conecte-se conosco

Distrito Federal

DF ganha novo equipamento para diagnóstico de Covid-19

O aparelho, doado ao Lacen, possibilita celeridade no processo de análise de exames do novo coronavírus

lacen ganha equipamento para detecção de covid
Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

O Laboratório Central de Saúde Pública do DF (Lacen) recebeu ontem (30) como doação da empresa JBS um equipamento laboratorial de extração de material genético, capaz de extrair de forma automatizada aproximadamente 190 amostras moleculares por hora. O aparelho será utilizado no diagnóstico do novo coronavírus nos exames do tipo RT-PCR que são encaminhados ao Lacen.

A iniciativa ocorreu por intermédio do Ministério da Saúde, que indicou o Distrito Federal para ser um dos 21 estados contemplados com o equipamento por meio de Termos de Doações. A diretora do Lacen, Grasiela Araújo, celebrou afirmando que o equipamento agilizará o processo de análise dos exames.

“Hoje nós já dispomos de equipamentos que fazem a extração do material genético. No entanto, este doado consegue atuar de forma mais rápida, o que nos permitirá ampliar a quantidade de amostras analisadas por dia”, explicou.

Como funciona

O extrator é utilizado como parte inicial das etapas de análise. A amostra feita a partir do swab é preparada e inserida no equipamento para que possa ser feita a extração do material genético do vírus. Após isso, o material extraído é levado a um outro equipamento a outro aparelho, chamado de termociclador em tempo real (RT-PCR), que é o que faz a detecção e identificação do vírus Sars-CoV-2, causador da Covid-19.

A extração de DNA ou RNA é uma fase fundamental para o diagnóstico de muitas doenças e investigações com eficiência. A extração acontece a partir de materiais biológicos como sangue, saliva, células epiteliais, urina e outros fluidos corporais. A partir de então é que se analisa se o DNA ou RNA extraído é de determinado agente. Com isso, o equipamento doado auxiliará no diagnóstico de diversas outras doenças, como dengue, zika e chikungunya.

*Com informações da Secretaria de Saúde.

Clique para comentar

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Celebridades

Rebeca Andrade é eleita uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC

Ginasta brasileira é reconhecida por suas conquistas históricas e trajetória inspiradora no esporte e na vida

Publicado

on

Ginasta brasileira - Rebeca Andrade

Rebeca Andrade encerra o ano de 2024 com mais um marco em sua brilhante carreira: ela foi incluída na lista das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo, divulgada nesta terça-feira (3) pela emissora britânica BBC. A ginasta se junta a outras duas brasileiras reconhecidas na mesma publicação.

Entre os feitos que garantiram a presença de Rebeca na seleção, destaca-se o ouro no solo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A conquista se tornou um momento histórico ao superar Simone Biles, amplamente reconhecida como a maior ginasta de todos os tempos. No pódio, a reverência feita à brasileira marcou um instante simbólico do evento.

Rebeca conquistou um total de quatro medalhas em Paris, o que a colocou como a atleta olímpica mais premiada da história do Brasil. Além disso, a BBC destacou a superação das adversidades que marcaram sua trajetória, como lesões graves e as dificuldades enfrentadas em sua juventude.

“Criada por uma mãe solo, Rebeca é a caçula de sete irmãos. Até os 10 anos, percorria a pé o caminho de sua comunidade nos arredores de São Paulo até os treinos, enquanto sua mãe trabalhava como faxineira para custear sua formação na ginástica”, escreveu a emissora.

Além de Rebeca, outras sete esportistas internacionais integram a lista. As brasileiras Lourdes Barreto, conhecida por sua atuação em causas sociais, e a bióloga Silvana Santos também foram incluídas entre as 100 mulheres que estão moldando o mundo em 2024.

Continue lendo

Esporte

Atacante Luiz Henrique sofre ameaça de extorsão da ex-prima de sua ex-mulher

Raissa Cândida da Rocha, prima da ex-mulher do jogador, foi presa após ameaçar divulgar material íntimo do atleta, caso não fosse feito o pagamento exigido

Publicado

on

Atacante Luiz Henrique

Na última sexta-feira (29), Raissa Cândida da Rocha, prima de Ana Carolina Andrade (ex-mulher do atacante Luiz Henrique), foi presa em flagrante após tentar extorquir o jogador com a ameaça de divulgar um conteúdo íntimo seu. As mensagens trocadas entre ela e o atleta, que foram exibidas pela imprensa, mostram que Raissa tentou pressioná-lo para que realizasse um pagamento para que o conteúdo fosse removido.

Nos prints das conversas, é possível ver Raissa cobrando o valor de Luiz Henrique e questionando: “Vai pagar pela exclusão dos conteúdos?”. O jogador, inicialmente, parece disposto a efetuar o pagamento e responde: “Isso. Manda o Pix”. Em seguida, a mulher envia a chave para a transferência.

Após uma hora sem resposta do jogador, Raissa faz novas ameaças, dizendo: “Não demora pra fazer, jogador. Desistiu?”, e tenta ligar para Luiz Henrique. O atleta justifica que estava treinando, mas que faria o pagamento em breve. Raissa, então, se impacienta e insiste, alegando que estava sendo “cobrada” e não podia mais esperar.

Quando Luiz Henrique deixa de responder, a pressão de Raissa aumenta. Ela passa a fazer ameaças mais agressivas, dizendo que iria divulgar o material íntimo do jogador. Raissa interrompe as tentativas de contato por algumas horas, mas retorna com provocações pessoais, afirmando: “Está gostando de sair na mídia. Já está passando vergonha com essa sua namorada, que tem mais tempo de futebol que você. Ainda fica nessa. Eu não tenho nada a perder, só quem tem é você”.


Ameaçando publicar o conteúdo, Raissa exige R$ 20 mil até as 9h do dia seguinte. A assessoria de imprensa de Luiz Henrique, por sua vez, afirmou que os vídeos citados por Raissa não foram confirmados ou visualizados pelas autoridades, e ressaltou que o atleta segue focado no seu trabalho e no próximo desafio pelo Campeonato Brasileiro.

No dia seguinte à prisão de Raissa, Luiz Henrique teve um dia memorável: ele conquistou a Copa Libertadores da América com o Botafogo, marcando o primeiro gol da final.

Raissa foi autuada por extorsão qualificada e associação criminosa. A Polícia Civil mantém o caso em sigilo, enquanto continua investigando outros possíveis envolvidos no crime.

Continue lendo

Distrito Federal

Distrito Federal celebra o Dia de Plantar com ações de reflorestamento em parques ecológicos

Publicado

on

Ação reúne autoridades, voluntários e organizações ambientais para plantar mudas nativas. Com objetivo de reforçar a preservação do Cerrado, bioma ameaçado

Na manhã deste domingo (1º/12), o Distrito Federal realizou o Dia de Plantar, data instituída pelo Decreto nº 44.606, de junho de 2023. O evento, que ocorre sempre no primeiro domingo de dezembro, é um marco para o plantio de mudas nativas do Cerrado e promove a conscientização sobre a conservação ambiental e a regeneração deste bioma único.

Neste ano, o evento principal foi realizado no Parque Ecológico do Riacho Fundo, reunindo autoridades, servidores, voluntários e organizações ambientais. Participantes se engajaram no plantio de dezenas de mudas nativas do Cerrado.

Simultaneamente, atividades de plantio ocorreram em outros parques urbanos e ecológicos do Distrito Federal, incluindo o Parque Ecológico Ezechias Heringer, o Parque Urbano Bosque dos Eucaliptos e o Parque Ecológico Asa Sul, entre outros.

O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, afirmou que cada muda plantada representa um compromisso com as futuras gerações e com a sobrevivência deste do Cerrado. “Plantar mudas nativas do Cerrado é preservar um bioma completamente ameaçado. Este é um ato de responsabilidade coletiva pela preservação ambiental, numa ação transversal que une esforços do governo e da sociedade civil organizada para regenerar nossas áreas verdes,” afirmou o secretário.

O Dia de Plantar reforça o empenho do Governo do Distrito Federal na preservação ambiental e destaca o Cerrado como patrimônio a ser protegido e celebrado.

Continue lendo

Popular

Copyright © 2020 O Panorama