conecte-se conosco

Conheça a história de Brasília e muito mais

Brasília é uma cidade que esbanja beleza por sua arquitetura moderna. No entanto, o encanto da capital vai além das majestosas estruturas construídas pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. 

Além dos belos prédios, a capital federal possui um roteiro turístico cultural rico em informações e diversidade. Para aqueles que amam saber e conhecer mais sobre a história da metrópole e cultura do Brasil, os museus do Distrito Federal pode ser um destino criativo e diferente para curtir com a família, amigos ou sozinho (a). Confira!

Museu Vivo da Memória Candanga 

Fundado em 1990, no sítio histórico onde fora construída as instalações do antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), foi considerado em 1985 como patrimônio cultural local pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Localizado entre as regiões administrativas de Candangolândia e  Núcleo Bandeirante, o Museu Vivo conta com um espaço de 184 mil metros quadrados, no qual abrange casas feitas de tábuas, bosque, pomar, parque infantil, auditório e salas de exposições permanentes, que contam a história dos primeiros artistas de Brasília e muito mais. Vale a pena conferir!

Serviço:

Endereço: Lote D Setor Juscelino Kubistchek, 71739-020, Núcleo Bandeirante, Brasília-DF.

Horário de visitação: verificar junto ao museu

Telefone: (61) 3301-6641

E-mail: mvmc@cultura.df.gov.br

Memorial JK

O museu Memorial JK é um dos mais conhecidos entre os brasilienses, afinal, a estrutura guarda e preserva partes importantes da história da família Kubitschek e do ilustre presidente Juscelino. 

No espaço, pode-se encontrar fotos da época da construção da capital, roupas de gala, objetos pessoais e a reprodução de cômodos do ex-presidente, como, por exemplo, a biblioteca particular presidente JK.  Além da biblioteca, um dos espaços mais notáveis do complexo é a Câmara Mortuária, onde estão reservados os restos mortais de Juscelino Kubitschek. Visite!

Serviço:

Endereço: Eixo Monumental, Praça do Cruzeiro – Lado Oeste, 70070-300.

Horário de visitação: verificar junto ao museu

Telefone:  61 3226-7860 / 3225-9451

E-mail: cultural@memorialjk.com.br

Memorial dos Povos Indígenas 

O Memorial dos Povos Indígenas, localizado na Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK, foi construído em 1987 por Oscar Niemeyer, com o objetivo de mostrar a imensa diversidade e riqueza da cultura indígena do país. 

Com formato de uma maloca redonda (tipo de cabana comunitária utilizada por alguns nativos indígenas) o espaço dispõe de peças representativas de várias tribos, que inclui exemplares da coleção Darcy-Berta-Galvão, como Urubu-Kaapor; bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, máscaras e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.

Serviço:

Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK.

Horário de visitação: verificar junto ao museu

Telefone:  (61) 3344-9272 / 3344-1154 / 3306-2874

E-mail: mpi@cultura.df.gov.br

Museu Nacional dos Correios 

Localizado no Setor Comercial Sul, o Museu dos Correios, criado em 1931, nasceu com o objetivo de preservar a história dos serviços postais, telegráficos e a memória de uma das instituições mais antigas do Brasil, os Correios. 

Considerado, referência em conservação, pesquisa e exibição de objetos relativos à História Postal e Telegráfica do Brasil, o acervo do museu abriga mais de 1 milhão de peças relacionadas à história postal e telegráfica do país. Além, de oferecer durante todo o ano, uma programação variada de atividades culturais. 

Serviço:

Endereço: Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, n° 256, ed. Apolo, Asa Sul.

Horário de visitação: verificar junto ao museu

Telefone: (61) 2141-9276

E-mail: museu@correios.com.br

Museu de Valores do Banco Central 

Inaugurado em 1972, na cidade do Rio de Janeiro e transferido para Brasília em 8 de setembro de 1981, o museu de  Valores do Banco Central possui um acervo diversificado de exemplares de cédulas e moedas de diversos países, maquetes que retratam a história do dinheiro no Brasil e a maior pepita de ouro encontrada no país.

Serviço:

Endereço: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B – Ed. Sede – Asa Sul, DF, 70074-900.

Horário de visitação: verificar junto ao museu

E-mail: museudevalores@bcb.gov.br

Museu Histórico de Brasília 

Construído em 21 de abril de 1960, data de inauguração de Brasília, o Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade) que integra o Conjunto Cultural Três Poderes é o museu mais antigo da cidade. 

Projetado por Oscar Niemeyer, o complexo tem foi erguido com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. O Museu possui uma exposição permanente com inscrições históricas, transcritas em braile e inglês.

Serviço:

Endereço:  Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios Brasília – DF.

Horário de visitação: verificar junto ao museu

Telefone: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709

Confira outros assuntos em: https://opanorama.com.br/webstories/

Mundo

Passageiro abre porta e cai de avião momentos antes da decolagem

Homem que embarcou normalmente e abriu uma outra porta, sem autorização, foi atendido no pátio do Aeroporto Pearson, de Toronto, Canadá

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um incidente incomum e perigoso ocorreu na noite de segunda-feira no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto, quando um passageiro de um voo da Air Canada para Dubai abriu a porta da cabine e caiu na pista, sofrendo ferimentos e atrasando a partida do avião por quase seis horas.

Segundo a Air Canada, o passageiro, que não teve sua identidade revelada, embarcou normalmente na aeronave, um Boeing 777, mas em vez de ir para o seu assento, ele abriu a porta da cabine do lado oposto ao da porta de embarque. A altura da queda foi de cerca de 6 metros.

O passageiro foi socorrido pelos serviços de emergência e pelas autoridades, que foram acionadas imediatamente. A Air Canada informou que o voo AC056, que levaria 319 passageiros, foi adiado e só decolou mais tarde, após a inspeção da aeronave e a reorganização dos passageiros.

A companhia aérea afirmou que seguiu todos os seus procedimentos aprovados de embarque e operação de cabine e que está investigando o incidente. A Autoridade dos Aeroportos da Grande Toronto (GTAA) também confirmou que está ciente do ocorrido e que prestou apoio à Air Canada, à Polícia Regional de Peel e ao Peel EMS.

Até o momento, não se sabe o que motivou o passageiro a abrir a porta da cabine, nem qual é o seu estado de saúde.

Continue lendo

Mundo

Rajadas de vento fazem arranha-céu balançar nos EUA

O arranha-céu, que tem 325 m de altura e 74 andares

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um fenômeno impressionante foi registrado na noite de ontem (10/1) em Nova York, nos Estados Unidos. Uma forte tempestade, com ventos que chegaram a quase 100km/h, provocou a oscilação de um dos maiores edifícios da cidade, o Brooklyn Tower.

O arranha-céu, que tem 325 m de altura e 74 andares, fica em Downtown Brooklyn, na Avenida DeKalb. Ele foi inaugurado em 2023 e é considerado um dos mais modernos e luxuosos da região.

As imagens capturadas em time-lapse revelam o movimento da estrutura, que parece se inclinar para os lados. Segundo especialistas, esse é um mecanismo de segurança para evitar o colapso do prédio em situações extremas.

Veja o vídeo abaixo:

Continue lendo

Tecnologia

Google demite centenas de funcionários em todo o mundo

A gigante das buscas disse que vai desligar pessoas em sua unidade de assistente de voz, realidade aumentada e de hardware; dois executivos estão deixando a empresa.

Publicado

on

Foto: Reprodução

A Alphabet, empresa-mãe do Google, anunciou na última quarta-feira (10) um corte de centenas de empregos em várias áreas, incluindo assistente de voz, realidade aumentada e hardware. A medida faz parte de uma reestruturação organizacional que visa reduzir custos e focar na tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa, que permite criar conteúdo original a partir de dados.

De acordo com a Reuters, o Google confirmou que as demissões afetam principalmente a unidade de assistente de voz (Google Assistente), que compete com a Alexa da Amazon e a Siri da Apple, a equipe de realidade aumentada, que desenvolve produtos como o Google Glass e o Google Lens, e a equipe de hardware, que produz os celulares Pixel, os alto-falantes inteligentes Nest e os relógios inteligentes Fitbit.

O Google não informou o número exato de funcionários desligados nem o impacto das demissões no Brasil, mas disse em nota que “alguns times continuam a fazer mudanças organizacionais, que incluem a eliminação de alguns cargos globalmente”.

A decisão da Alphabet também levou à saída dos cofundadores da Fitbit, James Park e Eric Friedman, que venderam a empresa de monitoramento de saúde e condicionamento físico para o Google por US$ 2,1 bilhões em 2019. Apesar da aquisição, o Google continuou a lançar versões de seu Pixel Watch, um produto que concorre com alguns dos dispositivos da Fitbit e também com o Apple Watch.

A reorganização de algumas equipes ocorre em um momento em que gigantes da tecnologia como a Microsoft, a Meta (antiga Facebook) e o Google investem na crescente adoção da IA generativa, que ganhou destaque com o sucesso do ChatGPT, um modelo de conversação desenvolvido pela OpenAI, uma organização sem fins lucrativos apoiada por personalidades como Elon Musk e Peter Thiel.

No ano passado, o Google anunciou planos para adicionar recursos de IA generativa ao seu assistente virtual, que permitiriam ao assistente ajudar as pessoas a planejar uma viagem ou colocar os e-mails em dia e, em seguida, fazer perguntas de acompanhamento.

Em janeiro de 2023, a Alphabet anunciou planos para cortar 12 mil empregos, o equivalente a 6% de sua força de trabalho global. Em setembro de 2023, ela tinha 182.381 funcionários em todo o mundo.

O que diz o Google Brasil

“Como já dissemos, temos investido de maneira responsável nas maiores prioridades de nossa companhia e nas oportunidades significativas à frente. Para melhor nos posicionar para essas oportunidades, diversos times fizeram mudanças na segunda metade de 2023 para se tornarem mais eficientes, alinhando recursos às suas principais prioridades. Alguns times continuam a fazer essas mudanças organizacionais, que incluem a eliminação de alguns cargos globalmente. Continuamos a oferecer suporte aos funcionários impactados para que eles possam buscar novas posições dentro e fora do Google“.

Continue lendo

Popular