Distrito Federal

Após fuga da Papuda, ala vandalizada será reformada

Secretaria tem 30 dias para apresentar planejamento de reforma no local

Publicado

on

Foto: Reprodução

A fuga de 17 detentos do Complexo Penitenciário da Papuda na madrugada da última quarta-feira (14), deixou a Ala C do Bloco 1 com um buraco no telhado. Pelo problema na estrutura, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) resolveu interditar o local para que haja reforma.

Planejada durante de quatro dias, os detentos utilizaram uma faca improvisada para cavarem um buraco no telhado com tamanho suficiente para que um adulto consiga atravessar. A fuga já é considerada a maior em 10 anos na penitenciária do Distrito Federal.

A reunião realizada nesta quinta-feira (15), resultou em um pedido à secretaria para a apresentação de plano detalhado da reforma na ala vandalizada nos próximos 30 dias. Além disso, serão necessárias informações desde gastos com materiais e mão de obra, até data prevista da entrega do local reformado. Na mesma decisão, também acataram o remanejamento de detentos para outras alas enquanto houver reforma.

Entenda o caso

A Seape do Distrito Federal comunicou a fuga de 17 detentos do Complexo Penitenciário da Papuda na madrugada da última quarta-feira (14). Entretanto, poucas horas depois da fuga, policiais penais recapturaram três detentos. Um vídeo mostra o momento que policiais penais capturam outros três presos em São Sebastião. Nas imagens é possível ver os agentes segurando e trazendo os detentos de volta para a penitenciária.

As câmeras de segurança da Ala C do Bloco 1 capturaram o momento em que os 17 detentos fazem um buraco no teto e correm para fora da Papuda. Por fim, as buscas estão concentradas em São Sebastião, principal localidade do possível paradeiro dos detentos que fugiram da Papuda.

https://opanorama.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Veja-o-momento-em-que-os-presos-fogem-da-Papuda.mp4

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) orienta que as pessoas que saibam do paradeiro de algum detento, entre em contato com as forças de segurança. Abaixo, os telefones de contato das respectivas corporações para acionar, em caso de informações:

Polícia Militar: 190

Polícia Civil: 197

WhatsApp da PCDF: (61) 98626-1197

Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Seape): (61) 3339-1345


Por: Adrian Alencar e Águida Leal*

*Estagiária sob supervisão de Rodrigo Neves

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile