Conheça a história de Brasília e muito mais

Veja 6 opções de museus para se visitar na capital federal

Brasília é uma cidade que esbanja beleza por sua arquitetura moderna. No entanto, o encanto da capital vai além das majestosas estruturas construídas pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Além dos belos prédios, a capital federal possui um roteiro turístico cultural rico em informações e diversidade. Para aqueles que amam saber e conhecer mais sobre a história da metrópole e cultura do Brasil, os museus do Distrito Federal podem ser um destino criativo e diferente para curtir com a família, amigos ou sozinho (a). Confira!

Fundado em 1990, no sítio histórico onde fora construída as instalações do antigo Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Museu Vivo da Memória Candanga (MVMC), foi considerado em 1985 como patrimônio cultural local pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Museu Vivo da Memória Candanga 

Localizado entre as regiões administrativas de Candangolândia e Núcleo Bandeirante, o Museu Vivo conta com um espaço de 184 mil metros quadrados, no qual abrange casas feitas de tábuas, bosque, pomar, parque infantil, auditório e salas de exposições permanentes, que contam a história dos primeiros artistas de Brasília e muito mais.

Endereço: Lote D Setor Juscelino Kubistchek, 71739-020, Núcleo Bandeirante, Brasília-DF. Horário de visitação: verificar junto ao museu Telefone: (61) 3301-6641 E-mail: [email protected]

Serviço:

O museu Memorial JK é um dos mais conhecidos entre os brasilienses, afinal, a estrutura guarda e preserva partes importantes da história da família Kubitschek e do ilustre presidente Juscelino.

Memorial JK

No espaço, pode-se encontrar fotos da época da construção da capital, roupas de gala, objetos pessoais e a reprodução de cômodos do ex-presidente, como, por exemplo, a biblioteca particular presidente JK.  Além da biblioteca, um dos espaços mais notáveis do complexo é a Câmara Mortuária, onde estão reservados os restos mortais de Juscelino Kubitschek. Visite!

Endereço: Eixo Monumental, Praça do Cruzeiro - Lado Oeste, 70070-300. Horário de visitação: verificar junto ao museu Telefone:  61 3226-7860 / 3225-9451 E-mail: [email protected]

Serviço:

O Memorial dos Povos Indígenas, localizado na Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK, foi construído em 1987 por Oscar Niemeyer, com o objetivo de mostrar a imensa diversidade e riqueza da cultura indígena do país.br

Memorial dos Povos Indígenas 

Com formato de uma maloca redonda (tipo de cabana comunitária utilizada por alguns nativos indígenas) o espaço dispõe de peças representativas de várias tribos, que inclui exemplares da coleção Darcy-Berta-Galvão, como Urubu-Kaapor; bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, máscaras e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.

Endereço: Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti, em frente ao Memorial JK. Horário de visitação: verificar junto ao museu Telefone:  (61) 3344-9272 / 3344-1154 / 3306-2874 E-mail: [email protected]

Serviço:

Localizado no Setor Comercial Sul, o Museu dos Correios, criado em 1931, nasceu com o objetivo de preservar a história dos serviços postais, telegráficos e a memória de uma das instituições mais antigas do Brasil, os Correios. 

Museu Nacional dos Correios 

Considerado, referência em conservação, pesquisa e exibição de objetos relativos à História Postal e Telegráfica do Brasil, o acervo do museu abriga mais de 1 milhão de peças relacionadas à história postal e telegráfica do país. Além, de oferecer durante todo o ano, uma programação variada de atividades culturais.

Endereço: Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, n° 256, ed. Apolo, Asa Sul. Horário de visitação: verificar junto ao museu Telefone: (61) 2141-9276 E-mail: [email protected]

Serviço:

Inaugurado em 1972, na cidade do Rio de Janeiro e transferido para Brasília em 8 de setembro de 1981, o museu de  Valores do Banco Central possui um acervo diversificado de exemplares de cédulas e moedas de diversos países, maquetes que retratam a história do dinheiro no Brasil e a maior pepita de ouro encontrada no país.

Museu de Valores do Banco Central 

Endereço: Setor Bancário Sul (SBS) Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Asa Sul, DF, 70074-900. Horário de visitação: verificar junto ao museu E-mail: [email protected]

Serviço:

Construído em 21 de abril de 1960, data de inauguração de Brasília, o Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade) que integra o Conjunto Cultural Três Poderes é o museu mais antigo da cidade.

Museu Histórico de Brasília 

Projetado por Oscar Niemeyer, o complexo tem foi erguido com o objetivo de preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. O Museu possui uma exposição permanente com inscrições históricas, transcritas em braile e inglês.

Endereço:  Praça dos Três Poderes – Esplanada dos Ministérios Brasília – DF. Horário de visitação: verificar junto ao museu Telefone: (61) 3325-6244 / 3323-3728 / 3326-7709

Serviço:

Textos Willian Netto Artes Brian Mendes / Nunes Lincenças Elements Programação Thiago