Curiosidades

Bebê surpreende pais ao nascer com dentes no interior de SP

Itallo Arcanjo da Silva Moreira veio ao mundo na manhã do dia 29 de novembro, em Novo Horizonte (SP). Caso clínico ocorre em um bebê a cada dois mil nascimentos, segundo dentista.

Publicado

on

Foto: Reprodução

Um caso raro e curioso foi registrado na Santa Casa de Novo Horizonte (SP) no dia 29 de novembro. O bebê Itallo Arcanjo da Silva Moreira nasceu com dois dentes na parte inferior da boca, um fenômeno chamado de dente natal, que ocorre em cerca de um a cada dois mil nascimentos. Os pais, Thiago Augusto Moreira e Ana Patrícia Santos da Silva, ficaram surpresos com a situação. “Nós nem imaginávamos que isso era possível”, contaram ao g1.

A dentista Anielle Corrêa Alves do Valle, que acompanhou o caso, explicou que existem dois tipos de dentes que podem surgir em bebês: os natais, que já estão presentes no nascimento, e os neonatais, que aparecem nas primeiras semanas de vida. Ambos são considerados raros e têm causas desconhecidas, mas podem estar relacionados a fatores genéticos, hereditários ou a alguma síndrome ou anomalia.

Segundo a especialista, os dentes natais ou neonatais podem trazer alguns riscos para a saúde do bebê e da mãe, por isso a extração é recomendada em alguns casos. No caso de Itallo, os dentes tinham muita mobilidade e poderiam ser aspirados pela criança, causando asfixia. Além disso, os dentes tinham bordas cortantes que poderiam machucar a língua do bebê ou os mamilos da mãe durante a amamentação. Por esses motivos, os dentes foram extraídos logo após o nascimento, com o consentimento dos pais.

Anielle afirmou que não há nenhum problema em nascer com dentes e que isso não afeta o desenvolvimento normal da dentição. Ela disse que o bebê vai precisar fazer consultas mensais com o dentista para acompanhar o crescimento dos dentes de leite, que devem aparecer a partir dos seis meses. Nessa fase, será possível saber se os dentes extraídos eram normais ou tinham alguma malformação.

A dentista ressaltou que os pais devem ficar atentos aos sinais de dentes natais ou neonatais nos bebês, como inchaço na gengiva, dificuldade para mamar ou sangramento. Ela orientou que, em caso de dúvida, procurem um profissional qualificado para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile