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Educação

56,4% das crianças brasileiras não estão alfabetizadas, diz MEC

Ministro Camilo Santana adiantou que o Governo Federal pretende lançar em breve um programa nacional pela alfabetização, para garantir que as crianças consigam ler e escrever na idade certa

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Apenas 4 em cada 10 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental apresentaram níveis satisfatórios de alfabetização no Brasil em 2021, revelam os resultados inéditos da pesquisa Alfabetiza Brasil, realizada pelo Ministério da Educação (MEC).

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31) em Brasília durante um evento com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios.

O levantamento também revelou uma queda na taxa de alfabetização infantil em comparação com 2019, quando mais de 6 em cada 10 crianças eram consideradas alfabetizadas.

“É sabido que quando uma criança não adquire a alfabetização na idade adequada, há um aumento da evasão escolar, da reprovação e do abandono. Estamos perdendo milhões de jovens e crianças no país que deveriam ter o direito de frequentar a escola e concluir o ensino básico”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Definição de alfabetização

Para chegar a esses resultados, o Inep consultou professoras de alfabetização e especialistas da área para estabelecer a definição de alfabetização para fins do levantamento.

Assim, considerando um “padrão associado a habilidades básicas de leitura e escrita desenvolvidas por estudantes alfabetizados, em consonância com o que é estabelecido pelos sistemas de avaliação de estados e municípios”, foram considerados alfabetizados os alunos que:

  • Leem pequenos textos formados por períodos curtos e localizam informações no texto.
  • Fazem inferências básicas a partir da relação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos.
  • Escrevem, ainda que com desvios ortográficos, textos que circulam no cotidiano para fins de comunicação simples, como convites e lembretes.

Pacto nacional pela alfabetização

O ministro Camilo Santana destacou que a alfabetização é uma das principais prioridades do Governo Federal, e em breve será lançado um “grande pacto nacional pela alfabetização das crianças na idade certa”.

“Essa iniciativa é resultado de experiências já realizadas em vários municípios e estados brasileiros e que têm se fortalecido a cada ano”, afirmou o ministro.

Embora não tenha fornecido muitos detalhes, ele declarou que a política foi construída por meio de diálogos com secretários municipais de educação e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A iniciativa deverá “oferecer não apenas suporte técnico, mas também apoio financeiro a uma ampla estratégia de governança, formação e qualificação, material didático e outros aspectos importantes desse grande programa no pacto pela alfabetização no Brasil”.

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Educação

Crise econômica na Argentina leva estudantes brasileiros a desistirem de cursar medicina no país

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Milhares de estudantes brasileiros de medicina na Argentina estão enfrentando dificuldades para continuar seus estudos devido ao aumento significativo das mensalidades e do custo de vida no país. Com a inflação acumulada em 2024 e mudanças cambiais que impactaram diretamente o poder aquisitivo dos brasileiros, muitos estão interrompendo seus sonhos ou buscando alternativas em países vizinhos, como o Paraguai.

De acordo com o Ministério do Capital Humano da Argentina, em 2022 havia 20.255 estudantes brasileiros de medicina no país, dos quais 12.131 estavam matriculados em universidades públicas. Contudo, as universidades privadas, como a Barceló, onde brasileiros ocupam 75% das vagas, foram especialmente afetadas por aumentos que ultrapassam 325% em algumas sedes.

O índice de preços ao consumidor acumulado na Argentina chegou a 106,98% em 2024, mas as mensalidades na Barceló triplicaram, enquanto o real sofreu uma desvalorização de 19,2% em relação ao dólar. Isso resultou em um aumento significativo no custo de vida para os brasileiros, que hoje podem gastar até R$ 5 mil por mês, incluindo mensalidades, aluguel, transporte e alimentação.

O sistema de ensino argentino atrai estudantes por não exigir vestibular, oferecer qualidade acadêmica e, até recentemente, apresentar custos acessíveis. No entanto, a valorização do peso argentino e o aumento no custo de vida desestabilizaram esse cenário, tornando insustentável para muitas famílias brasileiras arcar com as despesas.

Com a situação atual, estudantes brasileiros relatam a necessidade de interromper os estudos, retornar ao Brasil ou buscar oportunidades em outros países, como o Paraguai, onde o custo de vida é mais baixo. As universidades públicas argentinas também têm atraído alguns estudantes, embora essas instituições não reconheçam créditos obtidos em faculdades privadas, obrigando-os a recomeçar do zero.

A crise tem deixado muitas famílias frustradas e estudantes desiludidos, ressaltando os desafios de um planejamento acadêmico no exterior em meio a mudanças econômicas abruptas.

Informações do G1

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Educação

1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial abre inscrições gratuitas

Competição busca popularizar a inteligência artificial, identificar talentos e preparar representantes para a etapa internacional na China

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A 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA) está com inscrições abertas até 30 de dezembro, oferecendo uma oportunidade única para estudantes e entusiastas da área. Com participação gratuita, o evento busca popularizar o tema da inteligência artificial, integrá-lo ao ensino básico e identificar talentos promissores que possam liderar avanços no setor.

Estrutura e Etapas da Competição

A ONIA é dividida em quatro fases progressivas:

  1. Letramento Digital (13/11/24 a 30/12/24): Etapa inicial voltada para interpretação textual básica, composta por 20 questões de múltipla escolha.
  2. Aprofundamento Técnico (10/01/25 a 30/01/25): Desafio com questões sobre as implicações sociais, políticas e de segurança relacionadas à IA.
  3. Primeiro Contato Prático (10/02/25 a 17/02/25): Prova prática de análise e envio de um conjunto de dados.
  4. Treinamento Avançado (abril de 2025): Preparação final para a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI), que ocorrerá em Pequim, China, em agosto de 2025.

Quem Pode Participar?

  • Categoria Regular: Para estudantes do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, com acesso a todas as etapas.
  • Categoria Aberta: Destinada a pessoas fora do público regular, podendo participar das duas primeiras fases.

Certificação e Premiação

Todos os participantes receberão certificados digitais. Os melhores classificados terão certificados de honra ao mérito (ouro, prata e bronze). Os vencedores da quarta etapa ganharão medalhas e poderão ser convidados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de IA em Pequim.

Calendário Resumido da ONIA

  • Inscrições: Até 30 de dezembro de 2024
  • Primeira Fase: 13/11/2024 a 30/12/2024
  • Segunda Fase: 10/01/2025 a 30/01/2025
  • Terceira Fase: 10/02/2025 a 17/02/2025
  • Treinamento e Premiação Final: Abril de 2025

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da ONIA ou no aplicativo Olímpico. A iniciativa promete ser um marco para a popularização da inteligência artificial no Brasil, fomentando a formação de futuros líderes na área.

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Educação

 A Tecnologia Vai à Escola

O papel da tecnologia como ferramenta na prevenção de bullying, uso de drogas e violência contra as mulheres nas escolas

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No dia 2 de dezembro, segunda-feira, o CEF Tamanduá, localizado em Ponte Alta, será cenário de uma importante iniciativa do Instituto Sublime Ação, que busca ressaltar o uso da tecnologia nas escolas como ferramenta no combate à violência. A ação tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a prevenção ao uso de drogas, o enfrentamento do bullying e a violência contra a mulher. O evento contará com palestras que destacarão como a tecnologia pode ser aplicada de maneira estratégica para enfrentar essas questões sociais e promover um ambiente escolar mais seguro.


A Realidade da Violência nas Escolas

De acordo com dados apresentados pelo DataSenado em audiência pública de 2023, 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência nas escolas nos últimos 12 meses, representando 11% dos quase 60 milhões de alunos matriculados. Quando questionados sobre experiências de violência escolar ao longo da vida, 22% afirmaram ter sido vítimas, enquanto o índice de bullying alcançou 33%. Esses números destacam a necessidade de abordar esses problemas nas instituições de ensino e de buscar soluções eficazes, como o uso de tecnologias voltadas para a prevenção e apoio aos alunos.

Como a Tecnologia Pode Ajudar na Prevenção

A tecnologia oferece diversas ferramentas que podem ser utilizadas para combater a violência e promover um ambiente escolar mais seguro e saudável. Veja como ela pode auxiliar em cada um desses aspectos:

  • Bullying: Ferramentas de monitoramento e aplicativos de denúncia anônima têm se mostrado eficazes no combate ao bullying, permitindo que vítimas e testemunhas relatem casos sem medo de retaliações. Além disso, campanhas educativas nas redes sociais ajudam a sensibilizar a comunidade escolar.
  • Violência contra a mulher (Feminicídio): Aplicativos de segurança e redes de apoio virtual são essenciais para oferecer suporte imediato às mulheres em situações de risco, possibilitando que busquem ajuda com discrição e rapidez.
  • Prevenção ao Uso de Drogas: Plataformas digitais, como aplicativos educativos e programas de conscientização online, podem sensibilizar os jovens sobre os riscos do uso de substâncias, oferecendo alternativas de atividades e comportamentos positivos.



Serviço:

Evento: A Tecnologia Vai à Escola
Data: Segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
Local: CEF Tamanduá, Ponte Alta
Horário: A partir das 8h

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