Conheça os 41 endereços fundamentais do rock em Brasília
Do apartamento de Renato Russo à Colina da UnB, cada um dos locais recebeu uma placa que conta o que aconteceu ali, além de QR Code com texto detalhado
Nesta quarta-feira (13), é comemorado o Dia Mundial do Rock e Brasília, capital brasileira desse gênero musical, tem muito a festejar. Graças a uma parceria entre o vocalista da banda Plebe Rude, Philippe Seabra, e a faculdade Upis, com apoio da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, 41 pontos marcantes para o rock brasiliense receberam placas que contam a história do estilo no DF por meio de um texto breve e um QR Code.
A ideia de Seabra, curador dos 41 pontos, fez com que o DF fosse reconhecido numa reportagem da CNN internacional como um dos três destinos que são referência para o rock, junto com Londres e Nova York. A visita a esses locais pode ser um bom programa para turistas e brasilienses durante as férias.
Segundo Seabra, por Brasília passaram 15 bandas, o que torna o rock muito importante para a cultura da cidade. Para colocar em prática o projeto, ele destaca como fundamental o apoio do professor Leonardo Brant, da faculdade Upis.
Alguns dos pontos mapeados por Seabra são muito visitados por brasilienses e turistas que gostam de rock. Um deles é o bloco B da SQS 303, onde morou o ex-vocalista da Legião Urbana, Renato Russo. O porteiro do prédio, Antônio Rodrigues, disse que trabalha no local há 20 anos e, embora não tenha conhecido o artista – apenas a mãe de Renato, dona Carminha –, conhece a história dele e já presenciou várias homenagens.
“Pessoas vêm de muitas partes do país, como Bahia e Mato Grosso do Sul. Os turistas chegam e querem informações sobre o músico. Este prédio é muito requisitado”, diz Antônio.
Mas tem gente, como Augusto Neves, que conviveu não só com Renato Russo, mas também com Renato Matos e outros integrantes de muitas bandas de rock. Neves trabalha há 40 anos no condomínio do Edifício Brasília Rádio Center, na Asa Norte. Na época em que era ascensorista, costumava encontrar Renato Russo e outros músicos quando eles chegavam para os ensaios, no primeiro andar do prédio.
“Os ensaios ocorriam sempre nos finais de semana, sexta, sábado e domingo. A partir das cinco horas da tarde, o barulho zoava. Era muito barulho no corredor”, rememora Augusto Neves. Ele orgulha-se de até hoje ser reconhecido pelos roqueiros quando os encontra.
A contadora Amanda Raquel de Souza, moradora de Brasília, visitava a Catedral Metropolitana, na última sexta-feira (8), quando soube da existência dos 41 pontos marcantes do rock. Assim que soube, ela foi logo procurar a placa colocada na Esplanada dos Ministérios. “Sou apaixonada por rock, que traz uma energia maravilhosa. Brasília representa muito para o rock nacional”, destaca.
Outro lugar fundamental para o rock, a comercial da 110/11 Sul, onde ficava a lanchonete Food’s, ganhou a sua placa. Ali, em frente à lanchonete, muitos shows foram realizados.
De acordo com o secretário de Turismo, Gustavo Assis, o mapeamento dos pontos faz com que a história do rock se mantenha viva e seja conhecida. “A rota permite que o rock seja rememorado pelos visitantes”, destaca Assis.
Conheça os 41 pontos da Rota Brasília Capital do Rock:
1 – Ginásio Nilson Nelson 2 – Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha 3 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães 4 – Torre de TV 5 – Sala Funarte (Sala Cássia Eller) 6 – Esplanada dos Ministérios 7 – Teatro Nacional 8 – Colina – UnB 9 – Concha Acústica 10 – Brasília Rádio Center (SRTVN Quadra 702) 11 – Bar Cafofo (CLN 407) 12 – ISS Norte – UnB 13 – Bar Radicaos (CLN 105) 14 – Porão do Rock (CLN 207) 15 – Bar Adrenalina (CLN 205) 16 – Bar Bom Demais (706 Norte) 17 – Cine Centro São Francisco (CLS 102/103) 18 – Food’s (EQS 110/111 Sul) 19 – Rampa Acústica do Parque da Cidade 20 – Residência de Renato Russo (SQS 303) 21 – Bar/Restaurante Beirute (CLS 109) 22 – Faculdade Upis (SEPS 911/912) 23 – Escola Americana de Brasília 24 – Residência de Herbert Vianna – 104 Sul 25 – Cultura Inglesa 26 – Gate’s Pub (403 Sul) 27 – Sesc (913 Sul)/Teatro Garagem 28 – Praça Eduardo e Mônica – Parque da Cidade 29 – Teatro Galpãozinho (CRS 508 Sul) – Espaço Cultural Renato Russo 30 – Centro Comercial da QI 11 do Lago Sul – Gilbertinho 31 – Centro Comercial Gilberto Salomão – QI 5 do Lago Sul 32 – Comércio Local da QI 9 do Lago Sul – antiga lanchonete Giraffa’s 33 – QG dos Raimundos (SHIS QI 9, Conjunto 20 – Lago Sul) 34 – Ermida Dom Bosco 35 – Parque Vivencial II (SHIN QL 2 – Lago Norte) 36 – QG da Plebe Rude (SHIN QI 8,Conjunto 10 – Lago Norte) 37 – Teatro de Arena – Cave (Guará) 38 – Teatro Rolla Pedra (Taguatinga) 39 – Estacionamento do Estádio Bezerrão (Gama) 40 – Teatro Galpãozinho (Gama) 41 – Centro Cultural Cine Itapoã (Gama)
Receita Federal abre consulta ao lote residual do Imposto de Renda; veja quem recebe
Consulta já está disponível, e pagamentos totalizam mais de R$ 558 milhões, com prioridade para idosos, professores e contribuintes em áreas de calamidade
A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira (22) a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física referente a novembro de 2024. Os pagamentos, que totalizam R$ 558.822.664,11, serão realizados no próximo dia 29 de novembro.
No total, 221.597 contribuintes receberão as restituições. Entre eles, há grupos com prioridade legal:
4.802 contribuintes idosos acima de 80 anos;
34.287 contribuintes entre 60 e 79 anos;
3.570 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave;
8.898 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Além disso, 88.246 contribuintes que optaram pela Declaração Pré-Preenchida ou pelo recebimento via Pix também foram contemplados. Outros 73.151 contribuintes não prioritários receberão a restituição neste lote.
Também serão pagos 8.643 restituições a pessoas em áreas de calamidade no Rio Grande do Sul, afetadas pelas fortes chuvas de abril e maio.
Como consultar
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e smartphones.
Os contribuintes podem verificar a situação da declaração de forma simplificada ou detalhada. Caso o valor não seja resgatado em até um ano, será necessário solicitar pelo Portal e-CAC, na aba “declarações e demonstrativos”, opção “solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A delegação do Palmeiras feminino sofreu um ataque enquanto seguia para celebrar a conquista do Campeonato Paulista, na noite desta quinta-feira (21). O incidente ocorreu na Rodovia Castelo Branco, e, apesar dos danos ao veículo, ninguém ficou ferido.
O ônibus, que partiu de Vinhedo, no interior de São Paulo, foi atingido por pedras que quebraram parte dos vidros das janelas. O impacto deixou o veículo com danos visíveis.
Em comunicado oficial, o Palmeiras lamentou o ocorrido: “O clube repudia este triste episódio de violência, que poderia ter ocasionado uma tragédia”, destacou. O clube informou ainda que registrará um boletim de ocorrência para que o caso seja investigado.
A Federação Paulista de Futebol também condenou o ataque em nota oficial: “A Federação Paulista de Futebol lamenta e repudia a violência sofrida pela delegação. Os atos contra o grande campeão paulista devem ser investigados e punidos com o rigor da lei.”
O episódio marca um momento de preocupação e indignação, em meio à celebração de uma importante conquista esportiva para o time.
Evento reunirá gestores, técnicos, educadores e sociedade civil para debater ações de 2024 e traçar planos para 2025
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA/DF) realizará no dia 28 de novembro de 2024 o “Fórum de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais no DF 2024”. O evento, que acontecerá no auditório da Escola de Governo (EGOV), tem como objetivo promover um espaço de diálogo aberto à comunidade e instituições públicas e privadas sobre as ações desenvolvidas em 2024 no âmbito do Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (SPCIF).
De acordo com o Secretário de Estado do Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes, o Fórum é uma oportunidade de “democratizar e compartilhar informações sobre as ações dos órgãos que integram o Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais”. Ele destaca que “esse diálogo com a sociedade é fundamental para subsidiar o planejamento de atividades para o próximo ano, alinhado com as demandas reais da comunidade”.
Durante o evento, serão apresentados os relatórios sobre os registros e ocorrências de incêndios, bem como as atividades preventivas e de combate desenvolvidas em 2024 pelos órgãos executores do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do DF (PPCIF), como o Corpo de Bombeiros Militar do DF, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Jardim Botânico de Brasília.
Segundo a Coordenadora de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, Carolina Schubart, “esse momento de apresentação e discussão dos resultados é fundamental para que possamos aprimorar constantemente nossas ações, buscando cada vez mais eficiência no combate aos incêndios florestais no Distrito Federal”.
Após as apresentações, haverá espaço para perguntas, comentários e recomendações da comunidade e das instituições presentes. As conclusões desse fórum servirão de subsídio para a elaboração do programa de trabalho do Grupo Executivo do Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais para o ano de 2025.
De acordo com o Chefe da Assessoria de Educação Ambiental e Cidadania, Hugo de Carvalho Sobrinho, “a participação da sociedade civil é essencial para que possamos aprimorar constantemente nossas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais no DF, alinhadas com as demandas e realidades locais”.