Especiais

Entrevista: conheça o deputado federal Julio Cesar Ribeiro e sua trajetória na vida política

Confira entrevista exclusiva com deputado federal, dada ao quadro do O Panorama, Odontologia para Todos

Publicado

on

Foto: O Panorama

Considerado um dos principais nomes que atuou a frente da Secretaria de Esporte de Brasília em 2012, Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), atualmente, deputado federal, conta em bate-papo descontraído ao quadro do O Panorama, Odontologia para Todos, detalhes de sua vida pessoal e trajetória no cenário político brasileiro. 

Nascido em 1975 na cidade de São Bernado do Campo, São Paulo, Julio relata que veio de uma família humilde e que na sua adolescência, assim como na grande maioria das famílias brasileiras, teve suas dificuldades. Os pais brigavam bastante e ambos tinham vícios.

“Eu tinha uma família, como diz, destruída. Meus pais brigavam muito e também havia vícios em casa, tanto por parte do meu pai, como da minha mãe”. 

Na época, segundo Julio, o pai trabalhava na indústria têxtil, mas deixou o trabalho para resolver e superar os problemas familiares. Então mudou-se para o município de Franca, interior de São Paulo, onde passou a frequentar a igreja e atuar como auxiliar de pedreiro, profissão que pagava pouco e o desgaste era muito. 

“Eu confesso a você, bate a tristeza de ver o meu pai chegando no finalzinho do dia com meu avô e todo sujo de barro. Não é pelo fato de ter trabalhado, mas é a pessoa trabalhar muito e receber bem pouco. Quase não dava para sustentar a casa”, desabafa. 

Júlio conta que na mesma época teve uma experiência com Deus, pois depois que os pais passaram a ir à igreja, ele notou uma significativa mudança no ambiente familiar, já não haviam brigas e os vícios tinham cessados. 

“Meus pais começaram a ir à igreja e eu comecei a ver uma transformação naquele ambiente familiar. Já não tinha brigas e meus pais largaram os vícios, meu pai deixou a bebida e minha mãe o cigarro”. 

Durante entrevista, o deputado revela que antes de ingressar na carreira política, ele atuou como office-boy em um escritório de contabilidade e trabalhou como diretor de emissora de televisão, na qual teve a oportunidade de conhecer alguns estados brasileiros. “Rodei um pouquinho o país, trabalhei em Santa Catarina, Salvador, Rio de Janeiro e até mesmo São Paulo na área de comunicação”. No entanto, em razão da experiência que teve na igreja, decidiu deixar o emprego e trancar a faculdade de contabilidade para virar pastor. 

“Larguei tudo para poder fazer a obra de Deus, porque acreditei que aquilo que Deus fez na minha vida, eu deveria fazer na vida das pessoas”.

Em 1993, ainda no município de Franca, Ribeiro, através da igreja, conheceu sua esposa, Sônia, que na época era uma obreira no templo cristão. Um ano depois, em 94, Julio e Sônia se casaram e hoje já possuem 26 anos de parceria.

“Foi tudo muito rápido, a gente namorou, noivou e casou em um período de 10 meses. E para honra e glória do senhor, nós já estamos casados há 26 anos”, comemora.

Foto: Reprodução / Instagram

Quando questionado sobre sua formação acadêmica, Julio alega que em virtude do envolvimento com questões empresariais e a necessidade de ter o conhecimento um pouco mais aprofundado acerca das leis e normas que regem o país, ele decidiu gradua-se em direito pela Universidade Ibirapuera, onde concluiu o curso em 2005, mesmo ano em que se filiou ao partido Republicanos. Ribeiro ainda revela que nunca chegou a exercer a profissão devido aos compromissos do PRB.

“Tenho a carteira da OAB, mas aí fui secretário, depois deputado distrital e agora federal. Vamos ser coerente, não dá para você exercer a função jurídica”.

Como início da trajetória política, Julio Cesar destaca que sua vida profissional nesse meio iniciou-se em 2012, ano em que foi convidado pelo seu partido a compor a Secretária de Esporte do Distrito Federal, para desenvolver e promover diferentes modalidades esportivas e dar visibilidade a secretaria. “Na época, eu sempre gosto de falar isso, era uma secretaria que só falava de futebol e Brasília não tem só futebol. Então nós começamos a potencializar todas as modalidades e demos visibilidade a secretaria”, destacou. Todavia, antes de assumir o cargo de secretário, Júlio relata que sofreu grande resistência ao tomar posse na função.

“Hoje é legal, chegar e falar eu fui secretário de esporte. Mas eu sei as lutas que enfrentei”.

O deputado federal relata que após começar a exercer suas funções na Secretaria, as pessoas costumavam o chamar de forasteiro e a criticar a sua aptidão para o cargo, uma vez que não era esportista e segundo ele, não teria a aparência de um atleta, devido ao seu condicionamento físico.

“Existe aquela visão, o cara que é secretário de saúde, tem que ser médico, é secretário da segurança pública, tem de ser policial. Então, secretário de esporte tinha que ser atleta. Aí as pessoas olhavam para mim e dizia… E, nem cara de atleta ele tem, porque sempre fui gordinho”, revela.

Durante seu exercício na Secretaria, Ribeiro conseguiu a liberação de 12 de Centros Olímpicos que atendiam em média 4 mil pessoas nas comunidades menos favorecidas. “O esporte é um elemento transformador na nossa sociedade. O esporte aliado a educação, forma cidadãos do bem”. Além do fomento as modalidades esportivas, Júlio destaca a importância do incentivo e desenvolvimento de tratamentos odontológicos aliados ao esporte nas comunidades.

“Temos 12 Centros Olímpicos, imagina colocar cadeiras, profissionais ou estagiários para levar atendimento e prevenção odontológica para a comunidade? Isso seria sensacional”.

Em virtude do trabalho realizado com maestria no cargo de secretário do esporte, Julio se candidatou a deputado distrital em 2015 e venceu. Atuou no posto durante quatro anos e foi responsável por desenvolver inúmeros trabalhos e projetos de leis.

“Na Câmara Distrital, desenvolvemos diversos projetos e tivemos várias leis aprovadas em diferentes segmentos. Eu deixei de ser o Júlio do esporte e comecei a ampliar o meu leque de atuação na área da saúde, educação, segurança pública, entre outras”.

Em 2018, o partido do então deputado distrital, viu a oportunidade de candidatá-lo a deputado federal e não deu outra. Com quase 80 mil votos, Julio Cesar Ribeiro conquistou o cargo e hoje já possui dois anos de mandato.

Confira a entrevista na íntegra:

Fique por dentro de tudo que acontece no mundo e ao seu redor seguindo nosso Instagram (@OPanoramaOficial) e se inscreva no nosso canal no YouTube para acompanhar entrevistas exlcusivas de diversos segmentos.

Clique para comentar

Popular

Sair da versão mobile