Distrito Federal

Covid-19: Situação da doença no Distrito Federal ainda é preocupante

DF ocupa a 10ª posição em ranking dos estados com mais casos confirmados do novo coronavírus

Publicado

on

Foto: Rayra Paiva Franco/O Panorama

A pandemia do novo coronavírus que obrigou grande parte do país a entrar em quarentena ainda parece longe de acabar. Os dados de infecção e óbitos no país inteiro não parecem diminuir. E no Distrito Federal não é diferente, a unidade federativa permanece em 10º lugar no ranking dos estados com mais casos da Covid-19.

Só no DF há 206.265 casos confirmados da doença, além de 3.575 óbitos decorrentes da Covid-19. Os números são atualizados todos os dias às 17h30 pelo Ministério da Saúde.

A região com maior incidência de contaminação da doença é em Ceilândia, com 24.519 casos confirmados e 606 óbitos. Logo em seguida aparece Taguatinga, com 17.099 casos e 365 mortes causadas pela doença. Em terceiro lugar, com 16.373 pessoas infectadas com Covid-19 e 246 óbitos aparece o Plano Piloto.

Do total de 206.265 casos confirmados no DF até esta terça-feira (20) – 556 novos em relação ao dia anterior –, 3.575 vieram à óbito e 6.159 estão ativos. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, 196.531 pessoas se recuperaram da doença.

Quarentena no DF

A situação epidemiológica do novo coronavírus no DF provocou o fechamento de diversos estabelecimentos e escolas na região. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assinou vários decretos desde março fechando lojas e empresas que não são de atividades essenciais. Faculdades e escolas tiveram que se adaptar ao ensino remoto para dar continuidade ao ano letivo.

Estabelecimentos como por exemplo, academias e restaurantes tiveram que fechar as portas por vários meses, muitas dessas empresas faliram. Contudo, outras, que sobreviveram por esse tempo, estão reabrindo aos poucos. As academias já estão recebendo usuários de forma escalonada, para não gerar aglomeração.

Recentemente o governador do DF flexibilizou por meio de decreto as medidas de segurança de fileiras intercaladas em cinemas, teatros e igrejas da unidade federativa. O texto, publicado no Diário Oficial do DF (DODF), revoga dois dispositivos do antigo texto que estabeleciam uma fileira de cadeiras ocupada e outra desocupada.

Por fim, as orientações para os estabelecimentos que permaneceram abertos e os que estão voltando agora à rotina é que adotem os protocolos de higiene e segurança recomendados pelo Ministério da Saúde.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile