Brasil

Confira como vai funcionar o segundo turno das eleições 2020

Ao todo, 57 municípios vão disputar o segundo turno das eleições municipais em 2020

Publicado

on

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O primeiro turno das eleições municipais deste ano aconteceu nesse domingo (15). Com isso, municípios escolheram seus prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos. Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os municípios com menos de 200 mil eleitores não vão para o segundo turno.

Dessa forma, os políticos desses locais, que tiveram mais votos, foram automaticamente eleitos, sem precisar ter mais da metade dos votos. Contudo, o segundo turno está previsto para os demais municípios e acontecerá no dia 29 de novembro. A própria Constituição Federal de 1988 garante o segundo turno do pleito para eleições de presidente, governadores e prefeitos.

Como funciona

Para que municípios com mais de 200 mil eleitores elejam um prefeito em primeiro turno, o candidato deve receber mais da metade de votos válidos. Caso o número não seja alcançado, os dois mais votados vão, automaticamente disputar o segundo turno que, neste ano, acontece em 29 de novembro.

Não há outra votação após o segundo turno. A etapa é a última e vence a eleição o candidato com mais votos válidos. Mesmo em caso de empate, vence o candidato com mais idade. No Brasil, 95 municípios têm mais de 200 mil eleitores. Desses, 57 vão para o segundo turno e outros dois estão aguardando decisão do TSE para verificar se retornam para votar no dia 29.

Palmas

Das 26 capitais participantes das eleições 2020, Palmas é a única com menos de 200 mil eleitores. Sendo assim, não teve chance para ir ao segundo turno. Ao contrário das demais, que tiveram a oportunidade de haver uma disputa mais acirrada entre os candidatos e levar os dois mais votados de volta às urnas eletrônicas.

Partidos mais presentes no 2º turno

Ao todo, 23 partidos vão participar do segundo turno das eleições em 57 cidades. Desses, os sete partidos com mais candidatos somam mais que os outros 16 juntos. São eles: PT (15), PSDB (14), MDB (12), PSD (10). Podemos (9), DEM (8) e PDB (8) acumulando 76 participações nas urnas em 29 de novembro.

Os demais partidos somam 48 participações. Confira: PP (5), Republicanos (5), PDT (4), PSC (3), Avante (2), Cidadania (2), Patri (2), PL (2), Pros (2), PSOL (2), PSL (2), PTB (2), SD (2), NOVO (1), PC do B (1) e REDE (1).

Macapá

Devido ao apagão em Amapá, o TRE local solicitou ao TSE o adiamento das eleições na capital Macapá. Após receber decisão favorável, o TRE ainda deve decidir as novas datas do pleito, que precisam ocorrer ainda em 2020.

Dessa forma, Macapá é a única capital a ficar de fora da data padrão das eleições em 2020. Dependendo de quando ocorrer o primeiro turno, o segundo deve ficar apenas para 2021. Contudo, o próprio TSE recomendou o pleito ainda neste ano, para seguir normalmente com o cronograma de posse dos prefeitos e vereadores. Por fim, ainda deve-se aguardar posicionamento do TRE do Amapá sobre a situação eleitoral.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile