conecte-se conosco

Distrito Federal

Mais de 12 mil estudantes vão visitar a Bienal Internacional do Livro

Escolas da rede pública vão participar do evento, que começa na sexta-feira (21) com entrada gratuita, e poderão comprar livros para acervo de bibliotecas

O evento reunirá 100 expositores com exibição de 400 mil títulos, com entrada gratuita | Foto: Divulgação / SEE

Começa, na próxima sexta-feira (21), a 5ª edição da Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb), o maior evento literário do Centro-Oeste, no qual 12 mil estudantes do Distrito Federal são esperados. A organização da Bilb disponibilizou 56 ônibus para atender as escolas indicadas pelas coordenações regionais de ensino (CREs).

Após dois anos paralisada por causa da pandemia da covid-19, a bienal retomará o seu formato presencial e será realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A visitação é gratuita.

O evento reunirá 100 expositores com a exibição de 400 mil títulos. Durante a feira, a Secretaria de Educação (SEE)  disponibilizará às escolas da rede pública de ensino um cartão de compras destinado à aquisição de obras literárias para o acervo das bibliotecas escolares. O objetivo é aproveitar a oportunidade de venda de livros abaixo do preço de mercado durante a bienal.

A verba para aquisição de acervo bibliográfico será destinada às unidades escolares, às bibliotecas escolares comunitárias, aos núcleos de ensino das unidades de internação socioeducativas e do Sistema Prisional e às escolas de natureza especial.

Para ter acesso ao evento, o público precisa retirar o ingresso eletrônico no site oficial da bienal. Os visitantes poderão participar de palestras, debates, masterclass, lançamento de livros e noite de autógrafos com a presença de renomados autores internacionais, nacionais e locais.

A Bilb será realizada em uma área de 5 mil metros quadrados no Pavilhão do Parque da Cidade, e representantes de livrarias, distribuidoras e editoras de todo o país estão entre os expositores. Nesta edição, o evento homenageará a escritora brasileira Miriam Alves, assistente social com quatro décadas de literatura, e a mexicana Laura Esquivel, roteirista e escritora de Como água para chocolate, livro que já foi traduzido em 35 línguas e adaptado ao cinema.

Serviço / 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília (Bilb)
→Onde: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
→Quando: de sexta (21) ao dia 30 deste mês
→Horário de visitação: 9h às 22h de segunda a sexta e 10h às 22h aos sábados e domingos.

Por: Agência Brasil

Celebridades

Neymar celebra retorno ao Santos com tweet nostálgico: “Tô chegando com os refri”

Publicado

on

Rede Social

Neymar, ídolo do Santos, anunciou seu retorno ao clube após quase 12 anos de sua saída e fez questão de relembrar um momento icônico de sua primeira passagem. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o atacante fez uma declaração especial ao Peixe, seguida de um tweet que se tornou referência: “Tô chegando com os refri, rapaziada.”


A frase, que remonta a 2011, ganhou uma nova repercussão entre os fãs do clube. Na época, o post se tornou um verdadeiro meme, repleto de memes e piadas, e foi originalmente publicado por Neymar dois dias antes da histórica conquista da Libertadores do Santos.

Esse tweet é um símbolo das publicações descontraídas de Neymar nas redes sociais, que, ao longo dos anos, conquistaram uma legião de seguidores e se tornaram parte importante de sua marca. Ao relembrar esse momento, o atacante não só celebra seu retorno ao Santos, como também reforça sua conexão com a torcida, que o acompanhou em sua trajetória de sucesso.

Continue lendo

Distrito Federal

Instituto Sublime Ação realiza Circuito Cultural Gamer em Samambaia com doação voluntária

Evento reúne jogos eletrônicos, realidade virtual e atividades culturais, com doação voluntária de 1kg de alimento ou material de limpeza

Publicado

on

Foto: Eduarda Viana


O Instituto Sublime Ação (ISA) inicia o ano de 2025 com um evento inovador e acessível a toda a comunidade do Distrito Federal. No próximo sábado, dia 1º de fevereiro, o Instituto promoverá o Circuito Cultural Gamer no Complexo Cultural Samambaia, das 9h às 12h e das 12h às 17h. A entrada solicita a doação de 1 kg de alimentos não perecíveis ou materiais de limpeza, com o objetivo de beneficiar instituições que atendem idosos e crianças em situação de vulnerabilidade. Essa ação é realizada de forma voluntária.

O evento será um espaço interativo, repleto de atividades voltadas para a diversão e a inclusão digital. Na arena do circuito, os participantes poderão desfrutar de uma variedade de atrações, como televisores com jogos eletrônicos, óculos de realidade virtual (VR), pista de Just Dance, além de pipoca e algodão doce à vontade.

O Instituto Sublime Ação é uma entidade sem fins lucrativos, composta por uma equipe de colaboradores comprometidos em levar jogos eletrônicos, atividades culturais e esportivas para as populações em situação de vulnerabilidade social. Para Edna Mendes, responsável pelo Instituto, a escolha do tema do evento reflete o crescente impacto dos jogos eletrônicos no Distrito Federal e o desejo de democratizar o acesso a essa tecnologia.

Os jogos eletrônicos têm ganhado muito espaço aqui no Distrito Federal, e queremos proporcionar a mais pessoas o acesso a esse universo. Além de ser uma forma de diversão, a tecnologia também pode ser uma poderosa ferramenta de aprendizado. Nosso objetivo é abraçar a causa da igualdade e equidade para garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimentol , afirma Edna Mendes.

O Circuito Cultural Gamer é voltado para todas as idades, com atividades para crianças, jovens e adultos. A iniciativa visa proporcionar uma experiência divertida e enriquecedora para toda a população de Samambaia e região, reforçando o compromisso do Instituto Sublime Ação com a inclusão e a transformação social.

Todos estão convidados a participar deste evento único e a aproveitar as atividades gratuitas oferecidas.

Para mais informações, acompanhe nas redes sociais:

Site: https://institutosublimeacao.org.br/

Instagram: @institutosublimeacao

Continue lendo

Distrito Federal

Enfermeira realiza amputação clandestina no pé de idosa de 103 anos sem anestesia e com bisturi cego

Idosa centenária sofre amputação sem monitoramento adequado, em procedimento realizado em apartamento

Publicado

on


A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) está investigando um caso grave envolvendo a amputação clandestina do pé de uma idosa de 103 anos. O procedimento, realizado em um apartamento na Asa Norte, ocorreu sem anestesia e em condições inadequadas, conduzido por uma enfermeira que não tinha autorização para realizar esse tipo de cirurgia.

O pé da idosa estava completamente necrosado, e a operação foi extremamente dolorosa, uma vez que o bisturi utilizado estava cego e a paciente não recebeu anestesia. Durante o procedimento, a idosa foi enganada com a afirmação de que se tratava apenas da retirada de uma unha encravada.

imagens revelam o estado crítico do pé

Registros fotográficos mostram a gravidade da necrose, que já havia tomado todo o pé e se alastrado pela perna da idosa. O procedimento foi realizado em 13 de dezembro de 2024, sem nenhuma medida de assepsia ou suporte médico adequado. A identidade da vítima e de seus familiares está sendo mantida em sigilo para não prejudicar o andamento das investigações.

Além de apurar as condições do procedimento, a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual (Decrin) também busca entender o destino dado ao membro amputado, que teria sido descartado de maneira irregular.

negligência e descaso com a paciente

A idosa recebia cuidados de home care, com técnicos de enfermagem se revezando em sua assistência. No entanto, a enfermeira contratada para realizar a amputação não fazia parte da equipe habitual e sequer tinha informações básicas sobre a paciente, como seu nome ou idade.

Após o procedimento, surgiram dificuldades para descartar o membro. Mensagens de WhatsApp revelam que a enfermeira chegou a cogitar usar a estrutura do hospital onde trabalha para se livrar do pé necrosado, mas foi impedida, já que o descarte de membros humanos exige que o paciente esteja presente na unidade médica. Em outra mensagem, ela mencionou ter encontrado uma solução por meio de um hospital público, mas não deu detalhes sobre como o descarte foi realizado.

internação e investigação

Após a operação clandestina, a idosa precisou ser internada nesta segunda-feira (27/01) para realizar a amputação adequada da parte da perna afetada pela necrose. Investigadores da Decrin estiveram no hospital e solicitaram depoimentos de familiares e funcionários envolvidos no caso.

A Polícia Civil informou que as investigações seguem sob sigilo e busca responsabilizar os envolvidos no procedimento ilegal.

O caso chama atenção para a negligência e o risco à saúde pública, além de levantar questões sobre os direitos e a dignidade dos idosos em situações de vulnerabilidade. As autoridades trabalham para que os responsáveis sejam punidos.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama