Distrito Federal

Dia D: veja onde vacinar contra a Poliomielite no DF

A vacinação contra a Poliomielite e demais doenças está disponível em 95 salas do Distrito Federal

Publicado

on

Foto: RPF/O Panorama

O Dia D em favor da vacinação contra a Poliomielite acontece neste sábado (17). No Distrito Federal, o atendimento será feito até às 17h, em 95 pontos da região. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças até o dia 30 de outubro. Para o alcance da expectativa, 40 mil postos espalhados pelo país estão preparados para o atendimento ao público. Confira aqui os locais de atendimento.

Em números, até o fim da campanha, 11 milhões de crianças entre um e cinco anos devem ser encaminhadas para a vacinação contra a poliomielite (VOP). Os bebês de idade até 11 meses e 29 dias devem receber a dose de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Objetivos da campanha

Segundo a pasta, a mobilização nacional tem o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Visto que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 7,7 milhões de brasileiros nessa faixa etária não foram vacinados contra a febre amarela em 2019.

Outros dados também confirmam a baixa adesão à vacinação no último ano, no caso da Hepatite B, cerca de 24,8 milhões de crianças e adolescentes não se vacinaram. No caso da meningite, a prevenção não ocorreu em 4,3 milhões de pessoas de 11 e 12 anos. Em nota, o ministério informou que a não vacinação tem provocado efeitos na sociedade.

“Como consequência, doenças que já estavam eliminadas no Brasil voltaram a ser um problema para a saúde de todos, como o sarampo, por exemplo”, disse.

Medidas de prevenção contra a COVID-19

Por causa dos números alarmantes, o Ministério da Saúde decidiu promover a campanha de vacinação em meio à pandemia causada pela COVID-19. Segundo as entidades, é uma oportunidade de prevenir os brasileiros contra doenças como hepatites A e B, sarampo, febre amarela, rubéola e caxumba.

Para a segurança de todos, o ministério garantiu a adesão de medidas preventivas ao Coronavírus em postos de saúde. Para evitar o risco de contaminação, orientações sobre distanciamento social, lavagem das mãos, uso de álcool em gel e máscara estão sendo passadas.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile