O famoso ponto de referência de Taguatinga (DF), a Praça do Relógio, uma das estações do metrô do Distrito Federal, tem como ícone um relógio de 15 metros de altura, composto por quatro lados iguais e visual vintage. A estrutura, um símbolo da cidade, carrega história e é internacional.
Presente direto do Japão
Dado pelo japonês Eiichi Yamada, presidente da fabricante de relógios Citizen Watch, o relógio chegou ao Brasil em forma de presente. Após visita ao país em 1970, Yamada decidiu agradar o então Administrador Regional de Taguatinga, Professor Fernando Corassa, com a peça confeccionada por sua empresa.
O relógio é Patrimônio Cultural do DF
Tombado como patrimônio cultural e artístico do Distrito Federal, a estrutura foi restaurada em 2018, em comemoração ao aniversário de 60 anos de Taguatinga (DF). Apesar da revitalização, o funcionamento total do ponteiro não manteve o padrão almejado. Em 1970, a ideia era que o relógio tocasse badaladas a cada hora e uma badalada a cada 15 minutos.
Em 2010, o local ganhou mais um toque especial ao agregar ao relógio uma fonte luminosa. Com direito a chafarizes, a água da fonte é dançante e executa movimentos de acordo com a música tocada no momento, além disso, também há luzes.