A Indonésia agora é oficialmente parte dos Brics, após a aprovação de sua adesão como membro pleno. O anúncio foi feito pelo governo brasileiro, no primeiro ato de sua presidência do bloco, nesta segunda-feira (6/1). A decisão de aceitar a Indonésia foi formalizada durante a cúpula dos Brics realizada na África do Sul em agosto de 2023, embora o país tenha solicitado que a entrada fosse oficializada somente após as eleições presidenciais de 2024.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou o ingresso da Indonésia, destacando que a adesão seguiu os princípios e procedimentos acordados pelos países membros do bloco. “A entrada da Indonésia foi aprovada por consenso, de acordo com os critérios estabelecidos durante a reunião de Joanesburgo”, afirmou um trecho da nota divulgada pelo Itamaraty.
Com a adesão da Indonésia, o Brics agora conta com dez membros plenos. Além da Indonésia, o bloco é composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Emirados Árabes Unidos e Etiópia. A Arábia Saudita foi convidada a se juntar ao grupo, mas ainda não confirmou sua adesão.