Saiba como são feitas as animações em stop motion

Entenda como funciona esta técnica que dar vida a objetos inanimados

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou visto algum filme que utiliza a técnica de stop motion. Afinal, ela é bastante empregada em diversos filmes da Disney e outras grandes produtoras do entretenimento. 

Alguns clássicos como “Por água a baixo”, “A noiva cadáver”, Star Wars: guerra nas estrelas, “Fuga das Galinhas” e “Caroline e o Mundo Secreto”, são exemplos de grandes produções que utilizam o stop motion para dar vida as histórias do mundo cinematográfico. 

Mas afinal, o que é o stop motion? Como surgiu? Como faço? O Panorama criou este webstorie para esclarecer essas dúvidas e ainda dar algumas dicas de como fazer o seu próprio filme ou curta com essa técnica. Confira!

O stop motion nada mais é que uma técnica de animação usada no meio cinematográfico para conferir movimentos a objetos inanimados. O método utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto, visando simular a sua movimentação.

Geralmente, as fotografias são tiradas uma a uma de um mesmo ponto, realizando pouquíssimas mudanças no objeto e no cenário, essas pequenas modificações permitem que o telespectador tenha a ideia de movimento.

A compreensão do movimento só é possível devido ao fenômeno da Persistência Retiniana, teoria desenvolvida em 1824 pelo cientista e filólogo Peter Mark Roget.

De acordo com a teoria da persistência da visão, as sucessões de uma série de imagens estáticas são feitas para fazer a aparência de movimento, uma vez que o olho humano retém a imagem que se forma na retina por alguns décimos de segundo.   

De forma resumida, a Persistência Retiniana provoca a ilusão no cérebro humano de que algo se move continuamente, quando há mais de 12 fotografias ou quadros, comumente conhecido, por segundo, causando a famosa ilusão de ótica.

A história do stop-motion teve início em 1895 com o mágico e ilusionista francês George Mélies, criador do primeiro filme de ficção científica da história, “Viagem à Lua” (1902) e precursor da técnica stop-motion.

Como surgiu o stop-motion?

Mélies produziu mais de 500 filmes, mas apesar da quantidade, seu trabalho e genialidade só foram reconhecidos pós sua morte em 1938. Desde então a técnica vem sendo desenvolvida e aprimorada por diversos diretores de cinema.

Para fazer um filme em stop motion, será necessário um computador com programa de edição de vídeo, câmera fotográfica, cenário e personagens (bonecos) para serem animados. Com estas ferramentas e acessórios, basta elaborar um roteiro e colocar a mão na massa. 

Como fazer?

Textos Willian Netto Artes Brian Mendes / Nunes Lincenças Elements Programação Thiago