O pássaro voa alto no céu e enquanto você observa seu progresso no seu telefone, provavelmente não está pensando em salvar o planeta. Mas isso está prestes a mudar.
Os desenvolvedores de Angry Birds 2 e 10 outros grandes fabricantes de jogos para celular se comprometeram a introduzir mensagens ambientais em seus títulos.
Além dos famosos pássaros voadores, jogos populares como Golf Clash, Subway Surfers e Transformers: Earth Wars fazem parte do projeto.
“Há cerca de três bilhões de pessoas com telefones celulares e metade delas são jogadores”, diz John Earner, chefe da Space Ape que faz Transformers: Earth Wars.
“Como indústria, temos um alcance enorme em comparação com outros meios de entretenimento.
“Sentimos que há uma oportunidade e cada vez mais um imperativo para fazermos algo.”
‘A chance de inspirar’
John ajudou a organizar um “game jam” – onde as empresas de jogos discutem novas ideias – com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no início deste ano.
Ele perguntou como os jogos podem educar e envolver as pessoas em questões verdes e inspirá-las a ajudar a salvar o planeta.
Os cientistas estão alertando que a Terra está agora quase um grau mais quente do que antes da industrialização generalizada .
Os 20 anos mais quentes já registrados foram nos últimos 22, com 2015-2018 sendo os quatro primeiros.
O gelo marinho vem reduzindo há décadas e o Oceano Ártico pode ficar sem gelo no verão já em 2050, a menos que algo seja feito.
John aceita as ideias dos desenvolvedores “não vão longe o suficiente”, mas acredita que são um bom primeiro passo para colocar as questões ambientais diante de um grande público.
As 11 empresas participantes têm um público combinado de 250 milhões de jogadores.
Cada um apresentará um novo modo , mapa, evento temático, história ou obra de arte em seu jogo para compartilhar informações e mensagens sobre questões ambientais.
Os jogadores de Angry Birds 2, por exemplo, em breve estarão colhendo sementes e plantando árvores em um próximo evento do jogo e aprendendo sobre o impacto positivo que isso pode ter no mundo real.
“É uma grande coisa para nós, queremos ser uma empresa com um propósito e esta é uma peça desse quebra-cabeça”, disse Ville Heijari, um dos chefes do desenvolvedor de jogos Rovio.
“É divertido trazer experiências de jogo peculiares, interessantes, novas e empolgantes para as pessoas – mas também ser capaz de ter um impacto positivo nas questões globais, essa é a cereja do bolo.”
A equipa da Rovio está a afinar essa nova experiência, mas Ville diz: “Estamos a tentar fazer com que pareça um objetivo comum, todos os jogadores estão juntos e isso lhes dará recompensas positivas.”
Transformers: jogadores de Earth Wars logo começarão a ver mensagens sobre energia renovável e serão incentivados a participar de uma pesquisa de energia verde da ONU.
“Nossas ideias especificamente não vão longe o suficiente”, admite John. “Mas eles são um bom começo para medir o problema e começar a expor a situação para uma grande quantidade de pessoas.”
As Nações Unidas vêm trabalhando com empresas de jogos em questões verdes há algum tempo por meio de um esquema chamado Playing for the Planet.
“Estamos entusiasmados em ver a indústria de jogos colocar seu peso nos esforços globais para reverter a crise climática”, disse Inger Andersen, chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
“A emergência climática precisa de todas as mãos no convés. Ao alcançar 250 milhões de jogadores, esperamos inspirar o público a tomar medidas climáticas.”
John e Ville argumentam que esses pequenos primeiros passos podem levar a avanços maiores na educação das pessoas.
Parte disso é convencer mais empresas de jogos a se envolverem no futuro.
John explica: “O que descobrimos é que essa experiência está aliviando o medo que algumas empresas de jogos têm de que, de alguma forma, promover uma mensagem importante irá prejudicá-las negativamente ao ofender ou perturbar os jogadores.
“Se pudéssemos convencer mais na indústria de jogos de que você pode fazer isso sem prejudicar seu negócio, seria um primeiro passo incrível.
“Todos nós temos um papel, gostemos ou não, seja confortável ou não.”
Ville diz que, embora alguns vejam iniciativas como essa de forma negativa, é importante que as empresas de jogos tenham valores a seguir.
“Obviamente, queremos que as pessoas possam experimentar nossos jogos e nossas marcas, mas quando sentirmos que algo é a coisa certa a fazer, então o faremos.
“Os jogos são realmente uma excelente plataforma para fazer coisas como esta e acho que veremos ainda mais ativações como esta.”
Por Steffan Powell – BBC News