O Brasil ganhou um novo feriado nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem ao líder quilombola que resistiu à escravidão no século XVII. A data será comemorada anualmente no dia 20 de novembro.
A medida foi celebrada por Lula em suas redes sociais. “Uma data importante na valorização das raízes culturais do povo brasileiro”, afirmou o presidente, que destacou a luta histórica dos negros por liberdade e igualdade.
O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em novembro, com 286 votos favoráveis, 121 contrários e duas abstenções. A proposta já havia passado pelo Senado, em 2021. A iniciativa partiu da bancada negra, formada por 125 parlamentares de diversos partidos, que tem como objetivo combater o racismo e promover a inclusão social dos afrodescendentes.
O Dia da Consciência Negra já era reconhecido como feriado em seis estados e cerca de 1,2 mil municípios brasileiros, incluindo as capitais Rio de Janeiro e São Paulo. Agora, a data passa a valer para todo o território nacional, como forma de reconhecer a contribuição dos negros para a formação da identidade nacional.