Você provavelmente já ouviu falar em nomes como Thássia Naves, Manu Gavassi, Whindersson Nunes, Juliette Freire, Carlinhos Maia, Felipe Neto e muitos outros. Esses são alguns dos muitos nomes de quem trabalha como influenciador digital. O conteúdo pode até não agradar, mas não dá para negar a relevância da profissão. Só em 2021, o setor deve movimentar cerca de R$10 bilhões.
Em Brasília, um nome tem chamado atenção no mercado, estamos falando da engenheira civil, empreendedora e influenciadora digital Ray Milhomem. Aos 27 anos de idade, a jovem comanda a primeira e maior agência de influenciadores digitais do Distrito Federal, a InfluBrasília, que tem como propósito conectar empresas e influenciadores de forma única.
Tudo começou no ano de 2008, nascida e criada em Porto Franco, no Maranhão, aos 14 de idade a jovem escrevia um blog por hobby. O site funcionava com um diário, e tinha assuntos do dia a dia, o que hoje classificamos como lifestyle. Ao mudar para Belém em 2012, para fazer cursinho e estudar para o vestibular, Ray começou a enxergar o trabalho com o blog de forma mais profissional.
“Em 2013, mudei para Brasília e fui contratada por uma marca para divulgar os produtos deles na internet. Era uma marca muito grande, eles estavam apostando em um novo formato de divulgação, fiz o processo seletivo, cumpria carga horária e inclusive, foi o meu primeiro trabalho de carteira assinada”, conta Ray sobre como começou.
Entre as atividades que precisava desenvolver, algumas missões como promover a marca e criar relacionamento com outros influenciadores. De forma muito natural a jovem foi criando uma comunidade, o que alguns anos depois se tornou o InfluBrasília. Com a grande demanda de trabalhos, em 2018 Ray decidiu abrir um CNPJ e transformar a comunidade em uma empresa, a primeira desse tipo na capital federal.
Os influenciadores e a InfluBrasília
O período de isolamento social trouxe um novo cenário no quesito lazer, entretenimento e consumo. Com as restrições de circulação devido a COVID-19, estabelecimentos precisaram fechar as portas e as pessoas começaram a passar mais tempo em casa, o que resultou em uma mudança significativa na forma consumidos. Dentro desse contexto, os influenciadores digitais começaram a desenvolver um trabalho muito fundamental no sentido de propagar informações.
“Nesse tempo de pandemia, os influenciadores digitais foram muito importantes para as empresas. Antes as marcas não entendiam muito o papel do influenciador, mas com pandemia, muitas empresas precisaram deixar de atender pessoalmente e o marketing de influência teve um boom. Hoje essas mesmas instituições já incluem no orçamento deles uma parte para profissionais da internet”, conta Ray.
Não é de hoje que a profissão abrilhanta os olhos de muita gente, no entanto, o mercado precisa ser profissionalizado. Para quem deseja seguir no meio, a InfluBrasília desenvolve o trabalho de agenciamento, sendo ponte entre empresas e influenciadores. A agência atua com um casting, no qual a seleção é feita anualmente e com um mailing onde os influenciadores podem se cadastrar.
Para Ray Milhomem, diretora da agência, entre os pontos importantes para ser um influenciador digital está a produção de conteúdo com valor agregado, paciência e persistência, além de responsabilidade com a audiência. Entre outros pontos, a agência tem como missão dar visibilidade e oportunidade para novos rostos.
“Um dos propósitos da Influ é dar visibilidade para novos rostos. Reconhecemos que existe uma bolha no mercado. Todo dia novos nomes surgem, então essa bolha precisa ser quebrada. Fazemos questão de mostrar pro cliente novos nomes que estejam alinhados ao discurso e propósito da marca e é isso que elas procuram, uma produção de conteúdo para vincular e humanizar a marca”, finaliza Ray.
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