escudeira e conhecida pelo nome dado por JK: Gilda. A mistura de homenagem e admiração pela atriz Rita Hayworth do filme Gilda, de 1946, foi o motivo para a nomeação. Construída no Rio de Janeiro, a mando do ex-presidente Getúlio Vargas, chegou à capital federal em 1959 por ordens de JK. 

A história de Gilda

Além de servir até quatro presidentes e sediar muitas horas de lazer de JK, Gilda ainda recebeu figuras importantes, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes.  No entanto, provavelmente, Kubitschek não mensurava a longa história que Gilda teria a partir dali. Com o fim do mandato de JK, a lancha foi abandonada às margens do Lago Paranoá

Uma nova esperança

Com 46 pés de madeira e sem a presença de JK, Gilda parecia sem vida e utilidade, quase submersa pelas águas. Entretanto, a lancha ganhou um novo capítulo na história de Brasília. A chance de sobrevivência de Gilda ocorreu por meio do financiamento do empresário Gerard Souza, que, em 2003, decidiu restaurar a carcaça do barco.  Então, em 2014, 55 anos depois de dar muitas voltas com JK, a lancha voltou para as águas do Lago com o intuito de servir em memória do presidente e da história da capital federal. 

Gilda foi a leilão

Quase um patrimônio histórico de Brasília, depois da restauração, além de uma nova página na história brasiliense, a lancha de Kubitschek também ganhou um novo dono, o empresário catarinense Carlos Alberto Oliveira Júnior.

Apesar do intuito de navegar o Lago Paranoá à fora com a relíquia de Kubitschek, Júnior notou que os reparos feitos por Gerard Souza, em 2003, já não eram mais tão novos assim. Por isso, colocou a Gilda de JK para leilão, em 2019,  por um lance mínimo de R$ 400.000,00. 

Dotada de uma sala com armários, uma sala principal com três sofás, além da cabine de comando e uma suíte, na proa, Gilda não recebeu nenhum lance e teve o lote promovido finalizado.

Curioso sobre o leilão de Gilda? Saiba mais clicando aqui.

Curiosidades

Gato invade a cabine e ataca piloto durante voo de passageiros

Ser atacado por um felino enquanto pilota um avião de passageiros não é realmente algo que um comandante espera, mas aconteceu na semana passada.

Publicado

on

Foto: Arte/AEROIN

Um avião de passageiros Boeing 737 Classic da empresa sudanesa Tarco Aviation foi forçado a retornar ao aeroporto na capital sudanesa de Cartum depois que um gato furioso, que de alguma forma entrou na cabine, atacou os pilotos logo após a decolagem, informou a mídia local.

O voo da companhia aérea sudanesa Tarco Airlines aconteceu na quarta-feira (24) com destino a Doha, um serviço de 3 horas e 45 minutos, e estava ocorrendo de maneira totalmente rotineira até que o passageiro muito improvável causou a emergência no ar.

Em torno de 30 minutos após a decolagem, o gato apareceu na cabine e atacou o comandante, que tentou conter o felino. Mas ele não parava o ataque, de acordo com o Al-Sudani. Depois que todas as tentativas de conter o invasor peludo falharam, o piloto decidiu dar meia-volta com o avião e voltar para a capital sudanesa.

Em sua matéria, o Al-Sudani obteve informações de que a aeronave havia passado uma noite estacionada em um hangar no aeroporto de Cartum antes do voo. A fonte sugeriu que o gato provavelmente entrou furtivamente a bordo durante a limpeza ou manutenção e se escondeu dentro da cabine para surpreender os pilotos mais tarde.

O avião pousou em segurança e o felino foi removido, para a alegria da tripulação.

Por mais desconcertante que o incidente possa parecer, esta não é nem mesmo a primeira invasão de um gato num jato comercial. É a segunda vez em menos de um mês que um gato tem acesso à cabine, a primeira foi no início de fevereiro quando um gato decidiu tomar sol na cabine de um Boeing 737 da El Al.

Por: Aeroin

Continue lendo

Curiosidades

Confira 3 truques do iPhone que você não sabia e facilitam o dia a dia

Escanear um documento nunca foi tão fácil com a ferramenta disponível no bloco de notas do celular

Publicado

on

Confira truques do iPhone
Foto: banco de imagens/Pixabay

O iPhone dispõe de vários truques que facilitam o dia a dia, mas nem todos são conhecidos pelos próprios usuários do sistema. Por isso, O Panorama reuniu três ferramentas disponíveis na nova atualização do iOS 14.3 que talvez estejam escondidas aos seus olhos, mas muito requisitadas na rotina.

Scanner

Essa dica salva quem precisa enviar um documento prontamente, mas não possui impressora em casa ou não tem tempo para ir até um local de xerox, e principalmente os universitários que tanto precisam obter materiais para estudo.

Para escanear uma folha, um documento ou texto no Iphone, basta pressionar e segurar o ícone do bloco de “notas” por alguns segundos. Em seguida, uma lista de opções vai surgir na tela, entre elas, a alternativa “Escanear documento”. Selecione, enquadre na câmera a folha desejada, aperte como se fosse fazer uma foto, recorte o fundo da foto e mantenha somente até as extremidades do documento, clique em “manter escaneamento” e depois “salvar”. Pronto! O seu documento está escaneado em alguns minutos.

A ferramenta ainda dá opção de selecionar filtros à imagem, que pode assumir efeito real de scanner feito em máquina.

Descubra o nome da música

Outra maravilhosidade escondida no sistema iOS é a ferramenta que possibilita encontrar o nome da música tocada no ambiente. Quem nunca esteve em um restaurante ou escutou uma música na televisão, gostou ou recordou memórias boas com o som e quis descobrir o nome do hit para curtir depois, mas não sabe o que diz a letra para pesquisar?

Pois então, o iPhone resolveu esse problema e entregou mais uma facilidade para o dia a dia dos usuários. Em “Ajustes”, “Central de Controle”, procure em “mais controles” a ferramenta “Reconhecimento de música”. Após selecionar, abra a aba de baixo para cima da Central de Controle, clique e espere o celular reconhecer a música para você.

Além de entregar o nome da canção, o sistema ainda dirige o usuário para um link onde a música está disponível para reprodução.

O fim da foto invertida

Para fechar os truques do Iphone: expectativa x realidade. Abrir a câmera frontal, se posicionar para a foto, gostar da posição e se decepcionar com o resultado, essa era a realidade dos usuários do Iphone que sofriam com o tal recurso da foto ao contrário. O sistema iOS considerava interessante inverter a foto para dar aspecto de câmera traseira para o registro, mas acabava com a produção e a pose pensada para a selfie.

Por isso, muitos usuários optavam por utilizar o aplicativo Instagram para fazer as fotos frontais, já que o resultado continua o mesmo após clicar o registro. No entanto, o recurso virou opção e agora pode ser desabilitado na nova atualização do sistema.

Para obter a foto idêntica a que aparece na tela, basta ir até “Ajustes” e “Câmera”. Em “Composição”, selecione “Espelhar câmera frontal”. A mágica está feita e a dor de cabeça sanada.

Continue lendo

Curiosidades

Amigo secreto online: veja sites para realizar a brincadeira na pandemia

A internet revolucionou até a forma de tirar o papelzinho do amigo oculto, agora sites ajudam a realizar a brincadeira mesmo à distância

Publicado

on

Amigo secreto online

O amigo secreto já é tradição entre as famílias brasileiras e tem o poder de trazer para as festas de natal uma energia de comunhão e carinho entre parentes e amigos. Neste ano, assim como muito eventos sazonais, o natal deve adotar novas formas para a celebração, já que o mais importante no momento é preservar a saúde das pessoas amadas e mantê-las fora de risco de contaminação da covid-19, ou seja, longe de aglomeração.

A revolução nas esferas sociais

Que a internet revolucionou o mundo de diversas maneiras já não é uma novidade, mas sempre há novas formas de reinvenção. Em 2020, o espaço digital contribuiu para a sociedade não só como fonte de pesquisa ou entretenimento, mas também quebrou barreiras impostas pelo novo coronavírus. As vídeo-chamadas, por exemplo, surgiram como uma das melhores opções para matar a saudade com segurança, a possibilidade do trabalho home office também fez despertar novos olhares e possibilidades para o ambiente de trabalho.

Em constante evolução, a brincadeira mais tradicional das festas de fim de ano também não ficou de fora e entrou para o espaço digital. Quem nunca tirou o papel do sorteio, leu e esqueceu o nome de quem tirou? Além do distanciamento social, a dinâmica online também contribui com a memória, definitivamente, a era do papelzinho pode ser extinta com as plataformas criadas para realizar o amigo secreto online.

Veja como fazer o amigo secreto online

Amigo Secreto

O site com mesmo nome da brincadeira permite criar grupos específicos para cada ocasião, caso a dinâmica seja realizada no ambiente de trabalho, entre amigos, familiares, faculdade, entre outros. Outra opção interessante da plataforma é a possibilidade de escolher os tipos de presente a serem entregues na brincadeira. Entre as opções, os participantes podem organizar um Amigo Vinho, Amigos Apaixonados por Sapatos, Amigo Renner, Amigo O Boticário e até Amigo Uber.

O valor do presente pode ser estipulado no próprio site, assim como o sorteio em si. Além da extinção do papel do sorteio, a saga para descobrir o que a pessoa sorteada gosta ou qual o tamanho de roupa ou sapato usa também chegou ao fim com a ajuda do Amigo Secreto Online. Após o sorteio, um chat se abre para que o sorteado converse com quem o sorteou, de forma anônima, assim, quem será presenteado pode dar dicas do que deseja ganhar sem descobrir quem o tirou.

Papelzinho

De forma irônica, o nome da segunda opção de amigo secreto online brinca com a forma original de realizar o sorteio. Sem papelzinho de verdade, o aplicativo disponível na Apple Store, para iOS, e na Play Store, para android, oferece a possibilidade de criar infinitos grupos e todos os participantes podem colocar até 3 opções de presentes.

O sorteio é realizado na própria plataforma, onde os integrantes receberão um e-mail com link direcionado para a revelação do seu amigo oculto.

SorteioGo

O site SorteioGo pode ser uma opção mais fácil para os participantes menos adeptos às inovações do espaço digital, já que não é necessário fazer cadastro para participar da brincadeira. Na plataforma, o administrador se encarrega de fazer tudo. Para realizar o sorteio, basta preencher o nome de cada um dos integrantes e os respectivos e-mails. Em seguida, o site realiza o sorteio e envia para cada endereço eletrônico o nome da pessoa sorteada.

Continue lendo

Popular