Sobras do churrasco?

Saiba como aproveitá-las para fazer 6 pratos saborosos

Não importa o dia, brasileiro que é brasileiro costuma fazer churrasco seja num domingão, dia de semana, no sol e até mesmo na chuva, basta bater a vontade. Porém, é comum algumas pessoas exagerem na hora de fazer as compras, o que ocasiona na sobra de carne e outras iguarias.

Então se você não sabe o que fazer com as sobras do churrasco, siga adiante e confira 5 receitas práticas e saborosas para fazer no dia seguinte para toda a família. 

Comecemos pelo famoso Arroz Carreteiro. Esta é uma das receitas mais famosas depois de um bom churrasco, até porque, une o útil ao agradável: sabor, praticidade e economia. Confira a receita.

500 g de carne; 1 cebola; 2 dentes de alho; 3 xícaras de arroz; sal e pimenta a gosto; salsinha picada.

Ingredientes

Em uma panela, coloque água, sal, azeite e arroz. Logo depois deixe-o ferver, escorra-o e deixe em reserva. Lave a carne para a retirada do excesso de sal. Em seguida, refogue a cebola cortada e o alho. Depois, ponha a carne para fritar no óleo e misture a carne frita com o arroz. Em seguida, sirva-se. Fácil né?

Modo de preparo

Originário da Holanda, o croquete foi criado no começo do século XX pelo padeiro Kwekkeboom, holandês que viveu na França. Conhecido em diversos países, o seu formato e recheio varia de nação para nação. Então sem enrolação, vamos para os ingredientes.

Croquete de carne assada

500 g de lagarto; 1/2 linguiça calabresa defumada; sal, pimenta-do-reino, alho espremido, molho inglês; 1 cebola.

Carne

500 ml de leite integral; 3 colheres (sopa) de margarina; 500 g de farinha de trigo; 2 tabletes de caldo de carne; leite; óleo para fritar.

Croquete

Primeiro recheie a carne com a linguiça e tempere com sal, pimenta, alho e o molho inglês. Em uma panela de pressão, refogue a cebola no óleo até dourar, adicione a carne e deixe dourar todos os lados. Depois, cubra com água e deixe cozinhar por, no mínimo, 30 minutos, depois que a panela pegar pressão. 

Modo de preparo da carne

Modo de preparo da massa de croquete

Em uma panela, junte a carne triturada com o caldo do cozimento, o leite, os tabletes de caldo e a margarina. Leve ao fogo até ferver. Gradualmente, adicione a farinha e cozinhe até desgrudar do fundo. Em seguida, coloque a mistura da farinha em uma bancada untada e deixe amornar.

Após isso, sove a massa por pelo menos 3 minutos. Modele os croquetes e empane (passe-os em leite e logo após na farinha de rosca). Frite em óleo quente até dourar. Se preferir, você pode congelar os croquetes empanados que não serão consumidos.

Isso mesmo! Até o escondidinho de carne pode ser feito com as sobras do churrasco. A receita é feita com batata e a adição das carnes que restaram garante um sabor espetacular! Veja!

Escondidinho de carne

Carne de churrasco (de preferência amanhecida); 2 colheres (sopa) de extrato de tomate; 3 batatas; 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso; noz-moscada; pimenta-do-reino; 1 colher (sopa) de manteiga; queijo; sal a gosto; salsinha.

Ingredientes

Corte a carne em pedacinhos e misture com o extrato de tomate, o requeijão, a noz-moscada e a pimenta. Em seguida, cozinhe as batatas, faça um purê e misture a manteiga, sal, salsinha e o queijo, que deverá estar ralado. Em uma forma, coloque a carne e, logo após, cubra com o purê de batata. Leve ao forno preaquecido. Caso queira, você pode acrescentar muçarela por cima. 

Modo de preparo

Não tem jeito, né? No churrasco, comemos tanto que nem percebemos ou nos damos conta da quantidade ingerida. Mas se você é daqueles (as) que exageram, não se preocupe, separamos uma receitinha leve para fazer com o que sobrou.

Salada de carne desfiada

600 g de músculo; 2 cebolas médias; 2 tomates; 1 colher (sopa) de salsinha picada; 1 pimentão verde; 1/4 xícara (chá) de azeite de oliva; 1/4 xícara (chá) de vinagre.

Ingredientes

Cozinhe a carne na panela de pressão por, aproximadamente, uma hora e meia. Deixe-a esfriar e desfie. Em seguida, tempere a carne com azeite, pimenta e vinagre. Acrescente cebola, tomate, pimentão e a salsinha. Depois, misture bem e leve à geladeira por 2 horas. Você pode servir a salada com folhas de alface ou qualquer outra hortaliça.

Modo de preparo

Textos Willian Netto Artes Brian Mendes / Nunes Lincenças Elements Programação Thiago