Saiba quais são os livros que todo empreendedor deveria ler
Expanda seus conhecimentos com as dicas a seguir
Saber empreender de forma assertiva é um grande desafio para quem deseja ter o próprio negócio. Por isso, conhecer diferentes pontos de vista acerca de determinado assunto, pode ajudar no desenvolvimento de novas reflexões e na criatividade
No ramo do empreendedorismo pode-se encontrar diversas histórias inspiradoras que servem de referência e aprendizado para quem está começando. Logicamente, o leitor não irá encontrar a receita para o sucesso. Mas este poderá adquirir novas ideias, estratégias e planejamento para alcançar metas e atingir objetivos.
Para que você se inspire e trilhe caminhos de sucesso na vasta área de empreendedorismo, separamos 10 livros de grandes personalidades do ramo que são indispensáveis para quem deseja começar o próprio negócio ou conquistar novos patamares. Confira!
Se você deseja alguma coisa que não exista é porque possivelmente há demanda no ramo em que deseja atuar. Hoje, todo empresário almeja se lançar no mercado de forma inovadora. Porém, poucos sabem por onde começar.
Pense simples
No livro “Pense simples”, escrito por Gustavo Caetano, o leitor irá aprender que ser inovador não é um bicho de sete cabeças e sim, algo mais simples do que parece.
Além disso, obterá conhecimentos a acerca de como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso; o que compõe o DNA inovador; qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação; a importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador e a não acreditar no "sempre foi assim".
Publicado em 2005 e escrito por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, mostra uma nova forma de pensar as estratégias de novos negócios a partir da criação de novos espaços e oportunidades.
Estratégia do Oceano Azul
Escrito por Eric Ries, o livro aborda a administração de empresas como objeto de transformação de produtos e processos. “Lean Startup” é um manual destinado a empreendedores, administradores e líderes empresariais para que estes alcancem bons resultados economizando recursos e tempo.
Lean Startup
Escrito por Aaron Ross e Marylou Tyler, o livro, recentemente lançado em português, descreve o método de vendas via Outbound. Muito além de um livro com dicas sobre negociação, “Receita Previsível” é indicado para CEO’s e líderes da equipe de vendas de empresas que desejam aprimorar o processo comercial.
Receita Previsível
Em “Marketing 3.0”, Philip Kotler, considerado o mestre do Marketing, desenvolveu um modelo que trata os clientes não como meros consumidores, mas como seres complexos e que têm demandado cada vez mais estratégias segmentadas e comprometimento das empresas com os valores pessoais.
Marketing 3.0
Ben Horowitz, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, em “The hard thing about hard things”, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores.
O lado difícil das situações difíceis
Peter Thiel, fundador do PayPal e investidor de diversas startups, como o Facebook, fala sobre a necessidade de inovar para que as empresas construam coisas novas. Segundo ele, o progresso vem do monopólio, não da competição e, se você está tentando criar um novo sistema operacional, como o do Bill Gates, ou um novo sistema de busca, como Larry Page e Sergey Brin, você está indo pelo caminho errado.
Zero a Um
Escrito por Steve Blank e Bob Dorf, o livro é um guia para quem quer empreender no mundo das startups. Neste livro, os autores descrevem a metodologia de Customer Development (Desenvolvimento do Cliente) e falam que é necessário deixar o escritório e ir às ruas para trabalhar com o foco no cliente, pois, afinal de contas, ele é o principal público da empresa.
Startup
Produzido por mais de 400 pessoas, o “Business Model Generation” explica os modelos de negócios baseados nos pensamentos de grandes líderes do mercado, com a intenção de ajudar o leitor a reinterpretá-los para encaixar no contexto que ele vive. O design e a forma como as informações são distribuídas são responsáveis pela experiência incrível de leitura.
Inovação em Modelo de Negócios
Escrito pelo jornalista Carlos Matos e pelo publicitário André Telles, o livro tenta desvendar o segredo do sucesso e o motivo do fracasso de algumas empresas. Os autores mostram o conjunto de variáveis capazes de definir o sucesso de uma startup.
O Empreendedor Viável
As variantes vão desde a escolha da equipe até a confiança na apresentação para investidores, passando por momentos de ajuste onde a escolha de mentores, a pivotagem e as mudanças estruturais vão garantir a saúde da empresa.
Textos Willian Netto Artes Brian Mendes / Nunes Lincenças Elements Programação Thiago