conecte-se conosco

Confira algumas dicas de livros

O hábito de ler é considerado por muitos uma ótima forma de desenvolvimento pessoal e profissional, além disso, a leitura é uma das principais razões para a sofisticação do vocabulário e expansão de conhecimentos de um indivíduo. 

No entanto, apesar dos vários benefícios que a leitura traz para o leitor, a prática ainda é considerada, especialmente pelos jovens, como chata e muita das vezes cansativa. 

Segundo levantamento feito pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o país perdeu nos últimos quatro anos, mais de 4,6 milhões de leitores. De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. 

Ainda de acordo com dados da pesquisa, o brasileiro lê, em média,  cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Em vista disso, O Panorama resolveu listar algumas dicas de livros para florescer o desejo pela leitura. Confira!

A garota do lago

O romance é escrito pelo autor Charlie Donlea e é ideal para os fãs de um bom suspense. A história se passa na pequena cidade de Summit Lake, palco de um crime brutal, envolvendo a filha de um advogado rico e importante, Becca Eckersley. 

Para investigar o crime, uma jornalista, Kelsey Castle, vai até à cidade onde aconteceu a atrocidade e acaba desvendando vários segredos. A narrativa intercala passado e presente, o que dá um ar de mistério que instiga o leitor a continuar lendo. 

O conto de Aia

A obra é de 1985 e ganhou grande repercussão nos dias atuais ao virar a famosa série The Handmaid’s Tale, lançada em 2017. Tanto no livro como na série, a história se passa em um futuro distópico, onde as mulheres perderam todos os seus direitos, incluindo o de ter um nome. 

Os Estados Unidos não existem mais, dando lugar à República de Gilead, uma teocracia comandada por fundamentalistas cristãos. A leitura é incômoda e desconfortável, mas absolutamente necessária. Mas não se preocupe, 99,9%  de chance que o livro irá prender a sua atenção. 

A revolução dos bichos

Este livro é um clássico. Escritor por  George Orwell, na obra, os animais da fazenda Granja do Solar se revoltam contra seu dono explorador e o expulsam do lugar, transformando-o na Granja dos Bichos. 

O livro traz a tona os ideais de liberdade e democracia propostos pelos próprios animais. No entanto, com o tempo, esses ideais são distorcidos e logo os animais começam a explorar os seus iguais. E aí, isso te lembra algo? Vale a pena ler. 

Escravidão

Este best-seller da história do Brasil se aventura em uma trilogia sobre o período mais infeliz da história do país: a escravidão. Para o autor, as discussões sobre a escravidão estão muito presentes no mundo acadêmico, mas precisam ultrapassar essa barreira. 

O livro Escravidão possui uma escrita fluída e quase jornalística, o que aproxima as pessoas que desconhecem o tema do assunto. O primeiro livro da trilogia foi lançado em 2019 e fala desde o primeiro leilão de cativos que aconteceu em Portugal, em 1444, até a morte de Zumbi de Palmares, em 1695. 

A sutil arte de ligar o f*da-se

Ao contrário da grande maioria dos livros de autoajuda, que falam muito, mas pouco se pode extrair de fato, A Sutil Arte de Ligar o F*da-se chega para abalar as estruturas do leitor. 

O autor da obra, Mark Manson, busca convencer o leitor de que não é preciso sempre ser o melhor em tudo e  que o otimismo não é requisito obrigatório para uma vida mais feliz.

Se você está precisando dar uma chacoalhada nas suas ideias, esse livro é ideal. De uma forma leve e divertida, você vai descobrir que os gurus do pensamento positivo não estão 100% certo o tempo todo. 

A cinco passos de você

Por fim, este romance,  capaz de mudar a vida e a percepção de mundo de muitos leitores. O livro retrata a história de uma adolescente, Stella, que convive com uma doença crônica e segue a risca o tratamento médico. 

No entanto, a vida da jovem muda com a chegada de Will, que sofre da mesma doença, mas tem um pensamento um pouco diferente do dela. Por conta da fibrose cística, os dois precisam ficar a cinco passos um do outro, mas isso não os impede de se apaixonarem. Não vale chorar, hein! Boa leitura! 

Confira outras dicas em: https://opanorama.com.br/webstories/

Cursos e Vagas

Emprego: CIEE abre processo seletivo de estágio para o GDF

Para participar, o aluno deve estar matriculado em um curso de ensino superior. As inscrições ficam abertas até o dia 4 de agosto.

Publicado

on

Foto: Reprodução/ FreePik

Para aqueles que estão procurando uma oportunidade de trabalho, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), está com uma excelente oportunidade. A instituição está com processo seletivo aberto para a contratação de estagiários para o Governo do Distrito Federal (GDF). Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de agosto, pelo site do CIEE. 

Para se inscrever, é necessário estar devidamente matriculado em instituições públicas ou privadas de ensino superior. Entre as vagas, destaque para os cursos de arquivologia, comunicação social, comunicação organizacional, engenharia de redes e secretariado executivo.

A seleção é composta por duas etapas, sendo a primeira delas a inscrição e posteriormente, a prova. O edital prevê carga horária de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias. Os selecionados receberão bolsa-auxílio de R$600, além de R$8 por dia de auxílio transporte. Conforme o artigo do Art. 54, § 1º, da Lei nº 6.637/2020, fica assegurado reserva de 20% das vagas oferecidas para cada curso às pessoas com deficiência.

Há 57 anos atuando no mercado, o CIEE  se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens.

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre-se de checar e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Brasil

MP com novo programa social sai no início de agosto, diz ministro

João Roma disse que o valor ainda não foi definido

Publicado

on

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma medida provisória com a reestruturação dos programas sociais do governo, que devem ser unificados num único programa, será publicada no início de agosto, afirmou hoje (28) o ministro da Cidadania, João Roma.

Mesmo com a publicação da reformulação, contudo, um valor médio para os pagamentos do novo programa de transferência de renda do governo ainda não foi definido.

“A questão do ticket médio e do valor desse programa será eventualmente tratado com a área econômica mais à frente”, disse João Roma. “Pretendemos que esse valor seja o máximo possível”, acrescentou.

Nesse primeiro momento, devem ser promovidas mudanças operacionais para o funcionamento do novo programa. “Existe toda uma operacionalização que precisa ser feita, fazer ajustes com Dataprev, com a Caixa Econômica Federal”, disse o ministro.

Roma já havia dito, no início do mês, que os primeiros pagamentos do novo programa de transferência de renda devem ocorrer em novembro, após o fim do auxílio emergencial.

O novo programa deve englobar, além do Bolsa Família, o programa nacional de aquisição de alimentos e iniciativas de capacitação e microcrédito, disse Roma, após ser questionado por jornalistas sobre quais programas seriam unificados. “Será um programa único”, afirmou o ministro.

As declarações foram dadas após reunião de Roma com o ministro da Economia, Paulo Guedes, que disse que o novo programa será custeado com recursos já disponíveis no Orçamento.

“Os programas sociais estão sendo feitos dentro da responsabilidade fiscal, com respeito ao teto”, disse Guedes. Ele afirmou que a reforma tributária proposta pelo governo também deve promover distribuição de renda, ao cobrar imposto sobre os dividendos das empresas.

A reforma do Imposto de Renda proposta pelo governo prevê o pagamento de 20% sobre o valor distribuído por empresas aos acionistas. Nesta quarta-feira (28), Guedes afirmou, contudo, que as empresas que aderiram ao Simples devem ficar de fora da regra. 

Por: Agência Brasil

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Esportes

Jogos: Brasil encara Egito nas quartas de final do futebol masculino

A seleção entra em campo no sábado, às 7h

Publicado

on

Foto: Molly Darlington

A seleção brasileira de futebol masculino vai enfrentar o Egito, segundo colocado do Grupo C, nas quartas de final da Olimpíada de Tóquio. O adversário ficou definido após a vitória dos africanos contra a Austrália por 2 a 0 no Estádio de Miyagi, na cidade de Rifu. A partida acontecerá no Estádio de Saitama, na cidade Saitama, às 7h (horário de Brasília). Todas as partidas das quartas de final vão acontecer no sábado (31).

Já o empate entre Espanha e Argentina por 1 a 1 no Estádio de Saitama, classificou os europeus como líder do grupo C e eliminaram os sul-americanos, que encerram sua participação na competição como terceiro colocado. Os espanhóis terão pela frente nas quartas a Costa do Marfim (2º colocada) no Estádio de Miyagi, às 5h (horário de Brasília).

Quem mandou bem na fase de grupos foi o Japão, o único país que obteve 100% de aproveitamento nas três partidas disputadas no Grupo A. Os japoneses vão enfrentar a Nova Zelândia (2º colocado do Grupo B) às 6h (horário de Brasília), no Estádiode IbarakiKashima, na cidade de Kashima, província de Ibaraki.

Já a Coreia do Sul, líder do Grupo B, terá como oponente o México, que ficou na vice-liderança do Grupo A. O duelo será realizado no Estádio de Yokohama, na cidade de Yokohama, província de Kanagawa, às 8h (horário de Brasília).

A França acabou decepcionando no Grupo A, tendo encerrado sua participação como terceiro colocado e, consequentemente, eliminada dos Jogos de Tóquio.

Brasil venceu nesta quarta (28)

A seleção brasileira também entrou em campo nesta quarta-feira (28) e venceu a Arábia Saudita por 3 a 1 no estádio de Saitama. Os atacantes Matheus Cunha e Richarlison (2) marcaram os gols brasileiros, já Al Amri descontou para os sauditas.

Todos os confrontos das quartas de final serão no sábado (31):

5h – Espanha x Costa do Marfim – Estádio de Miyagi

6h – Japão x Nova Zelândia – Estádio de Ibaraki Kashima

7h – Brasil x Egito – Estádio de Saitama

8h – Coréia do Sul x México – Estádio de Yokohama

Por: Agência Brasil

Para continuar atualizado sobre saúde, política, cultura pop e outros assuntos, lembre de checar nosso site e seguir o nosso perfil do Instagram (@OPanoramaOficial).

Continue lendo

Popular